PRONTIDÃO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BROTHERHOOD, Rachel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: BUENO, Tuane Carla, KATO, Priscilla Tiemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4601
Resumo: A pesquisa visa determinar se as crianças de escolas públicas têm problemas de prontidão social e se estes problemas se refletem em dificuldades de alfabetização. A falta da prontidão social, caracterizada como uma incapacidade de se adaptar às exigências do ambiente escolar seria determinada pelas características familiares e contextuais das crianças. Definir tais condições e buscar identificar fatores de risco para o desenvolvimento sócio- cognitivo e, na continuidade, propor intervenções que possam minimizar os seus efeitos no ambiente escolar são os objetivos do projeto. Será analisado um grupo de crianças com idade entre cinco e oito anos que frequenta em contra turno uma Instituição não Governamental de Maringá/PR. Trata-se de uma pesquisa naturalista e descritiva, onde, através de observações e testes bem como entrevistas com pais e professores, buscar-se-á definir a prontidão social das crianças e relacioná-la ao domínio da leitura, escrita e matemática. A análise dos dados será interpretativa, à luz da literatura pertinente. Os dados coletados irão subsidiar um programa de intervenção a ser desenvolvido em escolas públicas de Maringá.
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