PRONTIDÃO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4601 |
Resumo: | A pesquisa visa determinar se as crianças de escolas públicas têm problemas de prontidão social e se estes problemas se refletem em dificuldades de alfabetização. A falta da prontidão social, caracterizada como uma incapacidade de se adaptar às exigências do ambiente escolar seria determinada pelas características familiares e contextuais das crianças. Definir tais condições e buscar identificar fatores de risco para o desenvolvimento sócio- cognitivo e, na continuidade, propor intervenções que possam minimizar os seus efeitos no ambiente escolar são os objetivos do projeto. Será analisado um grupo de crianças com idade entre cinco e oito anos que frequenta em contra turno uma Instituição não Governamental de Maringá/PR. Trata-se de uma pesquisa naturalista e descritiva, onde, através de observações e testes bem como entrevistas com pais e professores, buscar-se-á definir a prontidão social das crianças e relacioná-la ao domínio da leitura, escrita e matemática. A análise dos dados será interpretativa, à luz da literatura pertinente. Os dados coletados irão subsidiar um programa de intervenção a ser desenvolvido em escolas públicas de Maringá. |
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PRONTIDÃO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICASProntidão socialAlfabetizaçãoEscola públicaA pesquisa visa determinar se as crianças de escolas públicas têm problemas de prontidão social e se estes problemas se refletem em dificuldades de alfabetização. A falta da prontidão social, caracterizada como uma incapacidade de se adaptar às exigências do ambiente escolar seria determinada pelas características familiares e contextuais das crianças. Definir tais condições e buscar identificar fatores de risco para o desenvolvimento sócio- cognitivo e, na continuidade, propor intervenções que possam minimizar os seus efeitos no ambiente escolar são os objetivos do projeto. Será analisado um grupo de crianças com idade entre cinco e oito anos que frequenta em contra turno uma Instituição não Governamental de Maringá/PR. Trata-se de uma pesquisa naturalista e descritiva, onde, através de observações e testes bem como entrevistas com pais e professores, buscar-se-á definir a prontidão social das crianças e relacioná-la ao domínio da leitura, escrita e matemática. A análise dos dados será interpretativa, à luz da literatura pertinente. Os dados coletados irão subsidiar um programa de intervenção a ser desenvolvido em escolas públicas de Maringá.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-23T18:10:41Z2020-01-23T18:10:41Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4601porBROTHERHOOD, RachelBUENO, Tuane CarlaKATO, Priscilla Tiemiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:05:16Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4601Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:05:16Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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