O pictórico em O ano de 1993, de José Saramago: interdiscursividade com o surrealismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37834 |
Resumo: | A presente dissertação propõe verificar a interdiscursividade presente entre o poema em prosa O ano de 1993, publicado em 1975, por José Saramago, e o movimento surrealista, destacando, especialmente, as questões relacionadas aos aspectos visuais comuns à expressão pictórica. O estudo baseia-se, especialmente, nos preceitos apresentados por Breton em O Manifesto do Surrealismo (1924), bem como no Segundo manifesto do Surrealismo (1929). Partimos, pois, do olhar imagético surrealista almejando averiguar a figuratividade presente no discurso saramaguiano, responsável por transmitir valores ideológicos e criar, assim, o efeito de sentido pictórico na obra. Para tanto, apresenta-se primeiramente uma revisão da fase literária inicial de José Saramago, visando perceber as transformações estilísticas ocorridas em sua trajetória lírica e, em seguida, é estabelecido um cotejo entre características comuns aos manifestos e ao poema em prosa adotado como corpus. Finalmente é elaborada uma análise minuciosa acerca dos efeitos de sentido pictórico e insólito, em O ano de 1993 que compõem a visualidade do texto. Esta pesquisa comparativa conta com os estudos acerca do movimento surrealista de Peter Bürger (2002), Maurice Nadeau (2008) e Michael Löwy (2002). Consideram-se também os pioneiros da crítica saramaguiana, Horácio Costa (2011) e Maria Alzira Seixo (1997). Além de apoiar-se nos conceitos da semiótica discursiva greimasiana, na visão de Diana Luz Pessoa de Barros (1988), José Luiz Fiorin (2010) e Denis Bertrand (2000). A pesquisa confirma que as isotopias temático-figurativas apresentadas em O ano de 1993 atualizam os valores críticos abordados nos manifestos do poeta e teórico André Breton. |
id |
UFC-7_327b2eab10cee9b3c1c1720279fce446 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/37834 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O pictórico em O ano de 1993, de José Saramago: interdiscursividade com o surrealismoJosé SaramagoSurrealismoSemióticaSémiotiquePicturalA presente dissertação propõe verificar a interdiscursividade presente entre o poema em prosa O ano de 1993, publicado em 1975, por José Saramago, e o movimento surrealista, destacando, especialmente, as questões relacionadas aos aspectos visuais comuns à expressão pictórica. O estudo baseia-se, especialmente, nos preceitos apresentados por Breton em O Manifesto do Surrealismo (1924), bem como no Segundo manifesto do Surrealismo (1929). Partimos, pois, do olhar imagético surrealista almejando averiguar a figuratividade presente no discurso saramaguiano, responsável por transmitir valores ideológicos e criar, assim, o efeito de sentido pictórico na obra. Para tanto, apresenta-se primeiramente uma revisão da fase literária inicial de José Saramago, visando perceber as transformações estilísticas ocorridas em sua trajetória lírica e, em seguida, é estabelecido um cotejo entre características comuns aos manifestos e ao poema em prosa adotado como corpus. Finalmente é elaborada uma análise minuciosa acerca dos efeitos de sentido pictórico e insólito, em O ano de 1993 que compõem a visualidade do texto. Esta pesquisa comparativa conta com os estudos acerca do movimento surrealista de Peter Bürger (2002), Maurice Nadeau (2008) e Michael Löwy (2002). Consideram-se também os pioneiros da crítica saramaguiana, Horácio Costa (2011) e Maria Alzira Seixo (1997). Além de apoiar-se nos conceitos da semiótica discursiva greimasiana, na visão de Diana Luz Pessoa de Barros (1988), José Luiz Fiorin (2010) e Denis Bertrand (2000). A pesquisa confirma que as isotopias temático-figurativas apresentadas em O ano de 1993 atualizam os valores críticos abordados nos manifestos do poeta e teórico André Breton.Cette recherche propose l‟interdiscusivité entre le poème en prose, O ano de 1993, publié en 1975, par José Saramago, et le mouvement surréaliste, soulignant les questions liées aux aspects visuels communs à l'expression picturale. L'étude est basée, principalement, sur les préceptes présentés par André Breton dans Manifeste du surréalisme (1924) et le Second manifeste du surréalisme (1929). Nous partons donc de la perspective des images surréalistes pour vérifier la conception figurative présente dans le discours "saramaguiano", responsable pour transmettre les valeurs idéologiques, en créant, ainsi, l'effet de sens picturale. À fin de cela, nous commençons avec une révision de l‟étape initiale de José Saramago, visant comprendre les transformations stylistiques survenues dans sa trajectoire lyrique. Ensuite, nous présentons le rapprochement des caractéristiques communes aux manifestes et le poème en prose adopté comme corpus. Finalement est élaborée une analyse approfondie sur la visualité, comprendre comme effets de sens pictural et insolite, dans O ano de 1993. Cette recherche comparative est basée en études sur le mouvement surréaliste de Peter Bürguer (2002), Maurice Nadeau (2008) et Michel Löwy (2002) et les études précurseurs de la critique sur les productions de José Saramago. Nous avons, aussi la utilization de la sémiotique discursive avec les écrits de Julian Greimas (2008), Diana Luz Pessoa de Barros (1988), José Luiz Fiorin (2010) et Denis Bertrand (2000). La recherche souligne que les isotopies de thèmes et figures présentées dans O ano de 1993, actualisent les valeurs critiques soulevées par les manifestes du poète et théoricien André Breton.Oliveira Júnior, José Leite deSilva, Fernângela Diniz da2018-11-30T11:05:26Z2018-11-30T11:05:26Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Fernângela Diniz da. O pictórico em O ano de 1993, de José Saramago: interdiscursividade com o surrealismo. 2018. 149f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37834porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-09T15:35:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37834Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:09.491491Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pictórico em O ano de 1993, de José Saramago: interdiscursividade com o surrealismo |
title |
O pictórico em O ano de 1993, de José Saramago: interdiscursividade com o surrealismo |
spellingShingle |
O pictórico em O ano de 1993, de José Saramago: interdiscursividade com o surrealismo Silva, Fernângela Diniz da José Saramago Surrealismo Semiótica Sémiotique Pictural |
title_short |
O pictórico em O ano de 1993, de José Saramago: interdiscursividade com o surrealismo |
title_full |
O pictórico em O ano de 1993, de José Saramago: interdiscursividade com o surrealismo |
title_fullStr |
O pictórico em O ano de 1993, de José Saramago: interdiscursividade com o surrealismo |
title_full_unstemmed |
O pictórico em O ano de 1993, de José Saramago: interdiscursividade com o surrealismo |
title_sort |
O pictórico em O ano de 1993, de José Saramago: interdiscursividade com o surrealismo |
author |
Silva, Fernângela Diniz da |
author_facet |
Silva, Fernângela Diniz da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira Júnior, José Leite de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fernângela Diniz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
José Saramago Surrealismo Semiótica Sémiotique Pictural |
topic |
José Saramago Surrealismo Semiótica Sémiotique Pictural |
description |
A presente dissertação propõe verificar a interdiscursividade presente entre o poema em prosa O ano de 1993, publicado em 1975, por José Saramago, e o movimento surrealista, destacando, especialmente, as questões relacionadas aos aspectos visuais comuns à expressão pictórica. O estudo baseia-se, especialmente, nos preceitos apresentados por Breton em O Manifesto do Surrealismo (1924), bem como no Segundo manifesto do Surrealismo (1929). Partimos, pois, do olhar imagético surrealista almejando averiguar a figuratividade presente no discurso saramaguiano, responsável por transmitir valores ideológicos e criar, assim, o efeito de sentido pictórico na obra. Para tanto, apresenta-se primeiramente uma revisão da fase literária inicial de José Saramago, visando perceber as transformações estilísticas ocorridas em sua trajetória lírica e, em seguida, é estabelecido um cotejo entre características comuns aos manifestos e ao poema em prosa adotado como corpus. Finalmente é elaborada uma análise minuciosa acerca dos efeitos de sentido pictórico e insólito, em O ano de 1993 que compõem a visualidade do texto. Esta pesquisa comparativa conta com os estudos acerca do movimento surrealista de Peter Bürger (2002), Maurice Nadeau (2008) e Michael Löwy (2002). Consideram-se também os pioneiros da crítica saramaguiana, Horácio Costa (2011) e Maria Alzira Seixo (1997). Além de apoiar-se nos conceitos da semiótica discursiva greimasiana, na visão de Diana Luz Pessoa de Barros (1988), José Luiz Fiorin (2010) e Denis Bertrand (2000). A pesquisa confirma que as isotopias temático-figurativas apresentadas em O ano de 1993 atualizam os valores críticos abordados nos manifestos do poeta e teórico André Breton. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-30T11:05:26Z 2018-11-30T11:05:26Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Fernângela Diniz da. O pictórico em O ano de 1993, de José Saramago: interdiscursividade com o surrealismo. 2018. 149f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2018. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37834 |
identifier_str_mv |
SILVA, Fernângela Diniz da. O pictórico em O ano de 1993, de José Saramago: interdiscursividade com o surrealismo. 2018. 149f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2018. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028964340334592 |