A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2988 |
Resumo: | Essa dissertação tem como objetivo compreender as dimensões do trabalho do tutor em processos educativos a distância e a interface do seu trabalho no processo ensino-aprendizagem. Especificamente na educação online, os instrumentos de comunicação se transformam em instrumentos simbólicos de mediação, pois é através deles que o sujeito constrói seu raciocínio, dinamiza múltiplas habilidades e potencializa suas linguagens. Embora os recursos midiáticos ofereçam dispositivos que permitem a interatividade, a autonomia cognitiva necessária para atuar nesse cenário requer a experiência interativa, no grupo, do componente humano e seu processo de mediação. Essa qualidade de interação em processos midiatizados pelas tecnologias pode ser dinamizada por um agente mediador inserido com o propósito específico de aproximar o ensino da aprendizagem, promovendo o sentimento de pertença, o protagonismo e o trabalho colaborativo. Portanto, é resultado de uma pesquisa realizada com profissionais docentes que atuam em tutorias online para delinear a presença mediadora do tutor em cursos à distância em ambientes virtuais e a forma como promovem uma aprendizagem significativa. |
id |
UFC-7_33c065ac3d58333447570cb95c97bc18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/2988 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à AprendizagemThe Mediation in the tutorship online: interlink that brigs meaning to the learning process.TutoriaMediaçãoInteraçãoExperiência de Aprendizagem MediadaTutorshipMediationInteractionExperience of Mediated LearningTutoria a DistânciaEnsino por TutoriaInteração homem-máquinaAnálise de interação em educaçãoAmbiente Virtual de AprendizagemRealidade virtual na educaçãoAvaliação do Ensino-AprendizagemEssa dissertação tem como objetivo compreender as dimensões do trabalho do tutor em processos educativos a distância e a interface do seu trabalho no processo ensino-aprendizagem. Especificamente na educação online, os instrumentos de comunicação se transformam em instrumentos simbólicos de mediação, pois é através deles que o sujeito constrói seu raciocínio, dinamiza múltiplas habilidades e potencializa suas linguagens. Embora os recursos midiáticos ofereçam dispositivos que permitem a interatividade, a autonomia cognitiva necessária para atuar nesse cenário requer a experiência interativa, no grupo, do componente humano e seu processo de mediação. Essa qualidade de interação em processos midiatizados pelas tecnologias pode ser dinamizada por um agente mediador inserido com o propósito específico de aproximar o ensino da aprendizagem, promovendo o sentimento de pertença, o protagonismo e o trabalho colaborativo. Portanto, é resultado de uma pesquisa realizada com profissionais docentes que atuam em tutorias online para delinear a presença mediadora do tutor em cursos à distância em ambientes virtuais e a forma como promovem uma aprendizagem significativa.http://www.teses.ufc.brSantos, Gilberto LacerdaAndrade, Jaqueline Barbosa Ferraz de2012-07-04T14:57:04Z2012-07-04T14:57:04Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Jaqueline Barbosa Ferraz de. A mediação na tutoria online: o entrelace que confere significado à aprendizagem 2007. 94f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Salvador-BA, 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2988porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T17:30:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/2988Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-12-20T17:30:25Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem The Mediation in the tutorship online: interlink that brigs meaning to the learning process. |
title |
A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem |
spellingShingle |
A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem Andrade, Jaqueline Barbosa Ferraz de Tutoria Mediação Interação Experiência de Aprendizagem Mediada Tutorship Mediation Interaction Experience of Mediated Learning Tutoria a Distância Ensino por Tutoria Interação homem-máquina Análise de interação em educação Ambiente Virtual de Aprendizagem Realidade virtual na educação Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
title_short |
A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem |
title_full |
A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem |
title_fullStr |
A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem |
title_sort |
A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem |
author |
Andrade, Jaqueline Barbosa Ferraz de |
author_facet |
Andrade, Jaqueline Barbosa Ferraz de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Gilberto Lacerda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Jaqueline Barbosa Ferraz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Mediação Interação Experiência de Aprendizagem Mediada Tutorship Mediation Interaction Experience of Mediated Learning Tutoria a Distância Ensino por Tutoria Interação homem-máquina Análise de interação em educação Ambiente Virtual de Aprendizagem Realidade virtual na educação Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
topic |
Tutoria Mediação Interação Experiência de Aprendizagem Mediada Tutorship Mediation Interaction Experience of Mediated Learning Tutoria a Distância Ensino por Tutoria Interação homem-máquina Análise de interação em educação Ambiente Virtual de Aprendizagem Realidade virtual na educação Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
description |
Essa dissertação tem como objetivo compreender as dimensões do trabalho do tutor em processos educativos a distância e a interface do seu trabalho no processo ensino-aprendizagem. Especificamente na educação online, os instrumentos de comunicação se transformam em instrumentos simbólicos de mediação, pois é através deles que o sujeito constrói seu raciocínio, dinamiza múltiplas habilidades e potencializa suas linguagens. Embora os recursos midiáticos ofereçam dispositivos que permitem a interatividade, a autonomia cognitiva necessária para atuar nesse cenário requer a experiência interativa, no grupo, do componente humano e seu processo de mediação. Essa qualidade de interação em processos midiatizados pelas tecnologias pode ser dinamizada por um agente mediador inserido com o propósito específico de aproximar o ensino da aprendizagem, promovendo o sentimento de pertença, o protagonismo e o trabalho colaborativo. Portanto, é resultado de uma pesquisa realizada com profissionais docentes que atuam em tutorias online para delinear a presença mediadora do tutor em cursos à distância em ambientes virtuais e a forma como promovem uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2012-07-04T14:57:04Z 2012-07-04T14:57:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADE, Jaqueline Barbosa Ferraz de. A mediação na tutoria online: o entrelace que confere significado à aprendizagem 2007. 94f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Salvador-BA, 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2988 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Jaqueline Barbosa Ferraz de. A mediação na tutoria online: o entrelace que confere significado à aprendizagem 2007. 94f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Salvador-BA, 2007. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br |
publisher.none.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935790831042560 |