A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Jaqueline Barbosa Ferraz de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2988
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo compreender as dimensões do trabalho do tutor em processos educativos a distância e a interface do seu trabalho no processo ensino-aprendizagem. Especificamente na educação online, os instrumentos de comunicação se transformam em instrumentos simbólicos de mediação, pois é através deles que o sujeito constrói seu raciocínio, dinamiza múltiplas habilidades e potencializa suas linguagens. Embora os recursos midiáticos ofereçam dispositivos que permitem a interatividade, a autonomia cognitiva necessária para atuar nesse cenário requer a experiência interativa, no grupo, do componente humano e seu processo de mediação. Essa qualidade de interação em processos midiatizados pelas tecnologias pode ser dinamizada por um agente mediador inserido com o propósito específico de aproximar o ensino da aprendizagem, promovendo o sentimento de pertença, o protagonismo e o trabalho colaborativo. Portanto, é resultado de uma pesquisa realizada com profissionais docentes que atuam em tutorias online para delinear a presença mediadora do tutor em cursos à distância em ambientes virtuais e a forma como promovem uma aprendizagem significativa.
id UFC-7_33c065ac3d58333447570cb95c97bc18
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/2988
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à AprendizagemThe Mediation in the tutorship online: interlink that brigs meaning to the learning process.TutoriaMediaçãoInteraçãoExperiência de Aprendizagem MediadaTutorshipMediationInteractionExperience of Mediated LearningTutoria a DistânciaEnsino por TutoriaInteração homem-máquinaAnálise de interação em educaçãoAmbiente Virtual de AprendizagemRealidade virtual na educaçãoAvaliação do Ensino-AprendizagemEssa dissertação tem como objetivo compreender as dimensões do trabalho do tutor em processos educativos a distância e a interface do seu trabalho no processo ensino-aprendizagem. Especificamente na educação online, os instrumentos de comunicação se transformam em instrumentos simbólicos de mediação, pois é através deles que o sujeito constrói seu raciocínio, dinamiza múltiplas habilidades e potencializa suas linguagens. Embora os recursos midiáticos ofereçam dispositivos que permitem a interatividade, a autonomia cognitiva necessária para atuar nesse cenário requer a experiência interativa, no grupo, do componente humano e seu processo de mediação. Essa qualidade de interação em processos midiatizados pelas tecnologias pode ser dinamizada por um agente mediador inserido com o propósito específico de aproximar o ensino da aprendizagem, promovendo o sentimento de pertença, o protagonismo e o trabalho colaborativo. Portanto, é resultado de uma pesquisa realizada com profissionais docentes que atuam em tutorias online para delinear a presença mediadora do tutor em cursos à distância em ambientes virtuais e a forma como promovem uma aprendizagem significativa.http://www.teses.ufc.brSantos, Gilberto LacerdaAndrade, Jaqueline Barbosa Ferraz de2012-07-04T14:57:04Z2012-07-04T14:57:04Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Jaqueline Barbosa Ferraz de. A mediação na tutoria online: o entrelace que confere significado à aprendizagem 2007. 94f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Salvador-BA, 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2988porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T17:30:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/2988Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-12-20T17:30:25Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
The Mediation in the tutorship online: interlink that brigs meaning to the learning process.
title A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
spellingShingle A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
Andrade, Jaqueline Barbosa Ferraz de
Tutoria
Mediação
Interação
Experiência de Aprendizagem Mediada
Tutorship
Mediation
Interaction
Experience of Mediated Learning
Tutoria a Distância
Ensino por Tutoria
Interação homem-máquina
Análise de interação em educação
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Realidade virtual na educação
Avaliação do Ensino-Aprendizagem
title_short A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
title_full A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
title_fullStr A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
title_full_unstemmed A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
title_sort A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
author Andrade, Jaqueline Barbosa Ferraz de
author_facet Andrade, Jaqueline Barbosa Ferraz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Gilberto Lacerda
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Jaqueline Barbosa Ferraz de
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Mediação
Interação
Experiência de Aprendizagem Mediada
Tutorship
Mediation
Interaction
Experience of Mediated Learning
Tutoria a Distância
Ensino por Tutoria
Interação homem-máquina
Análise de interação em educação
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Realidade virtual na educação
Avaliação do Ensino-Aprendizagem
topic Tutoria
Mediação
Interação
Experiência de Aprendizagem Mediada
Tutorship
Mediation
Interaction
Experience of Mediated Learning
Tutoria a Distância
Ensino por Tutoria
Interação homem-máquina
Análise de interação em educação
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Realidade virtual na educação
Avaliação do Ensino-Aprendizagem
description Essa dissertação tem como objetivo compreender as dimensões do trabalho do tutor em processos educativos a distância e a interface do seu trabalho no processo ensino-aprendizagem. Especificamente na educação online, os instrumentos de comunicação se transformam em instrumentos simbólicos de mediação, pois é através deles que o sujeito constrói seu raciocínio, dinamiza múltiplas habilidades e potencializa suas linguagens. Embora os recursos midiáticos ofereçam dispositivos que permitem a interatividade, a autonomia cognitiva necessária para atuar nesse cenário requer a experiência interativa, no grupo, do componente humano e seu processo de mediação. Essa qualidade de interação em processos midiatizados pelas tecnologias pode ser dinamizada por um agente mediador inserido com o propósito específico de aproximar o ensino da aprendizagem, promovendo o sentimento de pertença, o protagonismo e o trabalho colaborativo. Portanto, é resultado de uma pesquisa realizada com profissionais docentes que atuam em tutorias online para delinear a presença mediadora do tutor em cursos à distância em ambientes virtuais e a forma como promovem uma aprendizagem significativa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2012-07-04T14:57:04Z
2012-07-04T14:57:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Jaqueline Barbosa Ferraz de. A mediação na tutoria online: o entrelace que confere significado à aprendizagem 2007. 94f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Salvador-BA, 2007.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2988
identifier_str_mv ANDRADE, Jaqueline Barbosa Ferraz de. A mediação na tutoria online: o entrelace que confere significado à aprendizagem 2007. 94f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Salvador-BA, 2007.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935790831042560