A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaqueline Barbosa Ferraz de Andrade
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3958
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_868356f3ddff1e0de32beaecc27ba41e
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3118
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à AprendizagemThe Mediation in the tutorship online: interlink that brigs meaning to the learning process.2007-09-21Gilberto Lacerda Santos00000005000http://lattes.cnpq.br/2662302146560805 Vani Moreira Kenski05467268791http://lattes.cnpq.br/3113321723239176 Ymiracy Nascimento de Souza Polak27337952949560http://lattes.cnpq.br/397273379529495684883797950http://lattes.cnpq.br/2251738488379795Jaqueline Barbosa Ferraz de AndradeUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBRTutoria MediaÃÃo InteraÃÃo ExperiÃncia de Aprendizagem MediadaTutorship Mediation Interaction Experience of Mediated LearningEDUCACAOnÃo hÃEssa dissertaÃÃo tem como objetivo compreender as dimensÃes do trabalho do tutor em processos educativos a distÃncia e a interface do seu trabalho no processo ensino-aprendizagem. Especificamente na educaÃÃo online, os instrumentos de comunicaÃÃo se transformam em instrumentos simbÃlicos de mediaÃÃo, pois à atravÃs deles que o sujeito constrÃi seu raciocÃnio, dinamiza mÃltiplas habilidades e potencializa suas linguagens. Embora os recursos midiÃticos ofereÃam dispositivos que permitem a interatividade, a autonomia cognitiva necessÃria para atuar nesse cenÃrio requer a experiÃncia interativa, no grupo, do componente humano e seu processo de mediaÃÃo. Essa qualidade de interaÃÃo em processos midiatizados pelas tecnologias pode ser dinamizada por um agente mediador inserido com o propÃsito especÃfico de aproximar o ensino da aprendizagem, promovendo o sentimento de pertenÃa, o protagonismo e o trabalho colaborativo. Portanto, à resultado de uma pesquisa realizada com profissionais docentes que atuam em tutorias online para delinear a presenÃa mediadora do tutor em cursos à distÃncia em ambientes virtuais e a forma como promovem uma aprendizagem significativa.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3958application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:03Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Mediation in the tutorship online: interlink that brigs meaning to the learning process.
title A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
spellingShingle A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
Jaqueline Barbosa Ferraz de Andrade
Tutoria
MediaÃÃo
InteraÃÃo
ExperiÃncia de Aprendizagem Mediada
Tutorship
Mediation
Interaction
Experience of Mediated Learning
EDUCACAO
title_short A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
title_full A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
title_fullStr A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
title_full_unstemmed A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
title_sort A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
author Jaqueline Barbosa Ferraz de Andrade
author_facet Jaqueline Barbosa Ferraz de Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gilberto Lacerda Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00000005000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2662302146560805
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vani Moreira Kenski
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 05467268791
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3113321723239176
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ymiracy Nascimento de Souza Polak
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 27337952949560
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3972733795294956
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 84883797950
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2251738488379795
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaqueline Barbosa Ferraz de Andrade
contributor_str_mv Gilberto Lacerda Santos
Vani Moreira Kenski
Ymiracy Nascimento de Souza Polak
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
MediaÃÃo
InteraÃÃo
ExperiÃncia de Aprendizagem Mediada
topic Tutoria
MediaÃÃo
InteraÃÃo
ExperiÃncia de Aprendizagem Mediada
Tutorship
Mediation
Interaction
Experience of Mediated Learning
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Tutorship
Mediation
Interaction
Experience of Mediated Learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Essa dissertaÃÃo tem como objetivo compreender as dimensÃes do trabalho do tutor em processos educativos a distÃncia e a interface do seu trabalho no processo ensino-aprendizagem. Especificamente na educaÃÃo online, os instrumentos de comunicaÃÃo se transformam em instrumentos simbÃlicos de mediaÃÃo, pois à atravÃs deles que o sujeito constrÃi seu raciocÃnio, dinamiza mÃltiplas habilidades e potencializa suas linguagens. Embora os recursos midiÃticos ofereÃam dispositivos que permitem a interatividade, a autonomia cognitiva necessÃria para atuar nesse cenÃrio requer a experiÃncia interativa, no grupo, do componente humano e seu processo de mediaÃÃo. Essa qualidade de interaÃÃo em processos midiatizados pelas tecnologias pode ser dinamizada por um agente mediador inserido com o propÃsito especÃfico de aproximar o ensino da aprendizagem, promovendo o sentimento de pertenÃa, o protagonismo e o trabalho colaborativo. Portanto, à resultado de uma pesquisa realizada com profissionais docentes que atuam em tutorias online para delinear a presenÃa mediadora do tutor em cursos à distÃncia em ambientes virtuais e a forma como promovem uma aprendizagem significativa.
description nÃo hÃ
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3958
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EAD
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295135010652160