A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monte, João Bosco
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3199
Resumo: Esta pesquisa de cunho analítico descritivo tem como finalidade analisar como se apresenta o componente cultural no currículo do Curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. Escolheu-se como base para fundamentação de nossa pesquisa uma revisão bibliográfica sobre a cultura na formação do professor de língua estrangeira, a análise documental abrangendo os diversos agentes envolvidos na formação docente em língua estrangeira, além de entrevistas e questionários aplicados a alunos e professores do referido curso. Nossa ideia é acima de tudo identificar a importância atribuída aos aspectos socioculturais na formação do professor de E/LE. Por fim, vislumbra-se que o currículo de formação de professores de espanhol deve possibilitar aos alunos uma compreensão ampla sobre a língua e também acerca da cultura-meta dos países de língua espanhola como condição imperativa para propiciar-lhes a competência comunicativa.
id UFC-7_33e0311b9669d79abf0d3929ccbd9165
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/3199
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do CearáLa Formacion del Profesor de Lengua Extranjera - Análisis del Componente Cultural en el Curriculum de Letras-Español de la Universidade Federal do CearáProfessores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE)Língua espanhola - Aspectos sociaisLíngua espanhola - Estudo e ensino(Superior) - Falantes do portuguêsCompetencia ComunicativaFormación de ProfesoresLengua EspañolaComponente CulturalCompetência ComunicativaFormação de ProfessoresLíngua EspanholaComponente CulturalProfessores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE)CurrículosLíngua espanhola - Aspectos sociaisLinguagem e culturaEducação multiculturalComunicação interculturalPrática de EnsinoEsta pesquisa de cunho analítico descritivo tem como finalidade analisar como se apresenta o componente cultural no currículo do Curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. Escolheu-se como base para fundamentação de nossa pesquisa uma revisão bibliográfica sobre a cultura na formação do professor de língua estrangeira, a análise documental abrangendo os diversos agentes envolvidos na formação docente em língua estrangeira, além de entrevistas e questionários aplicados a alunos e professores do referido curso. Nossa ideia é acima de tudo identificar a importância atribuída aos aspectos socioculturais na formação do professor de E/LE. Por fim, vislumbra-se que o currículo de formação de professores de espanhol deve possibilitar aos alunos uma compreensão ampla sobre a língua e também acerca da cultura-meta dos países de língua espanhola como condição imperativa para propiciar-lhes a competência comunicativa.Esta investigación de cuño analítico descriptivo tiene como finalidad analizar como se presenta el componente cultural en el currículo del Curso de Letras Español de la Universidad Federal de Ceará. Elegimos como base para fundamentar nuestra investigación una revisión bibliográfica sobre la cultura en la formación del profesor de lengua extranjera, el análisis documental comprendiendo los diversos actores involucrados en la formación docente en lengua extranjera, además de entrevistas y cuestionarios aplicados a alumnos y profesores del referido curso. Nuestra idea es mayormente identificar la importancia atribuida a los aspectos socio-culturales en la formación del profesor de E/LE. Por fin, vislumbramos que el currículum de formación de profesores de español debe posibilitar a los alumnos una comprensión amplia sobre la lengua y también sobre la cultura meta de los países de lengua española como condición imperativa para propiciarles la competencia comunicativa.http://www.teses.ufc.brMoraes, Silvia Elizabeth Miranda deMonte, João Bosco2012-07-12T12:42:09Z2012-07-12T12:42:09Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMONTE, João Bosco. A formação do professor de língua estrangeira: análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará. 2009. 145f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2009.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3199porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-21T14:01:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/3199Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:12.428508Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará
La Formacion del Profesor de Lengua Extranjera - Análisis del Componente Cultural en el Curriculum de Letras-Español de la Universidade Federal do Ceará
title A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará
spellingShingle A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará
Monte, João Bosco
Professores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE)
Língua espanhola - Aspectos sociais
Língua espanhola - Estudo e ensino(Superior) - Falantes do português
Competencia Comunicativa
Formación de Profesores
Lengua Española
Componente Cultural
Competência Comunicativa
Formação de Professores
Língua Espanhola
Componente Cultural
Professores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE)
Currículos
Língua espanhola - Aspectos sociais
Linguagem e cultura
Educação multicultural
Comunicação intercultural
Prática de Ensino
title_short A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará
title_full A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará
title_fullStr A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará
title_sort A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará
author Monte, João Bosco
author_facet Monte, João Bosco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Silvia Elizabeth Miranda de
dc.contributor.author.fl_str_mv Monte, João Bosco
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE)
Língua espanhola - Aspectos sociais
Língua espanhola - Estudo e ensino(Superior) - Falantes do português
Competencia Comunicativa
Formación de Profesores
Lengua Española
Componente Cultural
Competência Comunicativa
Formação de Professores
Língua Espanhola
Componente Cultural
Professores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE)
Currículos
Língua espanhola - Aspectos sociais
Linguagem e cultura
Educação multicultural
Comunicação intercultural
Prática de Ensino
topic Professores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE)
Língua espanhola - Aspectos sociais
Língua espanhola - Estudo e ensino(Superior) - Falantes do português
Competencia Comunicativa
Formación de Profesores
Lengua Española
Componente Cultural
Competência Comunicativa
Formação de Professores
Língua Espanhola
Componente Cultural
Professores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE)
Currículos
Língua espanhola - Aspectos sociais
Linguagem e cultura
Educação multicultural
Comunicação intercultural
Prática de Ensino
description Esta pesquisa de cunho analítico descritivo tem como finalidade analisar como se apresenta o componente cultural no currículo do Curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. Escolheu-se como base para fundamentação de nossa pesquisa uma revisão bibliográfica sobre a cultura na formação do professor de língua estrangeira, a análise documental abrangendo os diversos agentes envolvidos na formação docente em língua estrangeira, além de entrevistas e questionários aplicados a alunos e professores do referido curso. Nossa ideia é acima de tudo identificar a importância atribuída aos aspectos socioculturais na formação do professor de E/LE. Por fim, vislumbra-se que o currículo de formação de professores de espanhol deve possibilitar aos alunos uma compreensão ampla sobre a língua e também acerca da cultura-meta dos países de língua espanhola como condição imperativa para propiciar-lhes a competência comunicativa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2012-07-12T12:42:09Z
2012-07-12T12:42:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTE, João Bosco. A formação do professor de língua estrangeira: análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará. 2009. 145f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2009.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3199
identifier_str_mv MONTE, João Bosco. A formação do professor de língua estrangeira: análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará. 2009. 145f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2009.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028978037882880