A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3199 |
Resumo: | Esta pesquisa de cunho analítico descritivo tem como finalidade analisar como se apresenta o componente cultural no currículo do Curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. Escolheu-se como base para fundamentação de nossa pesquisa uma revisão bibliográfica sobre a cultura na formação do professor de língua estrangeira, a análise documental abrangendo os diversos agentes envolvidos na formação docente em língua estrangeira, além de entrevistas e questionários aplicados a alunos e professores do referido curso. Nossa ideia é acima de tudo identificar a importância atribuída aos aspectos socioculturais na formação do professor de E/LE. Por fim, vislumbra-se que o currículo de formação de professores de espanhol deve possibilitar aos alunos uma compreensão ampla sobre a língua e também acerca da cultura-meta dos países de língua espanhola como condição imperativa para propiciar-lhes a competência comunicativa. |
id |
UFC-7_33e0311b9669d79abf0d3929ccbd9165 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/3199 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do CearáLa Formacion del Profesor de Lengua Extranjera - Análisis del Componente Cultural en el Curriculum de Letras-Español de la Universidade Federal do CearáProfessores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE)Língua espanhola - Aspectos sociaisLíngua espanhola - Estudo e ensino(Superior) - Falantes do portuguêsCompetencia ComunicativaFormación de ProfesoresLengua EspañolaComponente CulturalCompetência ComunicativaFormação de ProfessoresLíngua EspanholaComponente CulturalProfessores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE)CurrículosLíngua espanhola - Aspectos sociaisLinguagem e culturaEducação multiculturalComunicação interculturalPrática de EnsinoEsta pesquisa de cunho analítico descritivo tem como finalidade analisar como se apresenta o componente cultural no currículo do Curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. Escolheu-se como base para fundamentação de nossa pesquisa uma revisão bibliográfica sobre a cultura na formação do professor de língua estrangeira, a análise documental abrangendo os diversos agentes envolvidos na formação docente em língua estrangeira, além de entrevistas e questionários aplicados a alunos e professores do referido curso. Nossa ideia é acima de tudo identificar a importância atribuída aos aspectos socioculturais na formação do professor de E/LE. Por fim, vislumbra-se que o currículo de formação de professores de espanhol deve possibilitar aos alunos uma compreensão ampla sobre a língua e também acerca da cultura-meta dos países de língua espanhola como condição imperativa para propiciar-lhes a competência comunicativa.Esta investigación de cuño analítico descriptivo tiene como finalidad analizar como se presenta el componente cultural en el currículo del Curso de Letras Español de la Universidad Federal de Ceará. Elegimos como base para fundamentar nuestra investigación una revisión bibliográfica sobre la cultura en la formación del profesor de lengua extranjera, el análisis documental comprendiendo los diversos actores involucrados en la formación docente en lengua extranjera, además de entrevistas y cuestionarios aplicados a alumnos y profesores del referido curso. Nuestra idea es mayormente identificar la importancia atribuida a los aspectos socio-culturales en la formación del profesor de E/LE. Por fin, vislumbramos que el currículum de formación de profesores de español debe posibilitar a los alumnos una comprensión amplia sobre la lengua y también sobre la cultura meta de los países de lengua española como condición imperativa para propiciarles la competencia comunicativa.http://www.teses.ufc.brMoraes, Silvia Elizabeth Miranda deMonte, João Bosco2012-07-12T12:42:09Z2012-07-12T12:42:09Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMONTE, João Bosco. A formação do professor de língua estrangeira: análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará. 2009. 145f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2009.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3199porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-21T14:01:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/3199Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:12.428508Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará La Formacion del Profesor de Lengua Extranjera - Análisis del Componente Cultural en el Curriculum de Letras-Español de la Universidade Federal do Ceará |
title |
A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará |
spellingShingle |
A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará Monte, João Bosco Professores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE) Língua espanhola - Aspectos sociais Língua espanhola - Estudo e ensino(Superior) - Falantes do português Competencia Comunicativa Formación de Profesores Lengua Española Componente Cultural Competência Comunicativa Formação de Professores Língua Espanhola Componente Cultural Professores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE) Currículos Língua espanhola - Aspectos sociais Linguagem e cultura Educação multicultural Comunicação intercultural Prática de Ensino |
title_short |
A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará |
title_full |
A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará |
title_fullStr |
A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará |
title_full_unstemmed |
A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará |
title_sort |
A formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará |
author |
Monte, João Bosco |
author_facet |
Monte, João Bosco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes, Silvia Elizabeth Miranda de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monte, João Bosco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE) Língua espanhola - Aspectos sociais Língua espanhola - Estudo e ensino(Superior) - Falantes do português Competencia Comunicativa Formación de Profesores Lengua Española Componente Cultural Competência Comunicativa Formação de Professores Língua Espanhola Componente Cultural Professores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE) Currículos Língua espanhola - Aspectos sociais Linguagem e cultura Educação multicultural Comunicação intercultural Prática de Ensino |
topic |
Professores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE) Língua espanhola - Aspectos sociais Língua espanhola - Estudo e ensino(Superior) - Falantes do português Competencia Comunicativa Formación de Profesores Lengua Española Componente Cultural Competência Comunicativa Formação de Professores Língua Espanhola Componente Cultural Professores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE) Currículos Língua espanhola - Aspectos sociais Linguagem e cultura Educação multicultural Comunicação intercultural Prática de Ensino |
description |
Esta pesquisa de cunho analítico descritivo tem como finalidade analisar como se apresenta o componente cultural no currículo do Curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. Escolheu-se como base para fundamentação de nossa pesquisa uma revisão bibliográfica sobre a cultura na formação do professor de língua estrangeira, a análise documental abrangendo os diversos agentes envolvidos na formação docente em língua estrangeira, além de entrevistas e questionários aplicados a alunos e professores do referido curso. Nossa ideia é acima de tudo identificar a importância atribuída aos aspectos socioculturais na formação do professor de E/LE. Por fim, vislumbra-se que o currículo de formação de professores de espanhol deve possibilitar aos alunos uma compreensão ampla sobre a língua e também acerca da cultura-meta dos países de língua espanhola como condição imperativa para propiciar-lhes a competência comunicativa. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2012-07-12T12:42:09Z 2012-07-12T12:42:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONTE, João Bosco. A formação do professor de língua estrangeira: análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará. 2009. 145f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3199 |
identifier_str_mv |
MONTE, João Bosco. A formação do professor de língua estrangeira: análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará. 2009. 145f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2009. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br |
publisher.none.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028978037882880 |