Por que Emílio não é o cidadão republicano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moscateli, Renato
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23718
Resumo: MOSCATELI, Renato. Por que Emílio não é o cidadão republicano.Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 4, n. 8, p. 135-149, jul./dez. 2012.
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spelling Por que Emílio não é o cidadão republicanoRousseauEmílioEducaçãoLiberdade políticaLiberdade moralMOSCATELI, Renato. Por que Emílio não é o cidadão republicano.Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 4, n. 8, p. 135-149, jul./dez. 2012.Undoubtedly, the relations between education and politics are a major theme of Rousseau’s works, in particular regarding the preparation of persons endowed with the civic virtue nec- essary to exercise the republican sovereignty. However, although this is a topic very ex- plored by researchers, there are certain analytical operations commonly used to approach it by making an option that, in my point of view, seems erroneous, namely, the use of Emile as the source of the most important references for Rousseau’s thought about citizen’s forma- tion. In this article, my intention is to present arguments to challenge that choice, emphasiz- ing the distinction between moral freedom and political freedom as well as the differences between the models of education best suited to prepare the man and the citizen.Sem dúvida, as relações entre a educação e a política constituem um dos temas principais das obras de Rousseau, em especial no tocante à preparação de pessoas dotadas com a virtude cívica necessária ao exercício da soberania republicana. Porém, embora se trate de um tópico bastante explorado pelos pesquisadores, há certas operações analíticas empregadas para abordá-lo que são recorrentes apesar de partirem de uma opção que me parece equivocada, a saber, o uso do Emílio como a fonte das referências mais importantes para o pensamento de Rousseau a respeito da formação do cidadão. Neste artigo, meu intuito é expor argumentos para contestar essa escolha, ressaltando a distinção entre a liberdade moral e a liberdade política, bem como as diferenças entre os modelos educacionais mais adequados para preparar o homem e o cidadão.Argumentos - Revista de Filosofia2017-06-29T16:52:11Z2017-06-29T16:52:11Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMoscateli, R. (2012)1984-4255 (online)1984-4247 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23718Moscateli, Renatoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T16:52:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23718Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:57.261936Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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