O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Maria Juraci Maia
Data de Publicação: 1988
Outros Autores: Freitas, Maria da Glória Feitosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300001td7j
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14067
Resumo: O presente relatório resultou de um trabalho de acompanhamento realizado por um grupo de professores e alunos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará junto às classes de alfabetização (30) de dez escolas da rede municipal de ensino público da cidade de Fortaleza, no período de Março a Junho de 1988. o Desencadeamento do mesmo se deveu ao projeto "Alfabetizando Fortaleza" criado por um convênio entre a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza e a Universidade Federal do Ceará com vistas a qualificar a prática de alfabetização através do intercâmbio de saber teórico-prático entre Universidade e Escola Pública de 1º grau. O objetivo principal deste relatório é oferecer uma visão sistematizada das impressões e vivências colhidas na intimidade da sala de aula e no relacionamento permanente com professores, alunos e técnicos da Escola o que permitirá um aprofundamento crescente do tema, assim como, indicará mecanismos de superação da prática pedagógica real, através do debate e do confronto de ideias e de experiências no campo da pesquisa educacional...
id UFC-7_354d92edf31c3b6f490480ab23771a8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14067
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática realAutoritarismoDisciplinamentoAlfabetizaçãoO presente relatório resultou de um trabalho de acompanhamento realizado por um grupo de professores e alunos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará junto às classes de alfabetização (30) de dez escolas da rede municipal de ensino público da cidade de Fortaleza, no período de Março a Junho de 1988. o Desencadeamento do mesmo se deveu ao projeto "Alfabetizando Fortaleza" criado por um convênio entre a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza e a Universidade Federal do Ceará com vistas a qualificar a prática de alfabetização através do intercâmbio de saber teórico-prático entre Universidade e Escola Pública de 1º grau. O objetivo principal deste relatório é oferecer uma visão sistematizada das impressões e vivências colhidas na intimidade da sala de aula e no relacionamento permanente com professores, alunos e técnicos da Escola o que permitirá um aprofundamento crescente do tema, assim como, indicará mecanismos de superação da prática pedagógica real, através do debate e do confronto de ideias e de experiências no campo da pesquisa educacional...Revista Educação em Debate2015-11-23T15:22:59Z2015-11-23T15:22:59Z1988info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAVALCANTE, Maria Juraci Maia; FREITAS, Maria da Glória Feitosa. O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 103-115, 1988.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14067ark:/83112/001300001td7jCavalcante, Maria Juraci MaiaFreitas, Maria da Glória Feitosainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:35:17Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14067Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:20.360013Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real
title O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real
spellingShingle O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real
Cavalcante, Maria Juraci Maia
Autoritarismo
Disciplinamento
Alfabetização
title_short O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real
title_full O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real
title_fullStr O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real
title_full_unstemmed O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real
title_sort O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real
author Cavalcante, Maria Juraci Maia
author_facet Cavalcante, Maria Juraci Maia
Freitas, Maria da Glória Feitosa
author_role author
author2 Freitas, Maria da Glória Feitosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Maria Juraci Maia
Freitas, Maria da Glória Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Autoritarismo
Disciplinamento
Alfabetização
topic Autoritarismo
Disciplinamento
Alfabetização
description O presente relatório resultou de um trabalho de acompanhamento realizado por um grupo de professores e alunos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará junto às classes de alfabetização (30) de dez escolas da rede municipal de ensino público da cidade de Fortaleza, no período de Março a Junho de 1988. o Desencadeamento do mesmo se deveu ao projeto "Alfabetizando Fortaleza" criado por um convênio entre a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza e a Universidade Federal do Ceará com vistas a qualificar a prática de alfabetização através do intercâmbio de saber teórico-prático entre Universidade e Escola Pública de 1º grau. O objetivo principal deste relatório é oferecer uma visão sistematizada das impressões e vivências colhidas na intimidade da sala de aula e no relacionamento permanente com professores, alunos e técnicos da Escola o que permitirá um aprofundamento crescente do tema, assim como, indicará mecanismos de superação da prática pedagógica real, através do debate e do confronto de ideias e de experiências no campo da pesquisa educacional...
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988
2015-11-23T15:22:59Z
2015-11-23T15:22:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Maria Juraci Maia; FREITAS, Maria da Glória Feitosa. O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 103-115, 1988.
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14067
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300001td7j
identifier_str_mv CAVALCANTE, Maria Juraci Maia; FREITAS, Maria da Glória Feitosa. O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 103-115, 1988.
0102-1117 (impresso)
ark:/83112/001300001td7j
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818374020393861120