O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300001td7j |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14067 |
Resumo: | O presente relatório resultou de um trabalho de acompanhamento realizado por um grupo de professores e alunos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará junto às classes de alfabetização (30) de dez escolas da rede municipal de ensino público da cidade de Fortaleza, no período de Março a Junho de 1988. o Desencadeamento do mesmo se deveu ao projeto "Alfabetizando Fortaleza" criado por um convênio entre a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza e a Universidade Federal do Ceará com vistas a qualificar a prática de alfabetização através do intercâmbio de saber teórico-prático entre Universidade e Escola Pública de 1º grau. O objetivo principal deste relatório é oferecer uma visão sistematizada das impressões e vivências colhidas na intimidade da sala de aula e no relacionamento permanente com professores, alunos e técnicos da Escola o que permitirá um aprofundamento crescente do tema, assim como, indicará mecanismos de superação da prática pedagógica real, através do debate e do confronto de ideias e de experiências no campo da pesquisa educacional... |
id |
UFC-7_354d92edf31c3b6f490480ab23771a8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14067 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática realAutoritarismoDisciplinamentoAlfabetizaçãoO presente relatório resultou de um trabalho de acompanhamento realizado por um grupo de professores e alunos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará junto às classes de alfabetização (30) de dez escolas da rede municipal de ensino público da cidade de Fortaleza, no período de Março a Junho de 1988. o Desencadeamento do mesmo se deveu ao projeto "Alfabetizando Fortaleza" criado por um convênio entre a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza e a Universidade Federal do Ceará com vistas a qualificar a prática de alfabetização através do intercâmbio de saber teórico-prático entre Universidade e Escola Pública de 1º grau. O objetivo principal deste relatório é oferecer uma visão sistematizada das impressões e vivências colhidas na intimidade da sala de aula e no relacionamento permanente com professores, alunos e técnicos da Escola o que permitirá um aprofundamento crescente do tema, assim como, indicará mecanismos de superação da prática pedagógica real, através do debate e do confronto de ideias e de experiências no campo da pesquisa educacional...Revista Educação em Debate2015-11-23T15:22:59Z2015-11-23T15:22:59Z1988info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAVALCANTE, Maria Juraci Maia; FREITAS, Maria da Glória Feitosa. O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 103-115, 1988.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14067ark:/83112/001300001td7jCavalcante, Maria Juraci MaiaFreitas, Maria da Glória Feitosainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:35:17Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14067Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:20.360013Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real |
title |
O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real |
spellingShingle |
O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real Cavalcante, Maria Juraci Maia Autoritarismo Disciplinamento Alfabetização |
title_short |
O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real |
title_full |
O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real |
title_fullStr |
O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real |
title_full_unstemmed |
O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real |
title_sort |
O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real |
author |
Cavalcante, Maria Juraci Maia |
author_facet |
Cavalcante, Maria Juraci Maia Freitas, Maria da Glória Feitosa |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Maria da Glória Feitosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Maria Juraci Maia Freitas, Maria da Glória Feitosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoritarismo Disciplinamento Alfabetização |
topic |
Autoritarismo Disciplinamento Alfabetização |
description |
O presente relatório resultou de um trabalho de acompanhamento realizado por um grupo de professores e alunos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará junto às classes de alfabetização (30) de dez escolas da rede municipal de ensino público da cidade de Fortaleza, no período de Março a Junho de 1988. o Desencadeamento do mesmo se deveu ao projeto "Alfabetizando Fortaleza" criado por um convênio entre a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza e a Universidade Federal do Ceará com vistas a qualificar a prática de alfabetização através do intercâmbio de saber teórico-prático entre Universidade e Escola Pública de 1º grau. O objetivo principal deste relatório é oferecer uma visão sistematizada das impressões e vivências colhidas na intimidade da sala de aula e no relacionamento permanente com professores, alunos e técnicos da Escola o que permitirá um aprofundamento crescente do tema, assim como, indicará mecanismos de superação da prática pedagógica real, através do debate e do confronto de ideias e de experiências no campo da pesquisa educacional... |
publishDate |
1988 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1988 2015-11-23T15:22:59Z 2015-11-23T15:22:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Maria Juraci Maia; FREITAS, Maria da Glória Feitosa. O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 103-115, 1988. 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14067 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300001td7j |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Maria Juraci Maia; FREITAS, Maria da Glória Feitosa. O autoritarismo na escola pública – relações de poder e de disciplinamento no cotidiano escolar; a prática real. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 103-115, 1988. 0102-1117 (impresso) ark:/83112/001300001td7j |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818374020393861120 |