Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62931 |
Resumo: | Este trabalho foi concebido no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID), no projeto de monitoria das disciplinas de Inglês: Língua e Cultura III e IV dos cursos de Letras/Inglês e Letras/Português e Inglês da Universidade Federal do Ceará. O objetivo principal desta pesquisa é relatar os problemas gramaticais encontrados pelo monitor das supracitadas disciplinas nas produções escritas dos estudantes da turma de Inglês III: Língua e Cultura, semestre 2021.1, do curso de Letras/Inglês. Ao longo da disciplina, foram propostas pelo professor quatro produções escritas, cujas correções e feedbacks a serem dados aos alunos eram de responsabilidade do monitor. Cada proposta de produção escrita procurava levar os estudantes a usarem os tópicos gramaticais que estavam sendo estudados na respectiva unidade. Ao todo, foram registradas 105 produções escritas, todas lidas e corrigidas pelo monitor. As correções envolveram a escrita de comentários no corpo dos textos, a grande maioria como feedback corretivo, mas alguns com a observação “não compreendido”, quando o monitor não conseguia entender determinado trecho da composição escrita. Os problemas gramaticais mais recorrentes nas produções foram os seguintes: inadequação da pontuação, com excesso ou falta de vírgulas, principalmente; uso de past simple X present perfect; uso de present perfect progressive X present continuous; uso de gerúndios X infinitivos; uso das if-clauses. Diante dos dados encontrados, concluímos que, apesar de terem sido realizados inúmeros exercícios gramaticais ao longo do semestre, no ato da produção escrita, em que a gramática deixa de ser usada em um contexto isolado e passa a ser usada como mecanismo para a produção de efeitos de sentido dentro do texto, a grande maioria dos estudantes demonstrou ainda não assimilar os usos dos tópicos gramaticais abordados. Este fato reforça a relevância da monitoria como mecanismo que assegura o feedback corretivo na habilidade de produção escrita. |
id |
UFC-7_37960eaf9dc0a7ac0eaa90b5c2a344af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/62931 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID)Gramática da língua inglesaProdução escrita em língua inglesaDocência no ensino superiorEste trabalho foi concebido no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID), no projeto de monitoria das disciplinas de Inglês: Língua e Cultura III e IV dos cursos de Letras/Inglês e Letras/Português e Inglês da Universidade Federal do Ceará. O objetivo principal desta pesquisa é relatar os problemas gramaticais encontrados pelo monitor das supracitadas disciplinas nas produções escritas dos estudantes da turma de Inglês III: Língua e Cultura, semestre 2021.1, do curso de Letras/Inglês. Ao longo da disciplina, foram propostas pelo professor quatro produções escritas, cujas correções e feedbacks a serem dados aos alunos eram de responsabilidade do monitor. Cada proposta de produção escrita procurava levar os estudantes a usarem os tópicos gramaticais que estavam sendo estudados na respectiva unidade. Ao todo, foram registradas 105 produções escritas, todas lidas e corrigidas pelo monitor. As correções envolveram a escrita de comentários no corpo dos textos, a grande maioria como feedback corretivo, mas alguns com a observação “não compreendido”, quando o monitor não conseguia entender determinado trecho da composição escrita. Os problemas gramaticais mais recorrentes nas produções foram os seguintes: inadequação da pontuação, com excesso ou falta de vírgulas, principalmente; uso de past simple X present perfect; uso de present perfect progressive X present continuous; uso de gerúndios X infinitivos; uso das if-clauses. Diante dos dados encontrados, concluímos que, apesar de terem sido realizados inúmeros exercícios gramaticais ao longo do semestre, no ato da produção escrita, em que a gramática deixa de ser usada em um contexto isolado e passa a ser usada como mecanismo para a produção de efeitos de sentido dentro do texto, a grande maioria dos estudantes demonstrou ainda não assimilar os usos dos tópicos gramaticais abordados. Este fato reforça a relevância da monitoria como mecanismo que assegura o feedback corretivo na habilidade de produção escrita.2021-12-13T13:11:06Z2021-12-13T13:11:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUZA, Francisco Elton Martins de; SILVA, Diana Costa Fortier. Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 4, p. 3240, 2021. (Encontro de Iniciação à Docência, 30)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62931Souza, Francisco Elton Martins deSilva, Diana Costa Fortierinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:51:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62931Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:43.770705Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID) |
title |
Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID) |
spellingShingle |
Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID) Souza, Francisco Elton Martins de Gramática da língua inglesa Produção escrita em língua inglesa Docência no ensino superior |
title_short |
Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID) |
title_full |
Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID) |
title_fullStr |
Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID) |
title_full_unstemmed |
Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID) |
title_sort |
Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID) |
author |
Souza, Francisco Elton Martins de |
author_facet |
Souza, Francisco Elton Martins de Silva, Diana Costa Fortier |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Diana Costa Fortier |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Francisco Elton Martins de Silva, Diana Costa Fortier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática da língua inglesa Produção escrita em língua inglesa Docência no ensino superior |
topic |
Gramática da língua inglesa Produção escrita em língua inglesa Docência no ensino superior |
description |
Este trabalho foi concebido no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID), no projeto de monitoria das disciplinas de Inglês: Língua e Cultura III e IV dos cursos de Letras/Inglês e Letras/Português e Inglês da Universidade Federal do Ceará. O objetivo principal desta pesquisa é relatar os problemas gramaticais encontrados pelo monitor das supracitadas disciplinas nas produções escritas dos estudantes da turma de Inglês III: Língua e Cultura, semestre 2021.1, do curso de Letras/Inglês. Ao longo da disciplina, foram propostas pelo professor quatro produções escritas, cujas correções e feedbacks a serem dados aos alunos eram de responsabilidade do monitor. Cada proposta de produção escrita procurava levar os estudantes a usarem os tópicos gramaticais que estavam sendo estudados na respectiva unidade. Ao todo, foram registradas 105 produções escritas, todas lidas e corrigidas pelo monitor. As correções envolveram a escrita de comentários no corpo dos textos, a grande maioria como feedback corretivo, mas alguns com a observação “não compreendido”, quando o monitor não conseguia entender determinado trecho da composição escrita. Os problemas gramaticais mais recorrentes nas produções foram os seguintes: inadequação da pontuação, com excesso ou falta de vírgulas, principalmente; uso de past simple X present perfect; uso de present perfect progressive X present continuous; uso de gerúndios X infinitivos; uso das if-clauses. Diante dos dados encontrados, concluímos que, apesar de terem sido realizados inúmeros exercícios gramaticais ao longo do semestre, no ato da produção escrita, em que a gramática deixa de ser usada em um contexto isolado e passa a ser usada como mecanismo para a produção de efeitos de sentido dentro do texto, a grande maioria dos estudantes demonstrou ainda não assimilar os usos dos tópicos gramaticais abordados. Este fato reforça a relevância da monitoria como mecanismo que assegura o feedback corretivo na habilidade de produção escrita. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-13T13:11:06Z 2021-12-13T13:11:06Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Francisco Elton Martins de; SILVA, Diana Costa Fortier. Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 4, p. 3240, 2021. (Encontro de Iniciação à Docência, 30) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62931 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Francisco Elton Martins de; SILVA, Diana Costa Fortier. Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 4, p. 3240, 2021. (Encontro de Iniciação à Docência, 30) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028806272745472 |