Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Francisco Elton Martins de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Diana Costa Fortier
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62931
Resumo: Este trabalho foi concebido no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID), no projeto de monitoria das disciplinas de Inglês: Língua e Cultura III e IV dos cursos de Letras/Inglês e Letras/Português e Inglês da Universidade Federal do Ceará. O objetivo principal desta pesquisa é relatar os problemas gramaticais encontrados pelo monitor das supracitadas disciplinas nas produções escritas dos estudantes da turma de Inglês III: Língua e Cultura, semestre 2021.1, do curso de Letras/Inglês. Ao longo da disciplina, foram propostas pelo professor quatro produções escritas, cujas correções e feedbacks a serem dados aos alunos eram de responsabilidade do monitor. Cada proposta de produção escrita procurava levar os estudantes a usarem os tópicos gramaticais que estavam sendo estudados na respectiva unidade. Ao todo, foram registradas 105 produções escritas, todas lidas e corrigidas pelo monitor. As correções envolveram a escrita de comentários no corpo dos textos, a grande maioria como feedback corretivo, mas alguns com a observação “não compreendido”, quando o monitor não conseguia entender determinado trecho da composição escrita. Os problemas gramaticais mais recorrentes nas produções foram os seguintes: inadequação da pontuação, com excesso ou falta de vírgulas, principalmente; uso de past simple X present perfect; uso de present perfect progressive X present continuous; uso de gerúndios X infinitivos; uso das if-clauses. Diante dos dados encontrados, concluímos que, apesar de terem sido realizados inúmeros exercícios gramaticais ao longo do semestre, no ato da produção escrita, em que a gramática deixa de ser usada em um contexto isolado e passa a ser usada como mecanismo para a produção de efeitos de sentido dentro do texto, a grande maioria dos estudantes demonstrou ainda não assimilar os usos dos tópicos gramaticais abordados. Este fato reforça a relevância da monitoria como mecanismo que assegura o feedback corretivo na habilidade de produção escrita.
id UFC-7_37960eaf9dc0a7ac0eaa90b5c2a344af
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/62931
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID)Gramática da língua inglesaProdução escrita em língua inglesaDocência no ensino superiorEste trabalho foi concebido no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID), no projeto de monitoria das disciplinas de Inglês: Língua e Cultura III e IV dos cursos de Letras/Inglês e Letras/Português e Inglês da Universidade Federal do Ceará. O objetivo principal desta pesquisa é relatar os problemas gramaticais encontrados pelo monitor das supracitadas disciplinas nas produções escritas dos estudantes da turma de Inglês III: Língua e Cultura, semestre 2021.1, do curso de Letras/Inglês. Ao longo da disciplina, foram propostas pelo professor quatro produções escritas, cujas correções e feedbacks a serem dados aos alunos eram de responsabilidade do monitor. Cada proposta de produção escrita procurava levar os estudantes a usarem os tópicos gramaticais que estavam sendo estudados na respectiva unidade. Ao todo, foram registradas 105 produções escritas, todas lidas e corrigidas pelo monitor. As correções envolveram a escrita de comentários no corpo dos textos, a grande maioria como feedback corretivo, mas alguns com a observação “não compreendido”, quando o monitor não conseguia entender determinado trecho da composição escrita. Os problemas gramaticais mais recorrentes nas produções foram os seguintes: inadequação da pontuação, com excesso ou falta de vírgulas, principalmente; uso de past simple X present perfect; uso de present perfect progressive X present continuous; uso de gerúndios X infinitivos; uso das if-clauses. Diante dos dados encontrados, concluímos que, apesar de terem sido realizados inúmeros exercícios gramaticais ao longo do semestre, no ato da produção escrita, em que a gramática deixa de ser usada em um contexto isolado e passa a ser usada como mecanismo para a produção de efeitos de sentido dentro do texto, a grande maioria dos estudantes demonstrou ainda não assimilar os usos dos tópicos gramaticais abordados. Este fato reforça a relevância da monitoria como mecanismo que assegura o feedback corretivo na habilidade de produção escrita.2021-12-13T13:11:06Z2021-12-13T13:11:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUZA, Francisco Elton Martins de; SILVA, Diana Costa Fortier. Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 4, p. 3240, 2021. (Encontro de Iniciação à Docência, 30)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62931Souza, Francisco Elton Martins deSilva, Diana Costa Fortierinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:51:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62931Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:43.770705Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID)
title Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID)
spellingShingle Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID)
Souza, Francisco Elton Martins de
Gramática da língua inglesa
Produção escrita em língua inglesa
Docência no ensino superior
title_short Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID)
title_full Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID)
title_fullStr Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID)
title_full_unstemmed Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID)
title_sort Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID)
author Souza, Francisco Elton Martins de
author_facet Souza, Francisco Elton Martins de
Silva, Diana Costa Fortier
author_role author
author2 Silva, Diana Costa Fortier
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Francisco Elton Martins de
Silva, Diana Costa Fortier
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática da língua inglesa
Produção escrita em língua inglesa
Docência no ensino superior
topic Gramática da língua inglesa
Produção escrita em língua inglesa
Docência no ensino superior
description Este trabalho foi concebido no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID), no projeto de monitoria das disciplinas de Inglês: Língua e Cultura III e IV dos cursos de Letras/Inglês e Letras/Português e Inglês da Universidade Federal do Ceará. O objetivo principal desta pesquisa é relatar os problemas gramaticais encontrados pelo monitor das supracitadas disciplinas nas produções escritas dos estudantes da turma de Inglês III: Língua e Cultura, semestre 2021.1, do curso de Letras/Inglês. Ao longo da disciplina, foram propostas pelo professor quatro produções escritas, cujas correções e feedbacks a serem dados aos alunos eram de responsabilidade do monitor. Cada proposta de produção escrita procurava levar os estudantes a usarem os tópicos gramaticais que estavam sendo estudados na respectiva unidade. Ao todo, foram registradas 105 produções escritas, todas lidas e corrigidas pelo monitor. As correções envolveram a escrita de comentários no corpo dos textos, a grande maioria como feedback corretivo, mas alguns com a observação “não compreendido”, quando o monitor não conseguia entender determinado trecho da composição escrita. Os problemas gramaticais mais recorrentes nas produções foram os seguintes: inadequação da pontuação, com excesso ou falta de vírgulas, principalmente; uso de past simple X present perfect; uso de present perfect progressive X present continuous; uso de gerúndios X infinitivos; uso das if-clauses. Diante dos dados encontrados, concluímos que, apesar de terem sido realizados inúmeros exercícios gramaticais ao longo do semestre, no ato da produção escrita, em que a gramática deixa de ser usada em um contexto isolado e passa a ser usada como mecanismo para a produção de efeitos de sentido dentro do texto, a grande maioria dos estudantes demonstrou ainda não assimilar os usos dos tópicos gramaticais abordados. Este fato reforça a relevância da monitoria como mecanismo que assegura o feedback corretivo na habilidade de produção escrita.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13T13:11:06Z
2021-12-13T13:11:06Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Francisco Elton Martins de; SILVA, Diana Costa Fortier. Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 4, p. 3240, 2021. (Encontro de Iniciação à Docência, 30)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62931
identifier_str_mv SOUZA, Francisco Elton Martins de; SILVA, Diana Costa Fortier. Problemas gramaticais em produções escritas de estudantes de letras/inglês em nível intermediário, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PID). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 4, p. 3240, 2021. (Encontro de Iniciação à Docência, 30)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028806272745472