A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57786 |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado visa compartilhar a experiência vivida entre jovens alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do uso do jogo Pokémon GO, pesquisa realizada pelo Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO) neste ano de 2016. O LABRINJO é um projeto de extensão que faz parte do Programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) que envolve diversos projetos com a temática “ludicidade e lazer”. O objetivo do LABRINJO é fortalecer o vinculo entre a teoria e prática e o conhecimento da realidade brasileira na área de brinquedos e materiais pedagógicos. O Pokémon GO é um jogo eletrônico de realidade aumentada disponível para smartphones. O jogo que foi lançado em julho deste ano, só chegou ao Brasil no mês de agosto. Mesmo assim, virou “febre” entre os nossos jovens que, a partir de um simples aplicativo, são possibilitados de adentrarem em um mundo onde se é possível capturar, batalhar, e treinar criaturas virtuais, os Pokémons. A pesquisa se deu da seguinte maneira: primeiramente, foi elaborado um questionário com oito perguntas e, depois, de forma on-line, aplicado com jovens alunos da Universidade Federal do Ceará. A experiência foi de grande importância, pois, a partir das respostas apuradas, tivemos como entender como se deu o interesse dos jovens pelo jogo Pokémon GO, o tempo dedicado a ele, os fatores que os levam a jogar dentro do campus universitário bem como os pontos positivos e negativos de se jogar na universidade. Como pedagoga e ludoeducadora do Programa CELULA, me possibilitou valorizar o incentivo ao uso do espaço público da Universidade Federal do Ceará como área de lazer aos jovens, e entender como essa prática tem o poder de ajudar no desenvolvimento social de certas habilidades, como: a comunicação, o sentido de equipe, capacidade de enfrentar adversidades, a possibilidade de fazer novas amizades, dentre outras. |
id |
UFC-7_38204482b9cb8e0b1c9df4eb8d4f8d25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/57786 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GOPokémon GOEspaços públicos - Uso recreativo - Universidade Federal do CearáLazerRecreaçãoO trabalho aqui apresentado visa compartilhar a experiência vivida entre jovens alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do uso do jogo Pokémon GO, pesquisa realizada pelo Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO) neste ano de 2016. O LABRINJO é um projeto de extensão que faz parte do Programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) que envolve diversos projetos com a temática “ludicidade e lazer”. O objetivo do LABRINJO é fortalecer o vinculo entre a teoria e prática e o conhecimento da realidade brasileira na área de brinquedos e materiais pedagógicos. O Pokémon GO é um jogo eletrônico de realidade aumentada disponível para smartphones. O jogo que foi lançado em julho deste ano, só chegou ao Brasil no mês de agosto. Mesmo assim, virou “febre” entre os nossos jovens que, a partir de um simples aplicativo, são possibilitados de adentrarem em um mundo onde se é possível capturar, batalhar, e treinar criaturas virtuais, os Pokémons. A pesquisa se deu da seguinte maneira: primeiramente, foi elaborado um questionário com oito perguntas e, depois, de forma on-line, aplicado com jovens alunos da Universidade Federal do Ceará. A experiência foi de grande importância, pois, a partir das respostas apuradas, tivemos como entender como se deu o interesse dos jovens pelo jogo Pokémon GO, o tempo dedicado a ele, os fatores que os levam a jogar dentro do campus universitário bem como os pontos positivos e negativos de se jogar na universidade. Como pedagoga e ludoeducadora do Programa CELULA, me possibilitou valorizar o incentivo ao uso do espaço público da Universidade Federal do Ceará como área de lazer aos jovens, e entender como essa prática tem o poder de ajudar no desenvolvimento social de certas habilidades, como: a comunicação, o sentido de equipe, capacidade de enfrentar adversidades, a possibilidade de fazer novas amizades, dentre outras.Universidade Federal do Ceará2021-04-16T12:47:57Z2021-04-16T12:47:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRODRIGUES, Lizandra Karen de Oliveira; MATOS, Bárbara Dezidorio; ALMEIDA NETO, Francisco Honório de; PAIXÃO, Râmila Silva; SILVA JÚNIOR, Rômulo Cunha da; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57786Rodrigues, Lizandra Karen de OliveiraMatos, Bárbara DezidorioAlmeida Neto, Francisco Honório dePaixão, Râmila SilvaSilva Júnior, Rômulo Cunha daAlmeida, Marcos Teodorico Pinheiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:18:56Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57786Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:29.231112Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO |
title |
A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO |
spellingShingle |
A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO Rodrigues, Lizandra Karen de Oliveira Pokémon GO Espaços públicos - Uso recreativo - Universidade Federal do Ceará Lazer Recreação |
title_short |
A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO |
title_full |
A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO |
title_fullStr |
A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO |
title_full_unstemmed |
A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO |
title_sort |
A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO |
author |
Rodrigues, Lizandra Karen de Oliveira |
author_facet |
Rodrigues, Lizandra Karen de Oliveira Matos, Bárbara Dezidorio Almeida Neto, Francisco Honório de Paixão, Râmila Silva Silva Júnior, Rômulo Cunha da Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Bárbara Dezidorio Almeida Neto, Francisco Honório de Paixão, Râmila Silva Silva Júnior, Rômulo Cunha da Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Lizandra Karen de Oliveira Matos, Bárbara Dezidorio Almeida Neto, Francisco Honório de Paixão, Râmila Silva Silva Júnior, Rômulo Cunha da Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pokémon GO Espaços públicos - Uso recreativo - Universidade Federal do Ceará Lazer Recreação |
topic |
Pokémon GO Espaços públicos - Uso recreativo - Universidade Federal do Ceará Lazer Recreação |
description |
O trabalho aqui apresentado visa compartilhar a experiência vivida entre jovens alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do uso do jogo Pokémon GO, pesquisa realizada pelo Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO) neste ano de 2016. O LABRINJO é um projeto de extensão que faz parte do Programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) que envolve diversos projetos com a temática “ludicidade e lazer”. O objetivo do LABRINJO é fortalecer o vinculo entre a teoria e prática e o conhecimento da realidade brasileira na área de brinquedos e materiais pedagógicos. O Pokémon GO é um jogo eletrônico de realidade aumentada disponível para smartphones. O jogo que foi lançado em julho deste ano, só chegou ao Brasil no mês de agosto. Mesmo assim, virou “febre” entre os nossos jovens que, a partir de um simples aplicativo, são possibilitados de adentrarem em um mundo onde se é possível capturar, batalhar, e treinar criaturas virtuais, os Pokémons. A pesquisa se deu da seguinte maneira: primeiramente, foi elaborado um questionário com oito perguntas e, depois, de forma on-line, aplicado com jovens alunos da Universidade Federal do Ceará. A experiência foi de grande importância, pois, a partir das respostas apuradas, tivemos como entender como se deu o interesse dos jovens pelo jogo Pokémon GO, o tempo dedicado a ele, os fatores que os levam a jogar dentro do campus universitário bem como os pontos positivos e negativos de se jogar na universidade. Como pedagoga e ludoeducadora do Programa CELULA, me possibilitou valorizar o incentivo ao uso do espaço público da Universidade Federal do Ceará como área de lazer aos jovens, e entender como essa prática tem o poder de ajudar no desenvolvimento social de certas habilidades, como: a comunicação, o sentido de equipe, capacidade de enfrentar adversidades, a possibilidade de fazer novas amizades, dentre outras. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-04-16T12:47:57Z 2021-04-16T12:47:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Lizandra Karen de Oliveira; MATOS, Bárbara Dezidorio; ALMEIDA NETO, Francisco Honório de; PAIXÃO, Râmila Silva; SILVA JÚNIOR, Rômulo Cunha da; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57786 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Lizandra Karen de Oliveira; MATOS, Bárbara Dezidorio; ALMEIDA NETO, Francisco Honório de; PAIXÃO, Râmila Silva; SILVA JÚNIOR, Rômulo Cunha da; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. A Universidade Federal do Ceará como espaço público para o lazer através do uso do jogo Pokémon GO. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029037062225920 |