O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31822 |
Resumo: | Vivemos em um mundo repleto de textos multimodais. Conforme Kress; van Leeuwen (2001), um texto multimodal é aquele que utiliza mais de um recurso semiótico na sua construção textual, ou seja, são os textos os quais usam tanto os recursos verbais como os não-verbais (visuais, auditivos e outros) para produzir seus significados. Atenta às mudanças ocorridas na forma de produzir e compreender os textos, a Linguística vem desenvolvendo pesquisas que buscam analisar o papel da multimodalidade como um mecanismo utilizado para a produção de sentidos dos gêneros textuais, como as publicações de Petermann (2006), Cavalcanti (2008) e Carvalho; Magalhães (2009). Refletindo sobre a multimodalidade, resolvemos focar em um gênero textual. [...] |
id |
UFC-7_38698177915b90483f82b4c47862743c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/31822 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa.Textos multimodaisRecursos verbais como os não-verbaisGênero textualVivemos em um mundo repleto de textos multimodais. Conforme Kress; van Leeuwen (2001), um texto multimodal é aquele que utiliza mais de um recurso semiótico na sua construção textual, ou seja, são os textos os quais usam tanto os recursos verbais como os não-verbais (visuais, auditivos e outros) para produzir seus significados. Atenta às mudanças ocorridas na forma de produzir e compreender os textos, a Linguística vem desenvolvendo pesquisas que buscam analisar o papel da multimodalidade como um mecanismo utilizado para a produção de sentidos dos gêneros textuais, como as publicações de Petermann (2006), Cavalcanti (2008) e Carvalho; Magalhães (2009). Refletindo sobre a multimodalidade, resolvemos focar em um gênero textual. [...]2018-05-10T12:41:07Z2018-05-10T12:41:07Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDUARTE, Luciana Costa Rodrigues de Paula. O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. IN: Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Natal, 04 - 07 de set 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012.978-85-7273-930-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31822Duarte, Luciana Costa Rodrigues de Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:04:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31822Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:38.705087Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. |
title |
O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. |
spellingShingle |
O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. Duarte, Luciana Costa Rodrigues de Paula Textos multimodais Recursos verbais como os não-verbais Gênero textual |
title_short |
O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. |
title_full |
O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. |
title_fullStr |
O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. |
title_full_unstemmed |
O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. |
title_sort |
O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. |
author |
Duarte, Luciana Costa Rodrigues de Paula |
author_facet |
Duarte, Luciana Costa Rodrigues de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Luciana Costa Rodrigues de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Textos multimodais Recursos verbais como os não-verbais Gênero textual |
topic |
Textos multimodais Recursos verbais como os não-verbais Gênero textual |
description |
Vivemos em um mundo repleto de textos multimodais. Conforme Kress; van Leeuwen (2001), um texto multimodal é aquele que utiliza mais de um recurso semiótico na sua construção textual, ou seja, são os textos os quais usam tanto os recursos verbais como os não-verbais (visuais, auditivos e outros) para produzir seus significados. Atenta às mudanças ocorridas na forma de produzir e compreender os textos, a Linguística vem desenvolvendo pesquisas que buscam analisar o papel da multimodalidade como um mecanismo utilizado para a produção de sentidos dos gêneros textuais, como as publicações de Petermann (2006), Cavalcanti (2008) e Carvalho; Magalhães (2009). Refletindo sobre a multimodalidade, resolvemos focar em um gênero textual. [...] |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2018-05-10T12:41:07Z 2018-05-10T12:41:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUARTE, Luciana Costa Rodrigues de Paula. O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. IN: Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Natal, 04 - 07 de set 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012. 978-85-7273-930-6 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31822 |
identifier_str_mv |
DUARTE, Luciana Costa Rodrigues de Paula. O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. IN: Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Natal, 04 - 07 de set 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012. 978-85-7273-930-6 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028756767375360 |