O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Luciana Costa Rodrigues de Paula
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31822
Resumo: Vivemos em um mundo repleto de textos multimodais. Conforme Kress; van Leeuwen (2001), um texto multimodal é aquele que utiliza mais de um recurso semiótico na sua construção textual, ou seja, são os textos os quais usam tanto os recursos verbais como os não-verbais (visuais, auditivos e outros) para produzir seus significados. Atenta às mudanças ocorridas na forma de produzir e compreender os textos, a Linguística vem desenvolvendo pesquisas que buscam analisar o papel da multimodalidade como um mecanismo utilizado para a produção de sentidos dos gêneros textuais, como as publicações de Petermann (2006), Cavalcanti (2008) e Carvalho; Magalhães (2009). Refletindo sobre a multimodalidade, resolvemos focar em um gênero textual. [...]
id UFC-7_38698177915b90483f82b4c47862743c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/31822
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa.Textos multimodaisRecursos verbais como os não-verbaisGênero textualVivemos em um mundo repleto de textos multimodais. Conforme Kress; van Leeuwen (2001), um texto multimodal é aquele que utiliza mais de um recurso semiótico na sua construção textual, ou seja, são os textos os quais usam tanto os recursos verbais como os não-verbais (visuais, auditivos e outros) para produzir seus significados. Atenta às mudanças ocorridas na forma de produzir e compreender os textos, a Linguística vem desenvolvendo pesquisas que buscam analisar o papel da multimodalidade como um mecanismo utilizado para a produção de sentidos dos gêneros textuais, como as publicações de Petermann (2006), Cavalcanti (2008) e Carvalho; Magalhães (2009). Refletindo sobre a multimodalidade, resolvemos focar em um gênero textual. [...]2018-05-10T12:41:07Z2018-05-10T12:41:07Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDUARTE, Luciana Costa Rodrigues de Paula. O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. IN: Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Natal, 04 - 07 de set 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012.978-85-7273-930-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31822Duarte, Luciana Costa Rodrigues de Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:04:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31822Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:38.705087Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa.
title O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa.
spellingShingle O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa.
Duarte, Luciana Costa Rodrigues de Paula
Textos multimodais
Recursos verbais como os não-verbais
Gênero textual
title_short O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa.
title_full O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa.
title_fullStr O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa.
title_full_unstemmed O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa.
title_sort O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa.
author Duarte, Luciana Costa Rodrigues de Paula
author_facet Duarte, Luciana Costa Rodrigues de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Luciana Costa Rodrigues de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Textos multimodais
Recursos verbais como os não-verbais
Gênero textual
topic Textos multimodais
Recursos verbais como os não-verbais
Gênero textual
description Vivemos em um mundo repleto de textos multimodais. Conforme Kress; van Leeuwen (2001), um texto multimodal é aquele que utiliza mais de um recurso semiótico na sua construção textual, ou seja, são os textos os quais usam tanto os recursos verbais como os não-verbais (visuais, auditivos e outros) para produzir seus significados. Atenta às mudanças ocorridas na forma de produzir e compreender os textos, a Linguística vem desenvolvendo pesquisas que buscam analisar o papel da multimodalidade como um mecanismo utilizado para a produção de sentidos dos gêneros textuais, como as publicações de Petermann (2006), Cavalcanti (2008) e Carvalho; Magalhães (2009). Refletindo sobre a multimodalidade, resolvemos focar em um gênero textual. [...]
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-05-10T12:41:07Z
2018-05-10T12:41:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, Luciana Costa Rodrigues de Paula. O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. IN: Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Natal, 04 - 07 de set 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012.
978-85-7273-930-6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31822
identifier_str_mv DUARTE, Luciana Costa Rodrigues de Paula. O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa. IN: Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Natal, 04 - 07 de set 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012.
978-85-7273-930-6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028756767375360