Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41799 |
Resumo: | A partir de 1989 a professora Helena Silva assume a direção do Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC) na administração da então Secretária de Educação Hulda Linz Chaves com o intuito de transformar o DDC em “um departamento fim e os outros departamentos em meio”, pois ela compreendia que o pedagógico deveria ocupar lugar central na secretaria de educação. Helena Silva procurou imprimir no DDC “a perspectiva de totalidade do currículo”, fazendo com que a equipe central trabalhasse de forma articulada e interdisciplinar. Procurou, ainda, reaproximar as equipes técnicas das escolas, considerando que a função do técnico da equipe central era “ir para a escola” e não a escola ir a ela, como entendiam os técnicos. [...] |
id |
UFC-7_387e7039363188c109d3ef39f91668ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41799 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem.Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC)EducaçãoA partir de 1989 a professora Helena Silva assume a direção do Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC) na administração da então Secretária de Educação Hulda Linz Chaves com o intuito de transformar o DDC em “um departamento fim e os outros departamentos em meio”, pois ela compreendia que o pedagógico deveria ocupar lugar central na secretaria de educação. Helena Silva procurou imprimir no DDC “a perspectiva de totalidade do currículo”, fazendo com que a equipe central trabalhasse de forma articulada e interdisciplinar. Procurou, ainda, reaproximar as equipes técnicas das escolas, considerando que a função do técnico da equipe central era “ir para a escola” e não a escola ir a ela, como entendiam os técnicos. [...]Edições UFC2019-05-20T19:12:26Z2019-05-20T19:12:26Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBATISTA, Judenildes Guedes. Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 294-303.85 7282 202 Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41799Batista, Judenildes Guedesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T21:02:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41799Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:43.440816Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem. |
title |
Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem. |
spellingShingle |
Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem. Batista, Judenildes Guedes Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC) Educação |
title_short |
Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem. |
title_full |
Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem. |
title_fullStr |
Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem. |
title_sort |
Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem. |
author |
Batista, Judenildes Guedes |
author_facet |
Batista, Judenildes Guedes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Judenildes Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC) Educação |
topic |
Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC) Educação |
description |
A partir de 1989 a professora Helena Silva assume a direção do Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC) na administração da então Secretária de Educação Hulda Linz Chaves com o intuito de transformar o DDC em “um departamento fim e os outros departamentos em meio”, pois ela compreendia que o pedagógico deveria ocupar lugar central na secretaria de educação. Helena Silva procurou imprimir no DDC “a perspectiva de totalidade do currículo”, fazendo com que a equipe central trabalhasse de forma articulada e interdisciplinar. Procurou, ainda, reaproximar as equipes técnicas das escolas, considerando que a função do técnico da equipe central era “ir para a escola” e não a escola ir a ela, como entendiam os técnicos. [...] |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2019-05-20T19:12:26Z 2019-05-20T19:12:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BATISTA, Judenildes Guedes. Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 294-303. 85 7282 202 X http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41799 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Judenildes Guedes. Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 294-303. 85 7282 202 X |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028734780833792 |