Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Judenildes Guedes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41799
Resumo: A partir de 1989 a professora Helena Silva assume a direção do Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC) na administração da então Secretária de Educação Hulda Linz Chaves com o intuito de transformar o DDC em “um departamento fim e os outros departamentos em meio”, pois ela compreendia que o pedagógico deveria ocupar lugar central na secretaria de educação. Helena Silva procurou imprimir no DDC “a perspectiva de totalidade do currículo”, fazendo com que a equipe central trabalhasse de forma articulada e interdisciplinar. Procurou, ainda, reaproximar as equipes técnicas das escolas, considerando que a função do técnico da equipe central era “ir para a escola” e não a escola ir a ela, como entendiam os técnicos. [...]
id UFC-7_387e7039363188c109d3ef39f91668ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41799
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem.Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC)EducaçãoA partir de 1989 a professora Helena Silva assume a direção do Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC) na administração da então Secretária de Educação Hulda Linz Chaves com o intuito de transformar o DDC em “um departamento fim e os outros departamentos em meio”, pois ela compreendia que o pedagógico deveria ocupar lugar central na secretaria de educação. Helena Silva procurou imprimir no DDC “a perspectiva de totalidade do currículo”, fazendo com que a equipe central trabalhasse de forma articulada e interdisciplinar. Procurou, ainda, reaproximar as equipes técnicas das escolas, considerando que a função do técnico da equipe central era “ir para a escola” e não a escola ir a ela, como entendiam os técnicos. [...]Edições UFC2019-05-20T19:12:26Z2019-05-20T19:12:26Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBATISTA, Judenildes Guedes. Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 294-303.85 7282 202 Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41799Batista, Judenildes Guedesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T21:02:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41799Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:43.440816Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem.
title Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem.
spellingShingle Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem.
Batista, Judenildes Guedes
Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC)
Educação
title_short Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem.
title_full Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem.
title_fullStr Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem.
title_full_unstemmed Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem.
title_sort Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem.
author Batista, Judenildes Guedes
author_facet Batista, Judenildes Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Judenildes Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC)
Educação
topic Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC)
Educação
description A partir de 1989 a professora Helena Silva assume a direção do Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC) na administração da então Secretária de Educação Hulda Linz Chaves com o intuito de transformar o DDC em “um departamento fim e os outros departamentos em meio”, pois ela compreendia que o pedagógico deveria ocupar lugar central na secretaria de educação. Helena Silva procurou imprimir no DDC “a perspectiva de totalidade do currículo”, fazendo com que a equipe central trabalhasse de forma articulada e interdisciplinar. Procurou, ainda, reaproximar as equipes técnicas das escolas, considerando que a função do técnico da equipe central era “ir para a escola” e não a escola ir a ela, como entendiam os técnicos. [...]
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2019-05-20T19:12:26Z
2019-05-20T19:12:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Judenildes Guedes. Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 294-303.
85 7282 202 X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41799
identifier_str_mv BATISTA, Judenildes Guedes. Tripé das mudanças implementadas na Educação Pública Municipal de Fortaleza nos anos 1990: formação de professor, currículo e avaliação da aprendizagem. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 294-303.
85 7282 202 X
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028734780833792