A Dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Beatriz Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42127
Resumo: VIANA, B.A. A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2016.
id UFC-7_38d588dd302d026cbe4374e3a19d9672
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42127
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A Dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas.LalínguaMúsicaAutismoPsicanáliseVIANA, B.A. A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2016.This article is from questions raised during the experience with autistic children from an action extension of the Federal University of Ceará - Campus Sobral, developed in CAPS General (Psychosocial Care Center of Sobral / EC) and SPA (Service Applied psychology). This aims to investigate the relationship of the concept of lalangue with the musical scale and, from that, to establish their possible contributions to the practice with autistic children. Therefore, a theoretical review of notes about lalangue term made by Lacan during his teaching was carried out, as well as links with other authors of the field of psychoanalysis and music. We also use some fragmented harvested during the mentioned extension of action, clinical cases already published and experiences of other professionals to which we had access, which allowed us to further elaboration of concepts. We define therefore close lalangue relationship with the musical dimension, since the music with its rhythmic game of presence and absence of the sound over time, brings elements that mark the constitution of the subject and is located in front of a diachronic, which is also present in lalangue, since it is constituted by the way it was spoken and heard the musicality and rhythm of the mother tongue, through the linguistic debris that have accumulated over time. It is from these clues we can think of how such events can help us to better understand the fundamental relationship between the subject and the Other, especially in autism.O presente artigo é proveniente de questões suscitadas durante a experiência com crianças autistas a partir de uma ação de extensão da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral, desenvolvida no CAPS Geral (Centro de Atenção Psicossocial de Sobral/CE) e no S. P. A. (Serviço de Psicologia Aplicada). Este tem como objetivo investigar a relação do conceito de lalíngua com a dimensão musical e, a partir disso, estabelecer suas possíveis contribuições à prática com crianças autistas. Para tanto, foi realizada uma revisão teórica dos apontamentos acerca do termo lalíngua feitos por Lacan durante o seu ensino, bem como articulações com outros autores do campo da psicanálise e da música. Utilizamos também alguns fragmentados colhidos durante a ação de extensão mencionada, casos clínicos já publicados e experiências de outros profissionais aos quais tivemos acesso, o que nos permitiram uma maior elaboração dos conceitos. Podemos delimitar, portanto, a estreita relação de lalíngua com a dimensão musical, uma vez que a música com seus jogos rítmicos de presença e ausência do som no decorrer do tempo, traz elementos que marcam a própria constituição do sujeito e nos situa diante de uma diacronia, algo que também está presente em lalíngua, uma vez que esta é constituída pela forma como foi falada e ouvida a musicalidade e o ritmo da língua materna, através dos detritos linguísticos que foram se acumulando durante o tempo. É a partir desses indícios que podemos pensar como tais manifestações podem nos auxiliar a melhor compreender a relação primordial entre o sujeito e o Outro, especialmente no autismo.Furtado, Luis AchillesViana, Beatriz Alves2019-05-30T13:12:29Z2019-05-30T13:12:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIANA, B.A. (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42127porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-30T13:12:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42127Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:43.246983Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas.
title A Dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas.
spellingShingle A Dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas.
Viana, Beatriz Alves
Lalíngua
Música
Autismo
Psicanálise
title_short A Dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas.
title_full A Dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas.
title_fullStr A Dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas.
title_full_unstemmed A Dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas.
title_sort A Dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas.
author Viana, Beatriz Alves
author_facet Viana, Beatriz Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furtado, Luis Achilles
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Beatriz Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Lalíngua
Música
Autismo
Psicanálise
topic Lalíngua
Música
Autismo
Psicanálise
description VIANA, B.A. A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-05-30T13:12:29Z
2019-05-30T13:12:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIANA, B.A. (2016)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42127
identifier_str_mv VIANA, B.A. (2016)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029013256404992