Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44136 |
Resumo: | Research to promote Computational Thinking has become more and more frequent. However, these studies have been focusing only on technical and learning aspects, leaving sociocultural aspects of the students’ context aside. Therefore, a systematic mapping of the literature was carried out to investigate if and how the socio-cultural context of the students is being addressed in the initiatives to teach of Computational Thinking. From the selected articles it was found that the context of the students is being addressed, yet there is still a small number of studies that mention this condition. Thus we present an alternative to consider these aspects in initiatives to teach Computational Thinking. |
id |
UFC-7_38effb50b0159352678e55b04aea8466 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44136 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional?Pensamento Computacional - promoçãoPensamento Computacional - mapeamento sistemáticoPensamento Computacional - contexto sociocilturalResearch to promote Computational Thinking has become more and more frequent. However, these studies have been focusing only on technical and learning aspects, leaving sociocultural aspects of the students’ context aside. Therefore, a systematic mapping of the literature was carried out to investigate if and how the socio-cultural context of the students is being addressed in the initiatives to teach of Computational Thinking. From the selected articles it was found that the context of the students is being addressed, yet there is still a small number of studies that mention this condition. Thus we present an alternative to consider these aspects in initiatives to teach Computational Thinking.Pesquisas para promover o Pensamento Computacional tem se tornado cada vez mais frequentes. Contudo, aparentemente estes estudos tem focado apenas em aspectos técnicos e de aprendizagem, deixando de lado aspectos socioculturais do contexto dos alunos. Nesse sentido, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura para investigar se e como o contexto sociocultural dos alunos esta sendo abordado nas iniciativas de ensino do Pensamento Computacional. A partir dos artigos selecionados foi descoberto que o contexto dos mesmos esta sendo levado em consideração, no entanto, ainda ˜ e´ pequena a parcela de estudos que menciona tal condição. Sendo assim apre- ˜ sentamos uma alternativa para considerar esses aspectos em iniciativas para ensinar Pensamento Computacional.UFSCar2019-07-25T14:28:23Z2019-07-25T14:28:23Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfORTIZ, Julia dos Santos Bathke; MOREIRA, Carolina; PEREIRA, Roberto. Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 520-529.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44136Ortiz, Julia dos Santos BathkeMoreira, CarolinaPereira, Robertoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-12T18:30:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44136Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:52.806057Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? |
title |
Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? |
spellingShingle |
Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? Ortiz, Julia dos Santos Bathke Pensamento Computacional - promoção Pensamento Computacional - mapeamento sistemático Pensamento Computacional - contexto sociociltural |
title_short |
Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? |
title_full |
Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? |
title_fullStr |
Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? |
title_full_unstemmed |
Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? |
title_sort |
Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? |
author |
Ortiz, Julia dos Santos Bathke |
author_facet |
Ortiz, Julia dos Santos Bathke Moreira, Carolina Pereira, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Carolina Pereira, Roberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortiz, Julia dos Santos Bathke Moreira, Carolina Pereira, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento Computacional - promoção Pensamento Computacional - mapeamento sistemático Pensamento Computacional - contexto sociociltural |
topic |
Pensamento Computacional - promoção Pensamento Computacional - mapeamento sistemático Pensamento Computacional - contexto sociociltural |
description |
Research to promote Computational Thinking has become more and more frequent. However, these studies have been focusing only on technical and learning aspects, leaving sociocultural aspects of the students’ context aside. Therefore, a systematic mapping of the literature was carried out to investigate if and how the socio-cultural context of the students is being addressed in the initiatives to teach of Computational Thinking. From the selected articles it was found that the context of the students is being addressed, yet there is still a small number of studies that mention this condition. Thus we present an alternative to consider these aspects in initiatives to teach Computational Thinking. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-25T14:28:23Z 2019-07-25T14:28:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ORTIZ, Julia dos Santos Bathke; MOREIRA, Carolina; PEREIRA, Roberto. Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 520-529. 2316 8889 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44136 |
identifier_str_mv |
ORTIZ, Julia dos Santos Bathke; MOREIRA, Carolina; PEREIRA, Roberto. Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 520-529. 2316 8889 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028930473426944 |