Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortiz, Julia dos Santos Bathke
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moreira, Carolina, Pereira, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44136
Resumo: Research to promote Computational Thinking has become more and more frequent. However, these studies have been focusing only on technical and learning aspects, leaving sociocultural aspects of the students’ context aside. Therefore, a systematic mapping of the literature was carried out to investigate if and how the socio-cultural context of the students is being addressed in the initiatives to teach of Computational Thinking. From the selected articles it was found that the context of the students is being addressed, yet there is still a small number of studies that mention this condition. Thus we present an alternative to consider these aspects in initiatives to teach Computational Thinking.
id UFC-7_38effb50b0159352678e55b04aea8466
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44136
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional?Pensamento Computacional - promoçãoPensamento Computacional - mapeamento sistemáticoPensamento Computacional - contexto sociocilturalResearch to promote Computational Thinking has become more and more frequent. However, these studies have been focusing only on technical and learning aspects, leaving sociocultural aspects of the students’ context aside. Therefore, a systematic mapping of the literature was carried out to investigate if and how the socio-cultural context of the students is being addressed in the initiatives to teach of Computational Thinking. From the selected articles it was found that the context of the students is being addressed, yet there is still a small number of studies that mention this condition. Thus we present an alternative to consider these aspects in initiatives to teach Computational Thinking.Pesquisas para promover o Pensamento Computacional tem se tornado cada vez mais frequentes. Contudo, aparentemente estes estudos tem focado apenas em aspectos técnicos e de aprendizagem, deixando de lado aspectos socioculturais do contexto dos alunos. Nesse sentido, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura para investigar se e como o contexto sociocultural dos alunos esta sendo abordado nas iniciativas de ensino do Pensamento Computacional. A partir dos artigos selecionados foi descoberto que o contexto dos mesmos esta sendo levado em consideração, no entanto, ainda ˜ e´ pequena a parcela de estudos que menciona tal condição. Sendo assim apre- ˜ sentamos uma alternativa para considerar esses aspectos em iniciativas para ensinar Pensamento Computacional.UFSCar2019-07-25T14:28:23Z2019-07-25T14:28:23Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfORTIZ, Julia dos Santos Bathke; MOREIRA, Carolina; PEREIRA, Roberto. Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 520-529.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44136Ortiz, Julia dos Santos BathkeMoreira, CarolinaPereira, Robertoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-12T18:30:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44136Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:52.806057Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional?
title Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional?
spellingShingle Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional?
Ortiz, Julia dos Santos Bathke
Pensamento Computacional - promoção
Pensamento Computacional - mapeamento sistemático
Pensamento Computacional - contexto sociociltural
title_short Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional?
title_full Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional?
title_fullStr Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional?
title_full_unstemmed Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional?
title_sort Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional?
author Ortiz, Julia dos Santos Bathke
author_facet Ortiz, Julia dos Santos Bathke
Moreira, Carolina
Pereira, Roberto
author_role author
author2 Moreira, Carolina
Pereira, Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortiz, Julia dos Santos Bathke
Moreira, Carolina
Pereira, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Computacional - promoção
Pensamento Computacional - mapeamento sistemático
Pensamento Computacional - contexto sociociltural
topic Pensamento Computacional - promoção
Pensamento Computacional - mapeamento sistemático
Pensamento Computacional - contexto sociociltural
description Research to promote Computational Thinking has become more and more frequent. However, these studies have been focusing only on technical and learning aspects, leaving sociocultural aspects of the students’ context aside. Therefore, a systematic mapping of the literature was carried out to investigate if and how the socio-cultural context of the students is being addressed in the initiatives to teach of Computational Thinking. From the selected articles it was found that the context of the students is being addressed, yet there is still a small number of studies that mention this condition. Thus we present an alternative to consider these aspects in initiatives to teach Computational Thinking.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-25T14:28:23Z
2019-07-25T14:28:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORTIZ, Julia dos Santos Bathke; MOREIRA, Carolina; PEREIRA, Roberto. Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 520-529.
2316 8889
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44136
identifier_str_mv ORTIZ, Julia dos Santos Bathke; MOREIRA, Carolina; PEREIRA, Roberto. Aspectos do contexto sociocultural dos alunos estão presentes nas pesquisas para ensinar pensamento computacional? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 520-529.
2316 8889
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv UFSCar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028930473426944