Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurgel, Nadsa Maria Cid
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Matos, Diana Macedo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13190
Resumo: A revolução tecnológica e o potencial da Internet como instrumento para disseminação e acesso às informações, ao proporcionar compartilhamento e interação entre seus usuários, colocaram a comunidade científica diante de novos métodos de trabalho no que diz respeito às pesquisas bibliográficas. A biblioteca no desempenho de sua função de dar suporte informacional às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da Universidade, deve conhecer as necessidades de informação de seus usuários e viabilizar os meios de acesso. Investiga os vários serviços de informação prioritariamente acessados como veículos eletrônicos de comunicação, no sentido de mapear os canais eletrônicos formais e informais utilizados pelo corpo docente e discente do Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR da Universidade Federal do Ceará. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário e entrevistas. A grande maioria utiliza o Portal CAPES e Google Acadêmico como principais canais eletrônicos de informação, além de participarem de listas de discussões específicas por área. Conclui-se que além dos artigos eletrônicos, a comunicação informal (colégios invisíveis) que sempre foi comum entre os cientistas, ressurge como “colégios virtuais” ainda mais interativos e democráticos, facilitando a avaliação da produção e o conseqüente reconhecimento científico dos mesmos.
id UFC-7_392a238541c5a821f668ec2343ec964c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/13190
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar.PesquisaServiços de InformaçãoComunidades virtuaisComunicação científicaComunicação na tecnologiaA revolução tecnológica e o potencial da Internet como instrumento para disseminação e acesso às informações, ao proporcionar compartilhamento e interação entre seus usuários, colocaram a comunidade científica diante de novos métodos de trabalho no que diz respeito às pesquisas bibliográficas. A biblioteca no desempenho de sua função de dar suporte informacional às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da Universidade, deve conhecer as necessidades de informação de seus usuários e viabilizar os meios de acesso. Investiga os vários serviços de informação prioritariamente acessados como veículos eletrônicos de comunicação, no sentido de mapear os canais eletrônicos formais e informais utilizados pelo corpo docente e discente do Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR da Universidade Federal do Ceará. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário e entrevistas. A grande maioria utiliza o Portal CAPES e Google Acadêmico como principais canais eletrônicos de informação, além de participarem de listas de discussões específicas por área. Conclui-se que além dos artigos eletrônicos, a comunicação informal (colégios invisíveis) que sempre foi comum entre os cientistas, ressurge como “colégios virtuais” ainda mais interativos e democráticos, facilitando a avaliação da produção e o conseqüente reconhecimento científico dos mesmos.2015-08-27T14:23:47Z2015-08-27T14:23:47Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGURGEL, N. M. C. ; MATOS, D. M. Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Bahia. Anais... Bahia: UFBA, 2006.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13190Gurgel, Nadsa Maria CidMatos, Diana Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-15T19:42:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/13190Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:03.067175Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar.
title Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar.
spellingShingle Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar.
Gurgel, Nadsa Maria Cid
Pesquisa
Serviços de Informação
Comunidades virtuais
Comunicação científica
Comunicação na tecnologia
title_short Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar.
title_full Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar.
title_fullStr Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar.
title_full_unstemmed Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar.
title_sort Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar.
author Gurgel, Nadsa Maria Cid
author_facet Gurgel, Nadsa Maria Cid
Matos, Diana Macedo
author_role author
author2 Matos, Diana Macedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurgel, Nadsa Maria Cid
Matos, Diana Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Serviços de Informação
Comunidades virtuais
Comunicação científica
Comunicação na tecnologia
topic Pesquisa
Serviços de Informação
Comunidades virtuais
Comunicação científica
Comunicação na tecnologia
description A revolução tecnológica e o potencial da Internet como instrumento para disseminação e acesso às informações, ao proporcionar compartilhamento e interação entre seus usuários, colocaram a comunidade científica diante de novos métodos de trabalho no que diz respeito às pesquisas bibliográficas. A biblioteca no desempenho de sua função de dar suporte informacional às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da Universidade, deve conhecer as necessidades de informação de seus usuários e viabilizar os meios de acesso. Investiga os vários serviços de informação prioritariamente acessados como veículos eletrônicos de comunicação, no sentido de mapear os canais eletrônicos formais e informais utilizados pelo corpo docente e discente do Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR da Universidade Federal do Ceará. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário e entrevistas. A grande maioria utiliza o Portal CAPES e Google Acadêmico como principais canais eletrônicos de informação, além de participarem de listas de discussões específicas por área. Conclui-se que além dos artigos eletrônicos, a comunicação informal (colégios invisíveis) que sempre foi comum entre os cientistas, ressurge como “colégios virtuais” ainda mais interativos e democráticos, facilitando a avaliação da produção e o conseqüente reconhecimento científico dos mesmos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2015-08-27T14:23:47Z
2015-08-27T14:23:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GURGEL, N. M. C. ; MATOS, D. M. Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Bahia. Anais... Bahia: UFBA, 2006.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13190
identifier_str_mv GURGEL, N. M. C. ; MATOS, D. M. Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Bahia. Anais... Bahia: UFBA, 2006.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028945027661824