Diagnóstico das pesquisas virtuais da comunidade científica do Labomar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13190 |
Resumo: | A revolução tecnológica e o potencial da Internet como instrumento para disseminação e acesso às informações, ao proporcionar compartilhamento e interação entre seus usuários, colocaram a comunidade científica diante de novos métodos de trabalho no que diz respeito às pesquisas bibliográficas. A biblioteca no desempenho de sua função de dar suporte informacional às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da Universidade, deve conhecer as necessidades de informação de seus usuários e viabilizar os meios de acesso. Investiga os vários serviços de informação prioritariamente acessados como veículos eletrônicos de comunicação, no sentido de mapear os canais eletrônicos formais e informais utilizados pelo corpo docente e discente do Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR da Universidade Federal do Ceará. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário e entrevistas. A grande maioria utiliza o Portal CAPES e Google Acadêmico como principais canais eletrônicos de informação, além de participarem de listas de discussões específicas por área. Conclui-se que além dos artigos eletrônicos, a comunicação informal (colégios invisíveis) que sempre foi comum entre os cientistas, ressurge como “colégios virtuais” ainda mais interativos e democráticos, facilitando a avaliação da produção e o conseqüente reconhecimento científico dos mesmos. |
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