Comunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18164 |
Resumo: | A internet vem causando uma mudança profunda na forma como as pessoas se relacionam. A tradicional comunicação interpessoal feita através do boca a boca ganhou novas dimensões de alcance, uma vez que as pessoas possuem novos canais para interagir e opinar sobre os mais variados assuntos. A facilidade de acesso à informação, independente de localizações geográficas, e a própria criação da mesma vem tornando os consumidores cada vez mais exigentes em relação à propaganda e ao marketing. Desta forma, considerando a internet como um novo meio de socialização entre os indivíduos, esta pesquisa busca verificar quais as influências do boca a boca on-line positivo nas decisões de consumo dos membros das comunidades virtuais. A pesquisa foi realizada no site de relacionamentos Orkut, através da aplicação de entrevistas em profundidade feitas com os membros da comunidade Restaurantes-Porto Alegre. Os dados obtidos foram estudados através da técnica de análise de conteúdo e os resultados evidenciaram entre outras coisas, que as discussões coletivas e a troca de ideias geradas na comunidade possuem grande poder de influência entre seus membros. Os relatos advindos de consumidores comuns, que apenas expressam suas opiniões ou experiências de consumo normalmente são considerados mais dignos de credibilidade do que a mídia em geral. |
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Sperb, Fernanda CostaSantos, Cristiane Pizzutti dos2010-01-07T04:15:24Z2009http://hdl.handle.net/10183/18164000713079A internet vem causando uma mudança profunda na forma como as pessoas se relacionam. A tradicional comunicação interpessoal feita através do boca a boca ganhou novas dimensões de alcance, uma vez que as pessoas possuem novos canais para interagir e opinar sobre os mais variados assuntos. A facilidade de acesso à informação, independente de localizações geográficas, e a própria criação da mesma vem tornando os consumidores cada vez mais exigentes em relação à propaganda e ao marketing. Desta forma, considerando a internet como um novo meio de socialização entre os indivíduos, esta pesquisa busca verificar quais as influências do boca a boca on-line positivo nas decisões de consumo dos membros das comunidades virtuais. A pesquisa foi realizada no site de relacionamentos Orkut, através da aplicação de entrevistas em profundidade feitas com os membros da comunidade Restaurantes-Porto Alegre. Os dados obtidos foram estudados através da técnica de análise de conteúdo e os resultados evidenciaram entre outras coisas, que as discussões coletivas e a troca de ideias geradas na comunidade possuem grande poder de influência entre seus membros. Os relatos advindos de consumidores comuns, que apenas expressam suas opiniões ou experiências de consumo normalmente são considerados mais dignos de credibilidade do que a mídia em geral.application/pdfporMarketingComportamento do consumidorComunidades virtuais : Comunidades mediadas pela InternetComunicação interpessoalComunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000713079.pdf000713079.pdfTexto completoapplication/pdf941967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18164/1/000713079.pdfa29797aba985863db505aee03f49ff12MD51TEXT000713079.pdf.txt000713079.pdf.txtExtracted Texttext/plain132180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18164/2/000713079.pdf.txt00d42b47972994b21a9d50f2f6bf3525MD52THUMBNAIL000713079.pdf.jpg000713079.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18164/3/000713079.pdf.jpg9f4bcf6c0f2b295e152289e76477b350MD5310183/181642018-10-17 09:35:32.939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:35:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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