Comunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sperb, Fernanda Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18164
Resumo: A internet vem causando uma mudança profunda na forma como as pessoas se relacionam. A tradicional comunicação interpessoal feita através do boca a boca ganhou novas dimensões de alcance, uma vez que as pessoas possuem novos canais para interagir e opinar sobre os mais variados assuntos. A facilidade de acesso à informação, independente de localizações geográficas, e a própria criação da mesma vem tornando os consumidores cada vez mais exigentes em relação à propaganda e ao marketing. Desta forma, considerando a internet como um novo meio de socialização entre os indivíduos, esta pesquisa busca verificar quais as influências do boca a boca on-line positivo nas decisões de consumo dos membros das comunidades virtuais. A pesquisa foi realizada no site de relacionamentos Orkut, através da aplicação de entrevistas em profundidade feitas com os membros da comunidade Restaurantes-Porto Alegre. Os dados obtidos foram estudados através da técnica de análise de conteúdo e os resultados evidenciaram entre outras coisas, que as discussões coletivas e a troca de ideias geradas na comunidade possuem grande poder de influência entre seus membros. Os relatos advindos de consumidores comuns, que apenas expressam suas opiniões ou experiências de consumo normalmente são considerados mais dignos de credibilidade do que a mídia em geral.
id UFRGS-2_231f394dcb496d30081abaf6a3a83b72
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18164
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sperb, Fernanda CostaSantos, Cristiane Pizzutti dos2010-01-07T04:15:24Z2009http://hdl.handle.net/10183/18164000713079A internet vem causando uma mudança profunda na forma como as pessoas se relacionam. A tradicional comunicação interpessoal feita através do boca a boca ganhou novas dimensões de alcance, uma vez que as pessoas possuem novos canais para interagir e opinar sobre os mais variados assuntos. A facilidade de acesso à informação, independente de localizações geográficas, e a própria criação da mesma vem tornando os consumidores cada vez mais exigentes em relação à propaganda e ao marketing. Desta forma, considerando a internet como um novo meio de socialização entre os indivíduos, esta pesquisa busca verificar quais as influências do boca a boca on-line positivo nas decisões de consumo dos membros das comunidades virtuais. A pesquisa foi realizada no site de relacionamentos Orkut, através da aplicação de entrevistas em profundidade feitas com os membros da comunidade Restaurantes-Porto Alegre. Os dados obtidos foram estudados através da técnica de análise de conteúdo e os resultados evidenciaram entre outras coisas, que as discussões coletivas e a troca de ideias geradas na comunidade possuem grande poder de influência entre seus membros. Os relatos advindos de consumidores comuns, que apenas expressam suas opiniões ou experiências de consumo normalmente são considerados mais dignos de credibilidade do que a mídia em geral.application/pdfporMarketingComportamento do consumidorComunidades virtuais : Comunidades mediadas pela InternetComunicação interpessoalComunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000713079.pdf000713079.pdfTexto completoapplication/pdf941967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18164/1/000713079.pdfa29797aba985863db505aee03f49ff12MD51TEXT000713079.pdf.txt000713079.pdf.txtExtracted Texttext/plain132180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18164/2/000713079.pdf.txt00d42b47972994b21a9d50f2f6bf3525MD52THUMBNAIL000713079.pdf.jpg000713079.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18164/3/000713079.pdf.jpg9f4bcf6c0f2b295e152289e76477b350MD5310183/181642018-10-17 09:35:32.939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:35:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidores
title Comunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidores
spellingShingle Comunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidores
Sperb, Fernanda Costa
Marketing
Comportamento do consumidor
Comunidades virtuais : Comunidades mediadas pela Internet
Comunicação interpessoal
title_short Comunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidores
title_full Comunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidores
title_fullStr Comunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidores
title_full_unstemmed Comunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidores
title_sort Comunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidores
author Sperb, Fernanda Costa
author_facet Sperb, Fernanda Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sperb, Fernanda Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Comportamento do consumidor
Comunidades virtuais : Comunidades mediadas pela Internet
Comunicação interpessoal
topic Marketing
Comportamento do consumidor
Comunidades virtuais : Comunidades mediadas pela Internet
Comunicação interpessoal
description A internet vem causando uma mudança profunda na forma como as pessoas se relacionam. A tradicional comunicação interpessoal feita através do boca a boca ganhou novas dimensões de alcance, uma vez que as pessoas possuem novos canais para interagir e opinar sobre os mais variados assuntos. A facilidade de acesso à informação, independente de localizações geográficas, e a própria criação da mesma vem tornando os consumidores cada vez mais exigentes em relação à propaganda e ao marketing. Desta forma, considerando a internet como um novo meio de socialização entre os indivíduos, esta pesquisa busca verificar quais as influências do boca a boca on-line positivo nas decisões de consumo dos membros das comunidades virtuais. A pesquisa foi realizada no site de relacionamentos Orkut, através da aplicação de entrevistas em profundidade feitas com os membros da comunidade Restaurantes-Porto Alegre. Os dados obtidos foram estudados através da técnica de análise de conteúdo e os resultados evidenciaram entre outras coisas, que as discussões coletivas e a troca de ideias geradas na comunidade possuem grande poder de influência entre seus membros. Os relatos advindos de consumidores comuns, que apenas expressam suas opiniões ou experiências de consumo normalmente são considerados mais dignos de credibilidade do que a mídia em geral.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-07T04:15:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18164
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000713079
url http://hdl.handle.net/10183/18164
identifier_str_mv 000713079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18164/1/000713079.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18164/2/000713079.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18164/3/000713079.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a29797aba985863db505aee03f49ff12
00d42b47972994b21a9d50f2f6bf3525
9f4bcf6c0f2b295e152289e76477b350
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224389322080256