Slogans em protestos: relações intertextuais e interdiscursivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24210 |
Resumo: | ALMEIDA, Agnaldo. Slogans em protestos: relações intertextuais e interdiscursivas. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 4, v. 4, n. 1, p. 43-56, jan./jun. 2014. |
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Slogans em protestos: relações intertextuais e interdiscursivasSlogansSentidosInterdiscursividadeSlogansALMEIDA, Agnaldo. Slogans em protestos: relações intertextuais e interdiscursivas. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 4, v. 4, n. 1, p. 43-56, jan./jun. 2014.This study has as aim to analyze the effects of interspeech and intertextuality to the constitution of meaning in slogans. Thus, we assume that the subject of the speech does not determine the meanings and enunciation possibilities of your say, since it occupies a social (discursive formation) from which begins . We know that the slogans, be they political or advertising nature, can be defined as a set of easy to remember and to condense the speech on a core theme (REBOUL, 1975). So the corpus of the proposed study is composed by three slogans used in “demonstrations against corruption” started in June, in 2013, in Brazil. Therefore, we have as theoretical postulates of Discourse Analysis of French, particularly in relates the notions of subject, intertextuality, interspeech, discursive formation and ideological training. Thus, we found that the meanings are provisional, historically constructed and connected by the discursive formations in which the subjects are. Namely, the effect is never the same, is not given, but constructed in relation to a given event discourse. Therefore, through the effects of intertextuality and interspeech, slogans retake themselves, but with a new signification.O presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos do interdiscurso e da intertextualidade na constituição de sentidos em slogans. Dessa forma, partimos do pressuposto de que o sujeito do discurso não determina os sentidos e as possibilidades enunciativas do seu dizer, já que ele ocupa um lugar social (formação discursiva) a partir do qual enuncia. Sabemos que os slogans, sejam eles de cunho publicitário ou político, podem ser definidos como enunciados de fácil memorização e que condensam o discurso em um núcleo temático (REBOUL, 1975). Sendo assim, o corpus desta proposta de estudo é composto por três slogans utilizados nas “manifestações contra a corrupção” iniciadas no mês de junho do ano de 2013, no Brasil. Para tanto, temos como arcabouço teórico os postulados da Análise do discurso de linha francesa, principalmente no que diz respeito às noções de sujeito, intertextualidade, interdiscurso, formação discursiva e formação ideológica. Destarte, verificamos que os sentidos são provisórios, construídos historicamente e ligados às formações discursivas em que os sujeitos se encontram. Ou seja, o sentido nunca é o mesmo, não é dado, e sim construído em relação a um determinado acontecimento discursivo. Portanto, por meio dos efeitos da intertextualidade e da interdiscursividade, os slogans se retomam, porém com uma nova significação.Revista Entrepalavras2017-07-24T12:56:40Z2017-07-24T12:56:40Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAlmeida, A. (2014)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24210Almeida, Agnaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T18:46:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/24210Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:43.468965Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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