A proposta educacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e suas convergências na política educacional brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Karisse Ricarte de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47238
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo central identificar e analisar a relação entre a reforma do Estado e da Educação no Brasil, a proposição formativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e sua convergência na política educacional brasileira a partir dos anos de 1990. Pressupomos que esta articulação se refina com o processo de crise vivenciado pelo sistema do capital. Desta forma, examinamos a gênese, o desenvolvimento e a função do Estado; a crise como dinâmica interna do capital, e os fundamentos da reforma do Estado e da Educação, abordando a conjuntura nacional e internacional. Neste processo, apreendemos como principal fonte de pesquisa sobre as proposições do BID os seguintes relatórios: La educación como catalizador del progreso: La contribución del Banco Interamericano de Desarrollo, de abril de 1998 e Reforma de la educación primaria y secundaria en America Latina y el Caribe, de junho de 2000. Em termos de método, tomamos o materialismo histórico dialético marxiano como princípio norteador, ao partirmos da compreensão de que o fundamento do real não se encontra na aparente imediaticidade dos fatos, por vezes apartado do todo social, mas na totalidade que marca seu movimento na história. Para discutirmos sobre os fundamentos da crise do capital e a consolidação do neoliberalismo, utilizamos como referencial teórico, Paulo Netto e Braz (2012), Santos, Jimenez e Gonçalves (2017), Paniago (2012), Antunes (2011) e Mészáros (2011). Na sequência, a análise a cerca do cenário internacional ocorre a partir de Pereira (1998), Antunes (2009), Montaño e Duriguetto (2011), Paulo Netto e Braz (2012) e Lessa (2013). Para retratar a consolidação do neoliberalismo no Brasil, Fiori (1997), Pereira (1998) e Peroni (2006); e Draibe (2003) para descrever o caráter das políticas públicas no governo FHC.
id UFC-7_3a2a109dfdf339d89ee2a79be036c2a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47238
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A proposta educacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e suas convergências na política educacional brasileiraReforma da EducaçãoReforma do EstadoBanco Interamericano de DesenvolvimentoA presente dissertação tem como objetivo central identificar e analisar a relação entre a reforma do Estado e da Educação no Brasil, a proposição formativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e sua convergência na política educacional brasileira a partir dos anos de 1990. Pressupomos que esta articulação se refina com o processo de crise vivenciado pelo sistema do capital. Desta forma, examinamos a gênese, o desenvolvimento e a função do Estado; a crise como dinâmica interna do capital, e os fundamentos da reforma do Estado e da Educação, abordando a conjuntura nacional e internacional. Neste processo, apreendemos como principal fonte de pesquisa sobre as proposições do BID os seguintes relatórios: La educación como catalizador del progreso: La contribución del Banco Interamericano de Desarrollo, de abril de 1998 e Reforma de la educación primaria y secundaria en America Latina y el Caribe, de junho de 2000. Em termos de método, tomamos o materialismo histórico dialético marxiano como princípio norteador, ao partirmos da compreensão de que o fundamento do real não se encontra na aparente imediaticidade dos fatos, por vezes apartado do todo social, mas na totalidade que marca seu movimento na história. Para discutirmos sobre os fundamentos da crise do capital e a consolidação do neoliberalismo, utilizamos como referencial teórico, Paulo Netto e Braz (2012), Santos, Jimenez e Gonçalves (2017), Paniago (2012), Antunes (2011) e Mészáros (2011). Na sequência, a análise a cerca do cenário internacional ocorre a partir de Pereira (1998), Antunes (2009), Montaño e Duriguetto (2011), Paulo Netto e Braz (2012) e Lessa (2013). Para retratar a consolidação do neoliberalismo no Brasil, Fiori (1997), Pereira (1998) e Peroni (2006); e Draibe (2003) para descrever o caráter das políticas públicas no governo FHC.La presente disertación tiene como objetivo identificar y analizar la relación entre la reforma del Estado y la educación en Brasil, la propuesta formativa del Banco Interamericano de Desarrollo (BID) y su convergencia en la política educativa brasileña a partir de los años noventa. Esta articulación se refina con el proceso de crisis experimentado por el sistema de capital. Esta vez examinamos la génesis, el desarrollo y la función del estado; La crisis como dinámica interna del capital. y los fundamentos de la reforma del Estado y la Educación, abordando el contexto nacional e internacional. En este proceso, tomamos los siguientes informes como la principal fuente de investigación sobre las propuestas del BID: La educación como un catalizador para el progreso: la contribución del Banco Interamericano de Desarrollo de abril de 1998 y la reforma de la educación primaria y secundaria en América Latina y el Caribe Caribe, junio de 2000. En términos de método, tomamos el materialismo histórico dialéctico marxiano como un principio guía, a partir de la comprensión de que el fundamento de la realidad no se encuentra en la aparente inmediatez de los hechos, a veces separados del conjunto social, pero Totalidad que marca su movimiento en la historia. Para discutir los fundamentos de la crisis del capital y la consolidación del neoliberalismo, utilizamos como referencia teórica, Paulo Netto e Braz (2012), Santos, Jimenez e Gonçalves (2017), Paniago (2012), Antunes (2011) y Mészáros (2011). A continuación, el análisis del escenario internacional se lleva a cabo desde Pereira (1998), Antunes (2009), Montaño e Duriguetto (2011), Paulo Netto e Braz (2012) y Lessa (2013). Para retratar la consolidación del neoliberalismo en Brasil, Fiori (1997), Pereira (1998) e Peroni (2006) y Draibe (2003), para describir el carácter de las políticas públicas en el gobierno de FHC.Gomes, Valdemarin CoelhoCastro, Karisse Ricarte de2019-10-30T14:24:10Z2019-10-30T14:24:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASTRO, Karisse Ricarte de. A proposta educacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e suas convergências na política educacional brasileira. 2019. 94f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47238porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-30T14:24:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47238Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:25.530628Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A proposta educacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e suas convergências na política educacional brasileira
title A proposta educacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e suas convergências na política educacional brasileira
spellingShingle A proposta educacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e suas convergências na política educacional brasileira
Castro, Karisse Ricarte de
Reforma da Educação
Reforma do Estado
Banco Interamericano de Desenvolvimento
title_short A proposta educacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e suas convergências na política educacional brasileira
title_full A proposta educacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e suas convergências na política educacional brasileira
title_fullStr A proposta educacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e suas convergências na política educacional brasileira
title_full_unstemmed A proposta educacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e suas convergências na política educacional brasileira
title_sort A proposta educacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e suas convergências na política educacional brasileira
author Castro, Karisse Ricarte de
author_facet Castro, Karisse Ricarte de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Valdemarin Coelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Karisse Ricarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma da Educação
Reforma do Estado
Banco Interamericano de Desenvolvimento
topic Reforma da Educação
Reforma do Estado
Banco Interamericano de Desenvolvimento
description A presente dissertação tem como objetivo central identificar e analisar a relação entre a reforma do Estado e da Educação no Brasil, a proposição formativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e sua convergência na política educacional brasileira a partir dos anos de 1990. Pressupomos que esta articulação se refina com o processo de crise vivenciado pelo sistema do capital. Desta forma, examinamos a gênese, o desenvolvimento e a função do Estado; a crise como dinâmica interna do capital, e os fundamentos da reforma do Estado e da Educação, abordando a conjuntura nacional e internacional. Neste processo, apreendemos como principal fonte de pesquisa sobre as proposições do BID os seguintes relatórios: La educación como catalizador del progreso: La contribución del Banco Interamericano de Desarrollo, de abril de 1998 e Reforma de la educación primaria y secundaria en America Latina y el Caribe, de junho de 2000. Em termos de método, tomamos o materialismo histórico dialético marxiano como princípio norteador, ao partirmos da compreensão de que o fundamento do real não se encontra na aparente imediaticidade dos fatos, por vezes apartado do todo social, mas na totalidade que marca seu movimento na história. Para discutirmos sobre os fundamentos da crise do capital e a consolidação do neoliberalismo, utilizamos como referencial teórico, Paulo Netto e Braz (2012), Santos, Jimenez e Gonçalves (2017), Paniago (2012), Antunes (2011) e Mészáros (2011). Na sequência, a análise a cerca do cenário internacional ocorre a partir de Pereira (1998), Antunes (2009), Montaño e Duriguetto (2011), Paulo Netto e Braz (2012) e Lessa (2013). Para retratar a consolidação do neoliberalismo no Brasil, Fiori (1997), Pereira (1998) e Peroni (2006); e Draibe (2003) para descrever o caráter das políticas públicas no governo FHC.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30T14:24:10Z
2019-10-30T14:24:10Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, Karisse Ricarte de. A proposta educacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e suas convergências na política educacional brasileira. 2019. 94f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47238
identifier_str_mv CASTRO, Karisse Ricarte de. A proposta educacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e suas convergências na política educacional brasileira. 2019. 94f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028740207214592