Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2938 |
Resumo: | This article outlines one analysis about the concepts of praxis, cultural industry, ideology and about the theme of education in Adorno. In the context of late modernity, the theory gave in to the instrumental reason, and the praxis became compulsively a reproduction process of “status quo”. The education turned out to be one semi-formation and the own forms of expression of ideology embraced changes. So, the critical theory becomes the latest form of praxis, aware of its deficiencies and lacks, so that it is up to this critical path to open the way, including through education, to one process of emancipation. |
id |
UFC-7_3a802251e3e6a4c001c0fc5b226f4800 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/2938 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor AdornoPráxisrazão instrumentalIdeologiaIndústria culturalEducaçãoPraxisInstrumental reasonIdeologyCultural industryEducationThis article outlines one analysis about the concepts of praxis, cultural industry, ideology and about the theme of education in Adorno. In the context of late modernity, the theory gave in to the instrumental reason, and the praxis became compulsively a reproduction process of “status quo”. The education turned out to be one semi-formation and the own forms of expression of ideology embraced changes. So, the critical theory becomes the latest form of praxis, aware of its deficiencies and lacks, so that it is up to this critical path to open the way, including through education, to one process of emancipation.O presente texto aborda os conceitos de práxis, indústria cultural e ideologia e a temática da educação em Adorno. No contexto da modernidade tardia, a teoria cedeu à razão instrumental e a práxis propriamente dita tornou-se compulsivamente reprodutora do ”status quo”. A educação resultou em semi-formação e as próprias formas de manifestação da ideologia comportaram mudanças. Assim, a teoria crítica torna-se a última forma de práxis, cônscia de suas deficiências e lacunas, cabendo-lhe abrir caminho, inclusive mediante a educação, a processos de emancipação. ABSTRACTCadernos de Educação2012-07-02T16:21:14Z2012-07-02T16:21:14Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRECH, Hildemar Luiz. Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 80-91.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2938Rech, Hildemar Luizporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-20T17:05:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/2938Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:45.238826Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno |
title |
Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno |
spellingShingle |
Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno Rech, Hildemar Luiz Práxis razão instrumental Ideologia Indústria cultural Educação Praxis Instrumental reason Ideology Cultural industry Education |
title_short |
Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno |
title_full |
Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno |
title_fullStr |
Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno |
title_full_unstemmed |
Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno |
title_sort |
Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno |
author |
Rech, Hildemar Luiz |
author_facet |
Rech, Hildemar Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rech, Hildemar Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práxis razão instrumental Ideologia Indústria cultural Educação Praxis Instrumental reason Ideology Cultural industry Education |
topic |
Práxis razão instrumental Ideologia Indústria cultural Educação Praxis Instrumental reason Ideology Cultural industry Education |
description |
This article outlines one analysis about the concepts of praxis, cultural industry, ideology and about the theme of education in Adorno. In the context of late modernity, the theory gave in to the instrumental reason, and the praxis became compulsively a reproduction process of “status quo”. The education turned out to be one semi-formation and the own forms of expression of ideology embraced changes. So, the critical theory becomes the latest form of praxis, aware of its deficiencies and lacks, so that it is up to this critical path to open the way, including through education, to one process of emancipation. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2012-07-02T16:21:14Z 2012-07-02T16:21:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RECH, Hildemar Luiz. Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 80-91. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2938 |
identifier_str_mv |
RECH, Hildemar Luiz. Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 80-91. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028848937205760 |