Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rech, Hildemar Luiz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2938
Resumo: This article outlines one analysis about the concepts of praxis, cultural industry, ideology and about the theme of education in Adorno. In the context of late modernity, the theory gave in to the instrumental reason, and the praxis became compulsively a reproduction process of “status quo”. The education turned out to be one semi-formation and the own forms of expression of ideology embraced changes. So, the critical theory becomes the latest form of praxis, aware of its deficiencies and lacks, so that it is up to this critical path to open the way, including through education, to one process of emancipation.
id UFC-7_3a802251e3e6a4c001c0fc5b226f4800
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/2938
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor AdornoPráxisrazão instrumentalIdeologiaIndústria culturalEducaçãoPraxisInstrumental reasonIdeologyCultural industryEducationThis article outlines one analysis about the concepts of praxis, cultural industry, ideology and about the theme of education in Adorno. In the context of late modernity, the theory gave in to the instrumental reason, and the praxis became compulsively a reproduction process of “status quo”. The education turned out to be one semi-formation and the own forms of expression of ideology embraced changes. So, the critical theory becomes the latest form of praxis, aware of its deficiencies and lacks, so that it is up to this critical path to open the way, including through education, to one process of emancipation.O presente texto aborda os conceitos de práxis, indústria cultural e ideologia e a temática da educação em Adorno. No contexto da modernidade tardia, a teoria cedeu à razão instrumental e a práxis propriamente dita tornou-se compulsivamente reprodutora do ”status quo”. A educação resultou em semi-formação e as próprias formas de manifestação da ideologia comportaram mudanças. Assim, a teoria crítica torna-se a última forma de práxis, cônscia de suas deficiências e lacunas, cabendo-lhe abrir caminho, inclusive mediante a educação, a processos de emancipação. ABSTRACTCadernos de Educação2012-07-02T16:21:14Z2012-07-02T16:21:14Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRECH, Hildemar Luiz. Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 80-91.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2938Rech, Hildemar Luizporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-20T17:05:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/2938Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:45.238826Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno
title Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno
spellingShingle Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno
Rech, Hildemar Luiz
Práxis
razão instrumental
Ideologia
Indústria cultural
Educação
Praxis
Instrumental reason
Ideology
Cultural industry
Education
title_short Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno
title_full Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno
title_fullStr Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno
title_full_unstemmed Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno
title_sort Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno
author Rech, Hildemar Luiz
author_facet Rech, Hildemar Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rech, Hildemar Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Práxis
razão instrumental
Ideologia
Indústria cultural
Educação
Praxis
Instrumental reason
Ideology
Cultural industry
Education
topic Práxis
razão instrumental
Ideologia
Indústria cultural
Educação
Praxis
Instrumental reason
Ideology
Cultural industry
Education
description This article outlines one analysis about the concepts of praxis, cultural industry, ideology and about the theme of education in Adorno. In the context of late modernity, the theory gave in to the instrumental reason, and the praxis became compulsively a reproduction process of “status quo”. The education turned out to be one semi-formation and the own forms of expression of ideology embraced changes. So, the critical theory becomes the latest form of praxis, aware of its deficiencies and lacks, so that it is up to this critical path to open the way, including through education, to one process of emancipation.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2012-07-02T16:21:14Z
2012-07-02T16:21:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RECH, Hildemar Luiz. Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 80-91.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2938
identifier_str_mv RECH, Hildemar Luiz. Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 80-91.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Educação
publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028848937205760