O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42915 |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se nas Licenciaturas em História como possibilidade para pensar diferentes temáticas, das quais destacam-se os seguintes aspectos: o processo de inclusão de temas historiográficos ausentes nos livros didáticos nas salas de aula, a relação entre a graduação e a cultura escolar, a formação profissional dos historiadores e a prática docente. Além disso, a escrita do TCC está ligada às reflexões oriundas da experiência docente dos alunos nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História que ainda exige, dentre outras questões, que os alunos da graduação estudem as intervenções possíveis no processo de construção do conhecimento histórico nas escolas. Nesse sentido, o TCC surge como mecanismo para levantar problematizações cujo objetivo é realizar uma avaliação crítica da formação de professores e do trabalho docente. Esse aspecto também possibilita pensar nos saberes e no discurso ético ligado ao trabalho educacional. Utiliza-se, para essa análise, os estudos de Tardif (2012), Caimi (2009), Fonseca (2003), na tentativa de investigar como a função social do professor e as competências das áreas específicas se constituem como saberes docentes. Os autores citados analisam de maneira significativa a elaboração de perfis para o estágio, como formação inicial, além da constituição de padrões de comportamentos entre os alunos de prática de ensino que iniciam as visitas às instituições educacionais até o momento do primeiro emprego como professores. Vale destacar, que diferentemente do que essas obras apresentaram, entende-se como campo de atuação do professor, ou melhor, do educador em formação, os espaços que apresentam como finalidade a formação do indivíduo, compreendendo que a sua ação não se restringe à escola, mas inclui-se como locais de formação, todos os grupos sociais que visam integrar o aprendizado ao uso social do conhecimento. [...] |
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