POJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peretti, André Prado
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2884
Resumo: PERETTI, Andre Prado. POJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0. 2008. 90f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina- PR, 2008.
id UFC-7_3c0051a27b4434bccf48d0853edcf5b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/2884
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling POJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0POJAVA: Virtual environment de Aprendizagem for Web 2.0Web 2.0Ambientes Virtuais de AprendizagemAVAEducação a DistânciaVirtual Learning EnvironmentalWeb 2.0 (Sistema de recuperação da informação)Tecnologia e EducaçãoTecnologia EducacionalInformática e EducaçãoPERETTI, Andre Prado. POJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0. 2008. 90f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina- PR, 2008.Though several options of virtual learning environments in the educational scenario there is a few result in actions wich crave greater motivation and involvement of the students in a use more efficient of these. The virtual learning environments have been presented with similar settings over the years. Used as a way to involve the students and reach more effective results in these environments is introduced in this paper a new architecture of virtual learning environments based on Web 2.0 technologies towards mass customization. Considering an educational context the mass customization is a concept where the user has more autonomy in deciding about the form and the content of his own environment. Already the term Web 2.0 refers to the new web applications that provide a great experience to the user with resources of audio, video and mainly many possibilities of interaction. The user is viewed as part of the system and even the main creator of the information. An architecture model was defined in order to show possible pedagogical applications with these new technologies as well as a definition of requirements based on software engineering. Tools and resources were analysed and they must compose this new environment for web 2.0 with multiple possibilities for customization from the sources of information to applications, as well as the factors that make these technologies conducive to educational practice, questions related to the behavior of the student and some analyses of other studies that showed proposals and examples of these technologies on the today´s web. New ways to communicate and learn defy the institutions of education, an environment based on these concepts is not composed only of new technology but even about a breach of paradigm to a learning environment with lower level of control where the student has more freedom and field of information.Apesar das várias opções de ambientes virtuais de aprendizagem no cenário educacional, há pouco resultado nas ações que ensejam uma maior motivação e envolvimento dos alunos numa utilização mais eficiente destes. Os ambientes virtuais de aprendizado têm se apresentado com configurações semelhantes no decorrer dos anos. Como forma de envolver os alunos, e buscar resultados mais efetivos nestes ambientes, é introduzida neste trabalho, uma nova arquitetura de ambiente virtual de aprendizagem, baseado nas tecnologias web 2.0 no sentido da personalização em massa. Em um contexto educacional a personalização em massa é um conceito onde o próprio usuário tem maior autonomia na decisão da forma e conteúdo do seu ambiente. Já o termo web 2.0 refere-se as novas aplicações web que proporcionam uma rica experiência ao usuário, com recursos de áudio, vídeo e principalmente diversas possibilidades de interação, enxergando o usuário como parte integrante do sistema, muitas vezes até como o principal criador da informação. Neste trabalho foi definido um modelo de arquitetura, com o objetivo de mostrar possíveis aplicações pedagógicas com essas novas tecnologias, bem como uma definição de requisitos baseado na engenharia de software. Analisaram-se ferramentas e recursos que devem compor este novo ambiente para web 2.0 e com múltiplas possibilidades de personalização, das fontes de informação aos aplicativos, como também os fatores que fazem essas tecnologias propícias à prática educacional, como também questões relativas ao comportamento do aluno. Também foram analisados trabalhos que apresentavam propostas relacionadas e exemplos destas tecnologias na web atual. Novas formas de comunicar e aprender desafiam as instituições de ensino, um ambiente baseado nestes conceitos não é constituído apenas de novas tecnologias, mas sim de uma quebra de paradigma para um ambiente de aprendizagem com menor nível de controle, onde o aluno possui maior liberdade e domínio da informação.http://www.teses.ufc.brCastro Filho, José Aires dePeretti, André Prado2012-06-26T15:25:02Z2012-06-26T15:25:02Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPERETTI, A.P. ; CASTRO FILHO, J. A. (2008)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2884porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T17:03:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/2884Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:17.744045Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv POJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0
POJAVA: Virtual environment de Aprendizagem for Web 2.0
title POJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0
spellingShingle POJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0
Peretti, André Prado
Web 2.0
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
AVA
Educação a Distância
Virtual Learning Environmental
Web 2.0 (Sistema de recuperação da informação)
Tecnologia e Educação
Tecnologia Educacional
Informática e Educação
title_short POJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0
title_full POJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0
title_fullStr POJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0
title_full_unstemmed POJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0
title_sort POJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0
author Peretti, André Prado
author_facet Peretti, André Prado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro Filho, José Aires de
dc.contributor.author.fl_str_mv Peretti, André Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
AVA
Educação a Distância
Virtual Learning Environmental
Web 2.0 (Sistema de recuperação da informação)
Tecnologia e Educação
Tecnologia Educacional
Informática e Educação
topic Web 2.0
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
AVA
Educação a Distância
Virtual Learning Environmental
Web 2.0 (Sistema de recuperação da informação)
Tecnologia e Educação
Tecnologia Educacional
Informática e Educação
description PERETTI, Andre Prado. POJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0. 2008. 90f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina- PR, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2012-06-26T15:25:02Z
2012-06-26T15:25:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PERETTI, A.P. ; CASTRO FILHO, J. A. (2008)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2884
identifier_str_mv PERETTI, A.P. ; CASTRO FILHO, J. A. (2008)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028810901159936