POJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3952 |
Resumo: | Apesar das vÃrias opÃÃes de ambientes virtuais de aprendizagem no cenÃrio educacional, hà pouco resultado nas aÃÃes que ensejam uma maior motivaÃÃo e envolvimento dos alunos numa utilizaÃÃo mais eficiente destes. Os ambientes virtuais de aprendizado tÃm se apresentado com configuraÃÃes semelhantes no decorrer dos anos. Como forma de envolver os alunos, e buscar resultados mais efetivos nestes ambientes, à introduzida neste trabalho, uma nova arquitetura de ambiente virtual de aprendizagem, baseado nas tecnologias web 2.0 no sentido da personalizaÃÃo em massa. Em um contexto educacional a personalizaÃÃo em massa à um conceito onde o prÃprio usuÃrio tem maior autonomia na decisÃo da forma e conteÃdo do seu ambiente. Jà o termo web 2.0 refere-se as novas aplicaÃÃes web que proporcionam uma rica experiÃncia ao usuÃrio, com recursos de Ãudio, vÃdeo e principalmente diversas possibilidades de interaÃÃo, enxergando o usuÃrio como parte integrante do sistema, muitas vezes atà como o principal criador da informaÃÃo. Neste trabalho foi definido um modelo de arquitetura, com o objetivo de mostrar possÃveis aplicaÃÃes pedagÃgicas com essas novas tecnologias, bem como uma definiÃÃo de requisitos baseado na engenharia de software. Analisaram-se ferramentas e recursos que devem compor este novo ambiente para web 2.0 e com mÃltiplas possibilidades de personalizaÃÃo, das fontes de informaÃÃo aos aplicativos, como tambÃm os fatores que fazem essas tecnologias propÃcias à prÃtica educacional, como tambÃm questÃes relativas ao comportamento do aluno. TambÃm foram analisados trabalhos que apresentavam propostas relacionadas e exemplos destas tecnologias na web atual. Novas formas de comunicar e aprender desafiam as instituiÃÃes de ensino, um ambiente baseado nestes conceitos nÃo à constituÃdo apenas de novas tecnologias, mas sim de uma quebra de paradigma para um ambiente de aprendizagem com menor nÃvel de controle, onde o aluno possui maior liberdade e domÃnio da informaÃÃo. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPOJAVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Web 2.0POJAVA: Virtual environment de Aprendizagem for Web 2.02008-01-21Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Mauro Cavalcante Pequeno61616161616http://lattes.cnpq.br/0649693969807037Veronica Lima Pimentel de Sousa87667615169http://lattes.cnpq.br/124295876676151695044147580http://lattes.cnpq.br/9219504414758063 Andrà Prado PerettiUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBRWeb 2.0 Ambientes Virtuais de Aprendizagem AVA EducaÃÃo a DistÃncia EaDWeb 2.0 Virtual Learning EnvironmentalVLE Distance Learning DLEDUCACAOApesar das vÃrias opÃÃes de ambientes virtuais de aprendizagem no cenÃrio educacional, hà pouco resultado nas aÃÃes que ensejam uma maior motivaÃÃo e envolvimento dos alunos numa utilizaÃÃo mais eficiente destes. Os ambientes virtuais de aprendizado tÃm se apresentado com configuraÃÃes semelhantes no decorrer dos anos. Como forma de envolver os alunos, e buscar resultados mais efetivos nestes ambientes, à introduzida neste trabalho, uma nova arquitetura de ambiente virtual de aprendizagem, baseado nas tecnologias web 2.0 no sentido da personalizaÃÃo em massa. Em um contexto educacional a personalizaÃÃo em massa à um conceito onde o prÃprio usuÃrio tem maior autonomia na decisÃo da forma e conteÃdo do seu ambiente. Jà o termo web 2.0 refere-se as novas aplicaÃÃes web que proporcionam uma rica experiÃncia ao usuÃrio, com recursos de Ãudio, vÃdeo e principalmente diversas possibilidades de interaÃÃo, enxergando o usuÃrio como parte integrante do sistema, muitas vezes atà como o principal criador da informaÃÃo. Neste trabalho foi definido um modelo de arquitetura, com o objetivo de mostrar possÃveis aplicaÃÃes pedagÃgicas com essas novas tecnologias, bem como uma definiÃÃo de requisitos baseado na engenharia de software. Analisaram-se ferramentas e recursos que devem compor este novo ambiente para web 2.0 e com mÃltiplas possibilidades de personalizaÃÃo, das fontes de informaÃÃo aos aplicativos, como tambÃm os fatores que fazem essas tecnologias propÃcias à prÃtica educacional, como tambÃm questÃes relativas ao comportamento do aluno. TambÃm foram analisados trabalhos que apresentavam propostas relacionadas e exemplos destas tecnologias na web atual. Novas formas de comunicar e aprender desafiam as instituiÃÃes de ensino, um ambiente baseado nestes conceitos nÃo à constituÃdo apenas de novas tecnologias, mas sim de uma quebra de paradigma para um ambiente de aprendizagem com menor nÃvel de controle, onde o aluno possui maior liberdade e domÃnio da informaÃÃo.Though several options of virtual learning environments in the educational scenario there is a few result in actions wich crave greater motivation and involvement of the students in a use more efficient of these. The virtual learning environments have been presented with similar settings over the years. Used as a way to involve the students and reach more effective results in these environments is introduced in this paper a new architecture of virtual learning environments based on Web 2.0 technologies towards mass customization. Considering an educational context the mass customization is a concept where the user has more autonomy in deciding about the form and the content of his own environment. Already the term Web 2.0 refers to the new web applications that provide a great experience to the user with resources of audio, video and mainly many possibilities of interaction. The user is viewed as part of the system and even the main creator of the information. An architecture model was defined in order to show possible pedagogical applications with these new technologies as well as a definition of requirements based on software engineering. Tools and resources were analysed and they must compose this new environment for web 2.0 with multiple possibilities for customization from the sources of information to applications, as well as the factors that make these technologies conducive to educational practice, questions related to the behavior of the student and some analyses of other studies that showed proposals and examples of these technologies on the todayÂs web. New ways to communicate and learn defy the institutions of education, an environment based on these concepts is not composed only of new technology but even about a breach of paradigm to a learning environment with lower level of control where the student has more freedom and field of information.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3952application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:03Zmail@mail.com - |
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