Comunicação comunitária como articulação hegemônica na mídia convencional: um estudo de caso do Parceiros do RJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14620 |
Resumo: | MAGALHÃES, Caio César Mota. Comunicação comunitária como articulação hegemônica na mídia convencional: um estudo de caso do Parceiros do RJ. 2015. 145f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2015. |
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Comunicação comunitária como articulação hegemônica na mídia convencional: um estudo de caso do Parceiros do RJCommunity communication as joint hegemony in the mainstream media: a case study of RJ PartnersHegemoniaTelejornalismoCommunicationHegemonyMAGALHÃES, Caio César Mota. Comunicação comunitária como articulação hegemônica na mídia convencional: um estudo de caso do Parceiros do RJ. 2015. 145f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2015.Este trabalho tem o objetivo de investigar o projeto Parceiros do RJ, quadro do telejornal RJTV, da TV Globo do Rio de Janeiro. Iniciado em 2011, o projeto selecionou uma turma de 18 moradores de nove áreas da cidade do Rio de Janeiro para que estas pessoas pudessem mostrar a realidade onde vivem. Essa prática é denominada “comunitária” pela emissora, mas abre espaço para questionamentos acerca da apropriação do termo. Estudamos a formação desse modelo de comunicação, investigando se a apropriação pela Rede Globo de uma prática de comunicação que se autodenomina comunitária poderia conferir à emissora hegemonia junto a comunidades do Rio, garantindo-lhe maior legitimidade política e, portanto, maior relevância social e ampliação do seu valor junto à sociedade. Essa legitimidade é trabalhada a partir do conceito de hegemonia em Gramsci, numa reconstituição da história da TV Globo, em paralelo com sua aproximação com as comunidades, nos conceitos de comunidade e comunicação comunitária. Trazemos ainda a perspectiva do civic journalism, modelo de jornalismo implementado a partir da década de 1980 nos Estados Unidos, que vem sendo importado para o Brasil e, em muito, confunde-se como gênero jornalístico de serviço. A pesquisa tem base na análise de conteúdo das veiculações do mês de junho de 2013, que engloba a segunda edição do Parceiros do RJ, e de uma pesquisa de campo realizada com o acompanhamento de um dia de apuração e reunião de pauta, além de entrevistas com alguns dos jovens participantes do Parceiros do RJ e jornalistas responsáveis.www.teses.ufc.brNunes, Márcia VidalMagalhães, Caio César Mota2015-12-22T12:24:03Z2015-12-22T12:24:03Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMagalhães, C. C. M.; Nunes, M. V. (2015)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14620porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-18T17:41:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14620Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:03:42.170275Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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