Um tramar de si: a escrita nos cadernos de criação como rastro para um dramaturgismo em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Thiago Mota
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50746
Resumo: Como podemos pensar um fazer dramaturgismo que, em trânsito, fabule sentidos do movimento escrito-dançado como possíveis rastros de um pensamento, considerando a escrita nos cadernos de criação e a sua relação sensível na construção de sentido no/do corpo dançante? Esta pesquisa parte do conceito de autoetnografiano processo de criação(FORTIN, 2014) para compor uma conversa possível entre os também conceitos de escrita de processo (ROCHA, 2012)e dramaturgismo no processo de criação. Assim,convoca-se um olhar específico às questões que emergem entre os modos de se pesquisar os sentidos em dança e os modos como escrevemos acerca de seus percursos, não como suporte ou justificativa, mas, uma ação que tece sentido entre ambas. A pesquisa trama um diálogo possível–não sobre –mas, em dramaturgia da dança como um conceito operativo da própria dissertação.Deste modo,convido a tramarmos também uma escrita em que o sentido da palavra na dança e seu processo dramatúrgico criam um diálogo possível entre movimento e escritura. Assim, sussurro, tropeço, errância e danscrituras são algumas palavras-provocações que trago durante a pesquisa para pensarmos essa relação de sentido no fazeres da dramaturgia contemporânea em dança.
id UFC-7_3c9d37e5522af4b0491051a22ada1e63
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/50746
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Um tramar de si: a escrita nos cadernos de criação como rastro para um dramaturgismo em dançaCaderno de criaçãoDramaturgismoDançaEscrituraRastroComo podemos pensar um fazer dramaturgismo que, em trânsito, fabule sentidos do movimento escrito-dançado como possíveis rastros de um pensamento, considerando a escrita nos cadernos de criação e a sua relação sensível na construção de sentido no/do corpo dançante? Esta pesquisa parte do conceito de autoetnografiano processo de criação(FORTIN, 2014) para compor uma conversa possível entre os também conceitos de escrita de processo (ROCHA, 2012)e dramaturgismo no processo de criação. Assim,convoca-se um olhar específico às questões que emergem entre os modos de se pesquisar os sentidos em dança e os modos como escrevemos acerca de seus percursos, não como suporte ou justificativa, mas, uma ação que tece sentido entre ambas. A pesquisa trama um diálogo possível–não sobre –mas, em dramaturgia da dança como um conceito operativo da própria dissertação.Deste modo,convido a tramarmos também uma escrita em que o sentido da palavra na dança e seu processo dramatúrgico criam um diálogo possível entre movimento e escritura. Assim, sussurro, tropeço, errância e danscrituras são algumas palavras-provocações que trago durante a pesquisa para pensarmos essa relação de sentido no fazeres da dramaturgia contemporânea em dança.¿Cómo podemos piensar en un dramaturgismo que, en tránsito, fabula los sentidos del movimiento escrito-danzado como posibles pistas de un pensamiento, considerando la escritura en los cuadernos de creación y su relación sensible en la construcción del significado en el cuerpo danzante? Esta investigación parte del concepto de la autoetnografia en lo processo del creación(FORTIN, 2014) para componer una película possible entre los tambíen conceptos del escrita del proceso (ROCHA, 2012) y dramaturgismoen elproceso del creación. Así, convoca-se un mirar específico a los problemas que emergen en los medios del se investigar los sentidos en danza y los medios como escrivamos acerca de sus rutas, no como soporte o justificación, pero, una acción que teje sentidos entreambos. La investigación tramaundiálogo possible –no acerca de–pero, endramaturgia de la danza como un concepto operativo de la disertación. De esto modo, invito a tramarmos una escrita en que lo sentido de la palavra en la danza y su processo dramatúrgico crear una película possible entre movimiento y escritura. Así, susurro, tropezo, errância y danscritura son algunas palavras-provocadorasque traigo durante la investigación para piensarmos esta relación del sentido en los haceres de la dramaturgia contemporânea en danza.Caetano, Patricia de LimaTorres, Thiago Mota2020-03-16T13:42:26Z2020-03-16T13:42:26Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTORRES, Thiago Mota. Um tramar de si: a escrita nos cadernos de criação como rastro para um dramaturgismo em dança. 2020. 128f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50746porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-13T13:16:33Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/50746Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:47.263594Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um tramar de si: a escrita nos cadernos de criação como rastro para um dramaturgismo em dança
title Um tramar de si: a escrita nos cadernos de criação como rastro para um dramaturgismo em dança
spellingShingle Um tramar de si: a escrita nos cadernos de criação como rastro para um dramaturgismo em dança
Torres, Thiago Mota
Caderno de criação
Dramaturgismo
Dança
Escritura
Rastro
title_short Um tramar de si: a escrita nos cadernos de criação como rastro para um dramaturgismo em dança
title_full Um tramar de si: a escrita nos cadernos de criação como rastro para um dramaturgismo em dança
title_fullStr Um tramar de si: a escrita nos cadernos de criação como rastro para um dramaturgismo em dança
title_full_unstemmed Um tramar de si: a escrita nos cadernos de criação como rastro para um dramaturgismo em dança
title_sort Um tramar de si: a escrita nos cadernos de criação como rastro para um dramaturgismo em dança
author Torres, Thiago Mota
author_facet Torres, Thiago Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Patricia de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Thiago Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Caderno de criação
Dramaturgismo
Dança
Escritura
Rastro
topic Caderno de criação
Dramaturgismo
Dança
Escritura
Rastro
description Como podemos pensar um fazer dramaturgismo que, em trânsito, fabule sentidos do movimento escrito-dançado como possíveis rastros de um pensamento, considerando a escrita nos cadernos de criação e a sua relação sensível na construção de sentido no/do corpo dançante? Esta pesquisa parte do conceito de autoetnografiano processo de criação(FORTIN, 2014) para compor uma conversa possível entre os também conceitos de escrita de processo (ROCHA, 2012)e dramaturgismo no processo de criação. Assim,convoca-se um olhar específico às questões que emergem entre os modos de se pesquisar os sentidos em dança e os modos como escrevemos acerca de seus percursos, não como suporte ou justificativa, mas, uma ação que tece sentido entre ambas. A pesquisa trama um diálogo possível–não sobre –mas, em dramaturgia da dança como um conceito operativo da própria dissertação.Deste modo,convido a tramarmos também uma escrita em que o sentido da palavra na dança e seu processo dramatúrgico criam um diálogo possível entre movimento e escritura. Assim, sussurro, tropeço, errância e danscrituras são algumas palavras-provocações que trago durante a pesquisa para pensarmos essa relação de sentido no fazeres da dramaturgia contemporânea em dança.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-16T13:42:26Z
2020-03-16T13:42:26Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORRES, Thiago Mota. Um tramar de si: a escrita nos cadernos de criação como rastro para um dramaturgismo em dança. 2020. 128f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2020.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50746
identifier_str_mv TORRES, Thiago Mota. Um tramar de si: a escrita nos cadernos de criação como rastro para um dramaturgismo em dança. 2020. 128f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2020.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028727801511936