Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Maria Pereira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Soares, Maria Elias, Pereira, Maria Elisaudia de Almeida
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31828
Resumo: Este estudo trata dos letramentos, ou seja, de práticas de oralidade, leitura e escrita que emergem em eventos e práticas sociais relacionados ao uso e à função dos textos que constituem essas práticas. Em nossa sociedade esses eventos se efetivam principalmente pela escrita, mas podem ir além desse mundo, por serem ações discursivas desenvolvidas em instâncias sociais distintas, produzidas de diferentes maneiras, cultural e historicamente. A leitura, a escrita e a oralidade são práticas sociais marcadas pela história e pela cultura e, por isso, contemporaneamente, requerem novas formas de apropriação, uma vez que os recursos multimodais e tecnológicos instituem-lhes maior complexidade. Diante disso, não é mais suficiente ter letramento(s), mas sim (multi)letramentos.[...]
id UFC-7_3dcb1cd58d83f239357ce61cf48d4438
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/31828
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua PortuguesaLíngua portuguesa - LetramentoLetramentoCulturaFunção dos TextosEste estudo trata dos letramentos, ou seja, de práticas de oralidade, leitura e escrita que emergem em eventos e práticas sociais relacionados ao uso e à função dos textos que constituem essas práticas. Em nossa sociedade esses eventos se efetivam principalmente pela escrita, mas podem ir além desse mundo, por serem ações discursivas desenvolvidas em instâncias sociais distintas, produzidas de diferentes maneiras, cultural e historicamente. A leitura, a escrita e a oralidade são práticas sociais marcadas pela história e pela cultura e, por isso, contemporaneamente, requerem novas formas de apropriação, uma vez que os recursos multimodais e tecnológicos instituem-lhes maior complexidade. Diante disso, não é mais suficiente ter letramento(s), mas sim (multi)letramentos.[...]2018-05-10T12:41:52Z2018-05-10T12:41:52Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Ana Maria Pereira; SOARES, Maria Elias; PEREIRA, Maria Elisaudia de Almeida. Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa. IN: JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 24., Natal, setembro de 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012.978-85-7273-930-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31828Lima, Ana Maria PereiraSoares, Maria EliasPereira, Maria Elisaudia de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:04:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31828Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:40.846126Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa
title Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa
spellingShingle Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa
Lima, Ana Maria Pereira
Língua portuguesa - Letramento
Letramento
Cultura
Função dos Textos
title_short Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa
title_full Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa
title_fullStr Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa
title_sort Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa
author Lima, Ana Maria Pereira
author_facet Lima, Ana Maria Pereira
Soares, Maria Elias
Pereira, Maria Elisaudia de Almeida
author_role author
author2 Soares, Maria Elias
Pereira, Maria Elisaudia de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Maria Pereira
Soares, Maria Elias
Pereira, Maria Elisaudia de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Letramento
Letramento
Cultura
Função dos Textos
topic Língua portuguesa - Letramento
Letramento
Cultura
Função dos Textos
description Este estudo trata dos letramentos, ou seja, de práticas de oralidade, leitura e escrita que emergem em eventos e práticas sociais relacionados ao uso e à função dos textos que constituem essas práticas. Em nossa sociedade esses eventos se efetivam principalmente pela escrita, mas podem ir além desse mundo, por serem ações discursivas desenvolvidas em instâncias sociais distintas, produzidas de diferentes maneiras, cultural e historicamente. A leitura, a escrita e a oralidade são práticas sociais marcadas pela história e pela cultura e, por isso, contemporaneamente, requerem novas formas de apropriação, uma vez que os recursos multimodais e tecnológicos instituem-lhes maior complexidade. Diante disso, não é mais suficiente ter letramento(s), mas sim (multi)letramentos.[...]
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-05-10T12:41:52Z
2018-05-10T12:41:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Ana Maria Pereira; SOARES, Maria Elias; PEREIRA, Maria Elisaudia de Almeida. Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa. IN: JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 24., Natal, setembro de 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012.
978-85-7273-930-6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31828
identifier_str_mv LIMA, Ana Maria Pereira; SOARES, Maria Elias; PEREIRA, Maria Elisaudia de Almeida. Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa. IN: JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 24., Natal, setembro de 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012.
978-85-7273-930-6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028763845263360