Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31828 |
Resumo: | Este estudo trata dos letramentos, ou seja, de práticas de oralidade, leitura e escrita que emergem em eventos e práticas sociais relacionados ao uso e à função dos textos que constituem essas práticas. Em nossa sociedade esses eventos se efetivam principalmente pela escrita, mas podem ir além desse mundo, por serem ações discursivas desenvolvidas em instâncias sociais distintas, produzidas de diferentes maneiras, cultural e historicamente. A leitura, a escrita e a oralidade são práticas sociais marcadas pela história e pela cultura e, por isso, contemporaneamente, requerem novas formas de apropriação, uma vez que os recursos multimodais e tecnológicos instituem-lhes maior complexidade. Diante disso, não é mais suficiente ter letramento(s), mas sim (multi)letramentos.[...] |
id |
UFC-7_3dcb1cd58d83f239357ce61cf48d4438 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/31828 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua PortuguesaLíngua portuguesa - LetramentoLetramentoCulturaFunção dos TextosEste estudo trata dos letramentos, ou seja, de práticas de oralidade, leitura e escrita que emergem em eventos e práticas sociais relacionados ao uso e à função dos textos que constituem essas práticas. Em nossa sociedade esses eventos se efetivam principalmente pela escrita, mas podem ir além desse mundo, por serem ações discursivas desenvolvidas em instâncias sociais distintas, produzidas de diferentes maneiras, cultural e historicamente. A leitura, a escrita e a oralidade são práticas sociais marcadas pela história e pela cultura e, por isso, contemporaneamente, requerem novas formas de apropriação, uma vez que os recursos multimodais e tecnológicos instituem-lhes maior complexidade. Diante disso, não é mais suficiente ter letramento(s), mas sim (multi)letramentos.[...]2018-05-10T12:41:52Z2018-05-10T12:41:52Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Ana Maria Pereira; SOARES, Maria Elias; PEREIRA, Maria Elisaudia de Almeida. Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa. IN: JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 24., Natal, setembro de 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012.978-85-7273-930-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31828Lima, Ana Maria PereiraSoares, Maria EliasPereira, Maria Elisaudia de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:04:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31828Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:40.846126Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa |
title |
Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa Lima, Ana Maria Pereira Língua portuguesa - Letramento Letramento Cultura Função dos Textos |
title_short |
Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa |
title_full |
Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa |
title_sort |
Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa |
author |
Lima, Ana Maria Pereira |
author_facet |
Lima, Ana Maria Pereira Soares, Maria Elias Pereira, Maria Elisaudia de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Maria Elias Pereira, Maria Elisaudia de Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ana Maria Pereira Soares, Maria Elias Pereira, Maria Elisaudia de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Letramento Letramento Cultura Função dos Textos |
topic |
Língua portuguesa - Letramento Letramento Cultura Função dos Textos |
description |
Este estudo trata dos letramentos, ou seja, de práticas de oralidade, leitura e escrita que emergem em eventos e práticas sociais relacionados ao uso e à função dos textos que constituem essas práticas. Em nossa sociedade esses eventos se efetivam principalmente pela escrita, mas podem ir além desse mundo, por serem ações discursivas desenvolvidas em instâncias sociais distintas, produzidas de diferentes maneiras, cultural e historicamente. A leitura, a escrita e a oralidade são práticas sociais marcadas pela história e pela cultura e, por isso, contemporaneamente, requerem novas formas de apropriação, uma vez que os recursos multimodais e tecnológicos instituem-lhes maior complexidade. Diante disso, não é mais suficiente ter letramento(s), mas sim (multi)letramentos.[...] |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2018-05-10T12:41:52Z 2018-05-10T12:41:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Ana Maria Pereira; SOARES, Maria Elias; PEREIRA, Maria Elisaudia de Almeida. Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa. IN: JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 24., Natal, setembro de 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012. 978-85-7273-930-6 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31828 |
identifier_str_mv |
LIMA, Ana Maria Pereira; SOARES, Maria Elias; PEREIRA, Maria Elisaudia de Almeida. Práticas de (multi)letramentos na aula de Língua Portuguesa. IN: JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 24., Natal, setembro de 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012. 978-85-7273-930-6 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028763845263360 |