AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1054 |
Resumo: | O termo “práticas de letramento“ (STREET, 1984, p. 1 apud STREET, 2003) foi empregado como um meio de enfocar “práticas sociais e concepções de leitura e escrita”. Com o objetivo de verificar quais concepções de letramento e de práticas de letramento circulam na formação de professores de Língua Portuguesa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados em periódicos online classificados em WebQualis A1, A2 e B1, na área de Linguística. Os conceitos centrais abordados na pesquisa seguem a linha teórica de Brian Street (2003) e Roxane Rojo (2009) para (multi) letramento(s) e Angela Kleiman (1995, 2005, 2007) especificamente para letramento do professor. A análise aponta para as práticas relacionadas com a leitura e a escrita nas atividades da vida social, destacando-se o uso de memórias como um dos gêneros discursivos utilizados nas práticas de letramento do professor. |
id |
URI-2_136195843736ac860be4806ba2f3ddf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/1054 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESALinguísticaLeitura; Letramento; Práticas de letramento; Língua portuguesaEstudos LinguísticosO termo “práticas de letramento“ (STREET, 1984, p. 1 apud STREET, 2003) foi empregado como um meio de enfocar “práticas sociais e concepções de leitura e escrita”. Com o objetivo de verificar quais concepções de letramento e de práticas de letramento circulam na formação de professores de Língua Portuguesa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados em periódicos online classificados em WebQualis A1, A2 e B1, na área de Linguística. Os conceitos centrais abordados na pesquisa seguem a linha teórica de Brian Street (2003) e Roxane Rojo (2009) para (multi) letramento(s) e Angela Kleiman (1995, 2005, 2007) especificamente para letramento do professor. A análise aponta para as práticas relacionadas com a leitura e a escrita nas atividades da vida social, destacando-se o uso de memórias como um dos gêneros discursivos utilizados nas práticas de letramento do professor.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesAssis-Brasil, Angela Medeiros2014-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1054Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 197-212Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 197-2121984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1054/1676info:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-15T12:43:36Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1054Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2014-04-15T12:43:36Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA Assis-Brasil, Angela Medeiros Linguística Leitura; Letramento; Práticas de letramento; Língua portuguesa Estudos Linguísticos |
title_short |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_fullStr |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full_unstemmed |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_sort |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA |
author |
Assis-Brasil, Angela Medeiros |
author_facet |
Assis-Brasil, Angela Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis-Brasil, Angela Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Leitura; Letramento; Práticas de letramento; Língua portuguesa Estudos Linguísticos |
topic |
Linguística Leitura; Letramento; Práticas de letramento; Língua portuguesa Estudos Linguísticos |
description |
O termo “práticas de letramento“ (STREET, 1984, p. 1 apud STREET, 2003) foi empregado como um meio de enfocar “práticas sociais e concepções de leitura e escrita”. Com o objetivo de verificar quais concepções de letramento e de práticas de letramento circulam na formação de professores de Língua Portuguesa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados em periódicos online classificados em WebQualis A1, A2 e B1, na área de Linguística. Os conceitos centrais abordados na pesquisa seguem a linha teórica de Brian Street (2003) e Roxane Rojo (2009) para (multi) letramento(s) e Angela Kleiman (1995, 2005, 2007) especificamente para letramento do professor. A análise aponta para as práticas relacionadas com a leitura e a escrita nas atividades da vida social, destacando-se o uso de memórias como um dos gêneros discursivos utilizados nas práticas de letramento do professor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1054 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1054/1676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 197-212 Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 197-212 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1798329465414090752 |