AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis-Brasil, Angela Medeiros
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1054
Resumo: O termo “práticas de letramento“ (STREET, 1984, p. 1 apud STREET, 2003) foi empregado como um meio de enfocar “práticas sociais e concepções de leitura e escrita”. Com o objetivo de verificar quais concepções de letramento e de práticas de letramento circulam na formação de professores de Língua Portuguesa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados em periódicos online classificados em WebQualis A1, A2 e B1, na área de Linguística.  Os conceitos centrais abordados na pesquisa seguem a linha teórica de Brian Street (2003) e Roxane Rojo (2009) para (multi) letramento(s) e Angela Kleiman (1995, 2005, 2007) especificamente para letramento do professor. A análise aponta para as práticas relacionadas com a leitura e a escrita nas atividades da vida social, destacando-se o uso de memórias como um dos gêneros discursivos utilizados nas práticas de letramento do professor.
id URI-2_136195843736ac860be4806ba2f3ddf5
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1054
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESALinguísticaLeitura; Letramento; Práticas de letramento; Língua portuguesaEstudos LinguísticosO termo “práticas de letramento“ (STREET, 1984, p. 1 apud STREET, 2003) foi empregado como um meio de enfocar “práticas sociais e concepções de leitura e escrita”. Com o objetivo de verificar quais concepções de letramento e de práticas de letramento circulam na formação de professores de Língua Portuguesa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados em periódicos online classificados em WebQualis A1, A2 e B1, na área de Linguística.  Os conceitos centrais abordados na pesquisa seguem a linha teórica de Brian Street (2003) e Roxane Rojo (2009) para (multi) letramento(s) e Angela Kleiman (1995, 2005, 2007) especificamente para letramento do professor. A análise aponta para as práticas relacionadas com a leitura e a escrita nas atividades da vida social, destacando-se o uso de memórias como um dos gêneros discursivos utilizados nas práticas de letramento do professor.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesAssis-Brasil, Angela Medeiros2014-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1054Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 197-212Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 197-2121984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1054/1676info:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-15T12:43:36Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1054Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2014-04-15T12:43:36Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
title AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
spellingShingle AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Assis-Brasil, Angela Medeiros
Linguística
Leitura; Letramento; Práticas de letramento; Língua portuguesa
Estudos Linguísticos
title_short AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_fullStr AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full_unstemmed AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_sort AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
author Assis-Brasil, Angela Medeiros
author_facet Assis-Brasil, Angela Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis-Brasil, Angela Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Leitura; Letramento; Práticas de letramento; Língua portuguesa
Estudos Linguísticos
topic Linguística
Leitura; Letramento; Práticas de letramento; Língua portuguesa
Estudos Linguísticos
description O termo “práticas de letramento“ (STREET, 1984, p. 1 apud STREET, 2003) foi empregado como um meio de enfocar “práticas sociais e concepções de leitura e escrita”. Com o objetivo de verificar quais concepções de letramento e de práticas de letramento circulam na formação de professores de Língua Portuguesa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados em periódicos online classificados em WebQualis A1, A2 e B1, na área de Linguística.  Os conceitos centrais abordados na pesquisa seguem a linha teórica de Brian Street (2003) e Roxane Rojo (2009) para (multi) letramento(s) e Angela Kleiman (1995, 2005, 2007) especificamente para letramento do professor. A análise aponta para as práticas relacionadas com a leitura e a escrita nas atividades da vida social, destacando-se o uso de memórias como um dos gêneros discursivos utilizados nas práticas de letramento do professor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1054
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1054/1676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 197-212
Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 197-212
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1798329465414090752