A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47254 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo explanar algumas conceituações filosóficas sobre a palavra estética, demonstrando a reverberação e importância das suas ações práticas e efetivas em sala de aula como construtor crítico e social. A pesquisa tem como base teórica os estudos de Jorge Larrosa, Marcos Villela e a Poética de Aristóteles como estimulador a questionamentos e propulsor de vivências que venham auxiliar na ligação intrínseca pensamento/corpo. Como proposta prática na sala de aula, realizamos uma construção escultural da deusa de Willendorf em sabonetes junto de leituras dos autores citados acima, seguido de debates sobre as sensações, os saberes construídos ou desconstruídos e demais percepções obtidas, mesmo sendo elas negativas. As aulas foram realizadas na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha com os alunos de primeiro ano do curso técnico de Administração. O título do trabalho demonstrado como Observ (ação) nos remete a esta constante busca do observar o outro, a si, a observar as sensações que perpassam pelo corpo e principalmente agir diante daquilo que lhe é proposto. É uma ação diante daquilo que se fez parado. Para-se para melhor absorver; e age-se como resposta ativa daquilo que se foi absorvido, sentido. Esta inicial pesquisa nos revelou necessária quanto a novas ressignificações, olhares e principalmente novo sentir, tendo em vista que a estética é exatamente esse momento de pausa para sentir e compreender o que estamos sentindo. |
id |
UFC-7_3ddc10acaf8145b17f221ff4481ddb76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47254 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arteEstéticaSaberSentirO presente trabalho tem como objetivo explanar algumas conceituações filosóficas sobre a palavra estética, demonstrando a reverberação e importância das suas ações práticas e efetivas em sala de aula como construtor crítico e social. A pesquisa tem como base teórica os estudos de Jorge Larrosa, Marcos Villela e a Poética de Aristóteles como estimulador a questionamentos e propulsor de vivências que venham auxiliar na ligação intrínseca pensamento/corpo. Como proposta prática na sala de aula, realizamos uma construção escultural da deusa de Willendorf em sabonetes junto de leituras dos autores citados acima, seguido de debates sobre as sensações, os saberes construídos ou desconstruídos e demais percepções obtidas, mesmo sendo elas negativas. As aulas foram realizadas na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha com os alunos de primeiro ano do curso técnico de Administração. O título do trabalho demonstrado como Observ (ação) nos remete a esta constante busca do observar o outro, a si, a observar as sensações que perpassam pelo corpo e principalmente agir diante daquilo que lhe é proposto. É uma ação diante daquilo que se fez parado. Para-se para melhor absorver; e age-se como resposta ativa daquilo que se foi absorvido, sentido. Esta inicial pesquisa nos revelou necessária quanto a novas ressignificações, olhares e principalmente novo sentir, tendo em vista que a estética é exatamente esse momento de pausa para sentir e compreender o que estamos sentindo.FAEB - UFMS2019-10-30T15:45:40Z2019-10-30T15:45:40Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVÁSQUEZ, Héctor Andrés Briones; HOLANDA, Bianca Rodrigues; BARBOSA, Lucas Siqueira Gomes. A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 27.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTE/EDUCADORES, 5.; SEMINÁRIO DE CULTURA E EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 2., 14-18 nov. 2017, Campo Grande(MS). Anais... Campo Grande (MS): UFFR, 2017. p. 366-377. Tema: “Enquanto esse velho trem atravessa...”: outros caminhos na experimentação e na formação docente em Arte.2525-880X (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47254Vásquez, Héctor Andrés BrionesHolanda, Bianca RodriguesBarbosa, Lucas Siqueira Gomesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-05T22:54:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47254Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:37.791030Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte |
title |
A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte |
spellingShingle |
A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte Vásquez, Héctor Andrés Briones Estética Saber Sentir |
title_short |
A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte |
title_full |
A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte |
title_fullStr |
A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte |
title_full_unstemmed |
A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte |
title_sort |
A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte |
author |
Vásquez, Héctor Andrés Briones |
author_facet |
Vásquez, Héctor Andrés Briones Holanda, Bianca Rodrigues Barbosa, Lucas Siqueira Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Holanda, Bianca Rodrigues Barbosa, Lucas Siqueira Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vásquez, Héctor Andrés Briones Holanda, Bianca Rodrigues Barbosa, Lucas Siqueira Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estética Saber Sentir |
topic |
Estética Saber Sentir |
description |
O presente trabalho tem como objetivo explanar algumas conceituações filosóficas sobre a palavra estética, demonstrando a reverberação e importância das suas ações práticas e efetivas em sala de aula como construtor crítico e social. A pesquisa tem como base teórica os estudos de Jorge Larrosa, Marcos Villela e a Poética de Aristóteles como estimulador a questionamentos e propulsor de vivências que venham auxiliar na ligação intrínseca pensamento/corpo. Como proposta prática na sala de aula, realizamos uma construção escultural da deusa de Willendorf em sabonetes junto de leituras dos autores citados acima, seguido de debates sobre as sensações, os saberes construídos ou desconstruídos e demais percepções obtidas, mesmo sendo elas negativas. As aulas foram realizadas na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha com os alunos de primeiro ano do curso técnico de Administração. O título do trabalho demonstrado como Observ (ação) nos remete a esta constante busca do observar o outro, a si, a observar as sensações que perpassam pelo corpo e principalmente agir diante daquilo que lhe é proposto. É uma ação diante daquilo que se fez parado. Para-se para melhor absorver; e age-se como resposta ativa daquilo que se foi absorvido, sentido. Esta inicial pesquisa nos revelou necessária quanto a novas ressignificações, olhares e principalmente novo sentir, tendo em vista que a estética é exatamente esse momento de pausa para sentir e compreender o que estamos sentindo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-10-30T15:45:40Z 2019-10-30T15:45:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VÁSQUEZ, Héctor Andrés Briones; HOLANDA, Bianca Rodrigues; BARBOSA, Lucas Siqueira Gomes. A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 27.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTE/EDUCADORES, 5.; SEMINÁRIO DE CULTURA E EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 2., 14-18 nov. 2017, Campo Grande(MS). Anais... Campo Grande (MS): UFFR, 2017. p. 366-377. Tema: “Enquanto esse velho trem atravessa...”: outros caminhos na experimentação e na formação docente em Arte. 2525-880X (online) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47254 |
identifier_str_mv |
VÁSQUEZ, Héctor Andrés Briones; HOLANDA, Bianca Rodrigues; BARBOSA, Lucas Siqueira Gomes. A observ (ação) da educação sob o sentir estético da arte. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 27.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTE/EDUCADORES, 5.; SEMINÁRIO DE CULTURA E EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 2., 14-18 nov. 2017, Campo Grande(MS). Anais... Campo Grande (MS): UFFR, 2017. p. 366-377. Tema: “Enquanto esse velho trem atravessa...”: outros caminhos na experimentação e na formação docente em Arte. 2525-880X (online) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FAEB - UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
FAEB - UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028974200094720 |