A educação a distância e o processo de mercantilização do ensino superior
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45470 |
Resumo: | Este artigo analisa a Educação a Distância (EAD) e o processo de mercantilização do ensino superior pelo qual atravessa a educação no contexto histórico diante da crise estrutural do capital. Para tanto, observamos a função que a EAD assumiu como meta de democratização do acesso ao ensino superior na esfera pública e privada. Mészáros (2011), por exemplo já alertava-nos que vivenciamos uma crise na estrutura do capital e suas consequências reverberam em todos os palcos sociais. Já, Jimenez, Mendes Segundo e Rabelo (2009), por sua vez, articula que a Educação para Todos (EPT) constitui em necessidade do capital para sua reprodução. Compreendemos, ainda, que a EAD exerce um papel de intensificação na precarização das atividades do professor. O Banco Mundial (BM) e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) atrelam a EAD como condição à formação para a cidadania e a empregabilidade da força de trabalho e do mercado. |
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