A escola regular e os desafios da inclusão: aspectos conceituais e operacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Disneylândia Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Freire, Cristiane de Fátima Costa, Costa, Maria da Conceição
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54723
Resumo: Objetiva-se, nesse escrito, refletir sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como uma política de inclusão da criança, jovem ou adulto com deficiência na rede regular de ensino. As discussões em pauta são resultantes de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo, desenvolvida na perspectiva de caracterizar o AEE, enquanto política de inclusão na Educação Básica. Em conformidade com a Constituição Federal (BRASIL, 1988) a pessoa com deficiência tem direito ao atendimento educacional especializado, e o Estado, por sua vez, deverá garantir-lhe todos os recursos arquitetônicos, tecnológicos, pedagógicos e humanos que forem necessários ao seu aprendizado. A LDB em vigor trata da Educação Especial no capítulo V, entendendo-a como modalidade de ensino oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (BRASIL, 2009) regulamentam que a matrícula no AEE só poderá ocorrer mediante matricula e frequência dos discentes nas salas de ensino regular, mesmo que o atendimento seja efetuado em outra escola pública, em instituições de atendimento especializado públicas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos. Conclui-se que o AEE entendido como um serviço de educação desenvolvido na rede regular de ensino cujas funções são: apoiar o desenvolvimento do discente com deficiência, transtornos gerais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; disponibilizar o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação; adequar e produzir materiais didáticos e pedagógicos com vistas as necessidades discentes; oferecer tecnologia assistiva, apresenta-se como meio efetivo de promover a inclusão.
id UFC-7_3e4fcb68376089a422943bc05b111352
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54723
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A escola regular e os desafios da inclusão: aspectos conceituais e operacionaisEducação inclusivaEducação especialAlfabetizaçãoAcompanhamento educacional especializadoFormação de professoresPráticas pedagógicasPedagogia - acessibilidadePessoa com deficiênciaInclusão socioeducacionalObjetiva-se, nesse escrito, refletir sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como uma política de inclusão da criança, jovem ou adulto com deficiência na rede regular de ensino. As discussões em pauta são resultantes de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo, desenvolvida na perspectiva de caracterizar o AEE, enquanto política de inclusão na Educação Básica. Em conformidade com a Constituição Federal (BRASIL, 1988) a pessoa com deficiência tem direito ao atendimento educacional especializado, e o Estado, por sua vez, deverá garantir-lhe todos os recursos arquitetônicos, tecnológicos, pedagógicos e humanos que forem necessários ao seu aprendizado. A LDB em vigor trata da Educação Especial no capítulo V, entendendo-a como modalidade de ensino oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (BRASIL, 2009) regulamentam que a matrícula no AEE só poderá ocorrer mediante matricula e frequência dos discentes nas salas de ensino regular, mesmo que o atendimento seja efetuado em outra escola pública, em instituições de atendimento especializado públicas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos. Conclui-se que o AEE entendido como um serviço de educação desenvolvido na rede regular de ensino cujas funções são: apoiar o desenvolvimento do discente com deficiência, transtornos gerais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; disponibilizar o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação; adequar e produzir materiais didáticos e pedagógicos com vistas as necessidades discentes; oferecer tecnologia assistiva, apresenta-se como meio efetivo de promover a inclusão.2020-10-17T04:29:46Z2020-10-17T04:29:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRIBEIRO, Disneylândia Maria; FREIRE, Cristiane de Fátima Costa; COSTA, Maria da Conceição. A escola regular e os desafios da inclusão: aspectos conceituais e operacionais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015, Campina Grande. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54723Ribeiro, Disneylândia MariaFreire, Cristiane de Fátima CostaCosta, Maria da Conceiçãoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T19:09:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54723Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:01.268625Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola regular e os desafios da inclusão: aspectos conceituais e operacionais
title A escola regular e os desafios da inclusão: aspectos conceituais e operacionais
spellingShingle A escola regular e os desafios da inclusão: aspectos conceituais e operacionais
Ribeiro, Disneylândia Maria
Educação inclusiva
Educação especial
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Pessoa com deficiência
Inclusão socioeducacional
title_short A escola regular e os desafios da inclusão: aspectos conceituais e operacionais
title_full A escola regular e os desafios da inclusão: aspectos conceituais e operacionais
title_fullStr A escola regular e os desafios da inclusão: aspectos conceituais e operacionais
title_full_unstemmed A escola regular e os desafios da inclusão: aspectos conceituais e operacionais
title_sort A escola regular e os desafios da inclusão: aspectos conceituais e operacionais
author Ribeiro, Disneylândia Maria
author_facet Ribeiro, Disneylândia Maria
Freire, Cristiane de Fátima Costa
Costa, Maria da Conceição
author_role author
author2 Freire, Cristiane de Fátima Costa
Costa, Maria da Conceição
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Disneylândia Maria
Freire, Cristiane de Fátima Costa
Costa, Maria da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação especial
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Pessoa com deficiência
Inclusão socioeducacional
topic Educação inclusiva
Educação especial
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Pessoa com deficiência
Inclusão socioeducacional
description Objetiva-se, nesse escrito, refletir sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como uma política de inclusão da criança, jovem ou adulto com deficiência na rede regular de ensino. As discussões em pauta são resultantes de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo, desenvolvida na perspectiva de caracterizar o AEE, enquanto política de inclusão na Educação Básica. Em conformidade com a Constituição Federal (BRASIL, 1988) a pessoa com deficiência tem direito ao atendimento educacional especializado, e o Estado, por sua vez, deverá garantir-lhe todos os recursos arquitetônicos, tecnológicos, pedagógicos e humanos que forem necessários ao seu aprendizado. A LDB em vigor trata da Educação Especial no capítulo V, entendendo-a como modalidade de ensino oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (BRASIL, 2009) regulamentam que a matrícula no AEE só poderá ocorrer mediante matricula e frequência dos discentes nas salas de ensino regular, mesmo que o atendimento seja efetuado em outra escola pública, em instituições de atendimento especializado públicas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos. Conclui-se que o AEE entendido como um serviço de educação desenvolvido na rede regular de ensino cujas funções são: apoiar o desenvolvimento do discente com deficiência, transtornos gerais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; disponibilizar o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação; adequar e produzir materiais didáticos e pedagógicos com vistas as necessidades discentes; oferecer tecnologia assistiva, apresenta-se como meio efetivo de promover a inclusão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-10-17T04:29:46Z
2020-10-17T04:29:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Disneylândia Maria; FREIRE, Cristiane de Fátima Costa; COSTA, Maria da Conceição. A escola regular e os desafios da inclusão: aspectos conceituais e operacionais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015, Campina Grande. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2015.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54723
identifier_str_mv RIBEIRO, Disneylândia Maria; FREIRE, Cristiane de Fátima Costa; COSTA, Maria da Conceição. A escola regular e os desafios da inclusão: aspectos conceituais e operacionais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015, Campina Grande. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2015.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028864356515840