Formação docente: contribuições da monitoria em estudos sócio-históricos e culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Gabrielle Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Roger Freitas da, Lima, Marcos Antônio Martins
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42428
Resumo: Entende-se que o docente, em sua formação deve buscar compreender o fenômeno educação profundamente, ou seja, considerando aspectos históricos, filosóficos, antropológicos, sociológicos, econômicos e políticos. Partindo deste pensamento, busca-se refletir sobre o papel da sociologia educacional, tendo como base o fenômeno educativo, fazendo parte do processo social. Para esse fim, serão explicitados os pensamentos de Auguste Comte (1798- 1857), Emile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920), e Karl Marx (1818-1885), identificando seus princípios, formas de percepção/analise da sociedade e da educação. Tomando por base as ideias defendidas por Tosi Rodrigues (2004) é preciso entender que em uma sociedade em transformação, conhecer a experiência passada não resolve todos os problemas presentes, mas a intuição pode nortear-se através da ação de educadores perspicazes. A história procura compreender o desenrolar dos acontecimentos passados em determinada sociedade, na individualidade única, contribuindo para a interpretação do seu estado atual [...]
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