Formação docente: contribuições da monitoria em estudos sócio-históricos e culturais
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42428 |
Resumo: | Entende-se que o docente, em sua formação deve buscar compreender o fenômeno educação profundamente, ou seja, considerando aspectos históricos, filosóficos, antropológicos, sociológicos, econômicos e políticos. Partindo deste pensamento, busca-se refletir sobre o papel da sociologia educacional, tendo como base o fenômeno educativo, fazendo parte do processo social. Para esse fim, serão explicitados os pensamentos de Auguste Comte (1798- 1857), Emile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920), e Karl Marx (1818-1885), identificando seus princípios, formas de percepção/analise da sociedade e da educação. Tomando por base as ideias defendidas por Tosi Rodrigues (2004) é preciso entender que em uma sociedade em transformação, conhecer a experiência passada não resolve todos os problemas presentes, mas a intuição pode nortear-se através da ação de educadores perspicazes. A história procura compreender o desenrolar dos acontecimentos passados em determinada sociedade, na individualidade única, contribuindo para a interpretação do seu estado atual [...] |
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Formação docente: contribuições da monitoria em estudos sócio-históricos e culturaisFormação de professoresMonitoria em estudos sócio-históricos e culturaisSociologia educacionalHistória da EducaçãoEntende-se que o docente, em sua formação deve buscar compreender o fenômeno educação profundamente, ou seja, considerando aspectos históricos, filosóficos, antropológicos, sociológicos, econômicos e políticos. Partindo deste pensamento, busca-se refletir sobre o papel da sociologia educacional, tendo como base o fenômeno educativo, fazendo parte do processo social. Para esse fim, serão explicitados os pensamentos de Auguste Comte (1798- 1857), Emile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920), e Karl Marx (1818-1885), identificando seus princípios, formas de percepção/analise da sociedade e da educação. Tomando por base as ideias defendidas por Tosi Rodrigues (2004) é preciso entender que em uma sociedade em transformação, conhecer a experiência passada não resolve todos os problemas presentes, mas a intuição pode nortear-se através da ação de educadores perspicazes. A história procura compreender o desenrolar dos acontecimentos passados em determinada sociedade, na individualidade única, contribuindo para a interpretação do seu estado atual [...]IMPRECE2019-06-05T13:21:28Z2019-06-05T13:21:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMARINHO, Gabrielle Silva; COSTA, Roger Freitas da; LIMA, Marcos Antônio Martins. Formação docente: contribuições da monitoria em estudos sócio-históricos e culturais. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1923-1928.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42428Marinho, Gabrielle SilvaCosta, Roger Freitas daLima, Marcos Antônio Martinsporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T21:02:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42428Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:35.118491Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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