Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10985 |
Resumo: | Este texto relata uma pesquisa que procurou analisar as contribuições da formação realizada com os monitores de/para Educação Especial do município de Arroio Grande/RS, decorrentes de um processo com base no debate com os professores da escola. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, intervencionista, do tipo pedagógica. Os sujeitos participantes foram cinco monitores e seis professores. Para avaliar a intervenção, foram utilizadas a observação, a análise documental e as entrevistas. Como forma de analisar os dados, foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados foram descritos por meio de três categorias: “A recepção (pedagógica) aos monitores”; “Quem orienta o trabalho do monitor? O professor”; “Os debates e as aprendizagens dos monitores”. Os resultados apontam para as aprendizagens dos monitores, embora, salienta-se que seja urgente repensar uma melhor organização do processo de seleção de monitores para atuarem em Educação Especial. |
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Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais Psicologia educacionalEducação inclusivaFormação de professoresMonitoresEste texto relata uma pesquisa que procurou analisar as contribuições da formação realizada com os monitores de/para Educação Especial do município de Arroio Grande/RS, decorrentes de um processo com base no debate com os professores da escola. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, intervencionista, do tipo pedagógica. Os sujeitos participantes foram cinco monitores e seis professores. Para avaliar a intervenção, foram utilizadas a observação, a análise documental e as entrevistas. Como forma de analisar os dados, foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados foram descritos por meio de três categorias: “A recepção (pedagógica) aos monitores”; “Quem orienta o trabalho do monitor? O professor”; “Os debates e as aprendizagens dos monitores”. Os resultados apontam para as aprendizagens dos monitores, embora, salienta-se que seja urgente repensar uma melhor organização do processo de seleção de monitores para atuarem em Educação Especial.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1098510.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10985Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 179-1962177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10985/8256https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10985/8293Copyright (c) 2021 Claudete Ferreira, Bento Selau, Cristina Boéssiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Claudete BotelhoSelau, BentoBoéssio, Cristina2021-07-27T22:50:17Zoai:ojs.192.168.5.50:article/10985Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-07-27T22:50:17Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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