Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Claudete Botelho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Selau, Bento, Boéssio, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10985
Resumo: Este texto relata uma pesquisa que procurou analisar as contribuições da formação realizada com os monitores de/para Educação Especial do município de Arroio Grande/RS, decorrentes de um processo com base no debate com os professores da escola. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, intervencionista, do tipo pedagógica. Os sujeitos participantes foram cinco monitores e seis professores. Para avaliar a intervenção, foram utilizadas a observação, a análise documental e as entrevistas. Como forma de analisar os dados, foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados foram descritos por meio de três categorias: “A recepção (pedagógica) aos monitores”; “Quem orienta o trabalho do monitor? O professor”; “Os debates e as aprendizagens dos monitores”. Os resultados apontam para as aprendizagens dos monitores, embora, salienta-se que seja urgente repensar uma melhor organização do processo de seleção de monitores para atuarem em Educação Especial.
id UNEB-5_03f8bd90c50fbb525d7a8be1a099e2e4
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/10985
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais Psicologia educacionalEducação inclusivaFormação de professoresMonitoresEste texto relata uma pesquisa que procurou analisar as contribuições da formação realizada com os monitores de/para Educação Especial do município de Arroio Grande/RS, decorrentes de um processo com base no debate com os professores da escola. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, intervencionista, do tipo pedagógica. Os sujeitos participantes foram cinco monitores e seis professores. Para avaliar a intervenção, foram utilizadas a observação, a análise documental e as entrevistas. Como forma de analisar os dados, foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados foram descritos por meio de três categorias: “A recepção (pedagógica) aos monitores”; “Quem orienta o trabalho do monitor? O professor”; “Os debates e as aprendizagens dos monitores”. Os resultados apontam para as aprendizagens dos monitores, embora, salienta-se que seja urgente repensar uma melhor organização do processo de seleção de monitores para atuarem em Educação Especial.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1098510.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10985Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 179-1962177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10985/8256https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10985/8293Copyright (c) 2021 Claudete Ferreira, Bento Selau, Cristina Boéssiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Claudete BotelhoSelau, BentoBoéssio, Cristina2021-07-27T22:50:17Zoai:ojs.192.168.5.50:article/10985Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-07-27T22:50:17Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais
title Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais
spellingShingle Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais
Ferreira, Claudete Botelho
Psicologia educacional
Educação inclusiva
Formação de professores
Monitores
title_short Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais
title_full Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais
title_fullStr Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais
title_full_unstemmed Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais
title_sort Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais
author Ferreira, Claudete Botelho
author_facet Ferreira, Claudete Botelho
Selau, Bento
Boéssio, Cristina
author_role author
author2 Selau, Bento
Boéssio, Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Claudete Botelho
Selau, Bento
Boéssio, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Educação inclusiva
Formação de professores
Monitores
topic Psicologia educacional
Educação inclusiva
Formação de professores
Monitores
description Este texto relata uma pesquisa que procurou analisar as contribuições da formação realizada com os monitores de/para Educação Especial do município de Arroio Grande/RS, decorrentes de um processo com base no debate com os professores da escola. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, intervencionista, do tipo pedagógica. Os sujeitos participantes foram cinco monitores e seis professores. Para avaliar a intervenção, foram utilizadas a observação, a análise documental e as entrevistas. Como forma de analisar os dados, foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados foram descritos por meio de três categorias: “A recepção (pedagógica) aos monitores”; “Quem orienta o trabalho do monitor? O professor”; “Os debates e as aprendizagens dos monitores”. Os resultados apontam para as aprendizagens dos monitores, embora, salienta-se que seja urgente repensar uma melhor organização do processo de seleção de monitores para atuarem em Educação Especial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10985
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10985
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10985
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10985/8256
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10985/8293
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Claudete Ferreira, Bento Selau, Cristina Boéssio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Claudete Ferreira, Bento Selau, Cristina Boéssio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 179-196
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v6.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321118232182784