PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Francisco Aislan da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maia, Paulo Henrique Mendes, Basílio, Jezmael Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44123
Resumo: Gamification can be used as an interaction strategy that can stimulate the engagement of the public involved. This article presents the ProGame, a gamified environment that allows students to train through challenges for the mathematics tests of the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceara (SPAECE). The usability of the environment was validated by 34 students ´ of a class of the first year of high school in a state school in Ceara.
id UFC-7_3f46b681cd7181f7fed3ef9da0799543
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44123
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do CearaEducaçãoEducação básicaProGame (Software)Gamification can be used as an interaction strategy that can stimulate the engagement of the public involved. This article presents the ProGame, a gamified environment that allows students to train through challenges for the mathematics tests of the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceara (SPAECE). The usability of the environment was validated by 34 students ´ of a class of the first year of high school in a state school in Ceara.Gamificação pode ser utilizada como uma estratégia de interação que pode estimular o engajamento do publico envolvido. Este artigo apresenta o ProGame, um ambiente gamificado que permite estudantes treinarem por meio desafios para as provas de matemática do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). A usabilidade do ambiente foi validada por 34 alunos de uma turma do 1o ano do ensino médio de uma escola estadual do Ceara.UFSCar2019-07-25T13:23:25Z2019-07-25T13:23:25Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFREITAS, Francisco Aislan da Silva; MAIA, Paulo Henrique Mendes; BASÍLIO, Jezmael Oliveira. PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1032-1041.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44123Freitas, Francisco Aislan da SilvaMaia, Paulo Henrique MendesBasílio, Jezmael Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T13:23:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44123Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-07-25T13:23:25Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara
title PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara
spellingShingle PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara
Freitas, Francisco Aislan da Silva
Educação
Educação básica
ProGame (Software)
title_short PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara
title_full PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara
title_fullStr PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara
title_full_unstemmed PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara
title_sort PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara
author Freitas, Francisco Aislan da Silva
author_facet Freitas, Francisco Aislan da Silva
Maia, Paulo Henrique Mendes
Basílio, Jezmael Oliveira
author_role author
author2 Maia, Paulo Henrique Mendes
Basílio, Jezmael Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Francisco Aislan da Silva
Maia, Paulo Henrique Mendes
Basílio, Jezmael Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação básica
ProGame (Software)
topic Educação
Educação básica
ProGame (Software)
description Gamification can be used as an interaction strategy that can stimulate the engagement of the public involved. This article presents the ProGame, a gamified environment that allows students to train through challenges for the mathematics tests of the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceara (SPAECE). The usability of the environment was validated by 34 students ´ of a class of the first year of high school in a state school in Ceara.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-25T13:23:25Z
2019-07-25T13:23:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Francisco Aislan da Silva; MAIA, Paulo Henrique Mendes; BASÍLIO, Jezmael Oliveira. PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1032-1041.
2316 8889
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44123
identifier_str_mv FREITAS, Francisco Aislan da Silva; MAIA, Paulo Henrique Mendes; BASÍLIO, Jezmael Oliveira. PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1032-1041.
2316 8889
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv UFSCar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806727160594432