PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44123 |
Resumo: | Gamification can be used as an interaction strategy that can stimulate the engagement of the public involved. This article presents the ProGame, a gamified environment that allows students to train through challenges for the mathematics tests of the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceara (SPAECE). The usability of the environment was validated by 34 students ´ of a class of the first year of high school in a state school in Ceara. |
id |
UFC-7_3f46b681cd7181f7fed3ef9da0799543 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44123 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do CearaEducaçãoEducação básicaProGame (Software)Gamification can be used as an interaction strategy that can stimulate the engagement of the public involved. This article presents the ProGame, a gamified environment that allows students to train through challenges for the mathematics tests of the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceara (SPAECE). The usability of the environment was validated by 34 students ´ of a class of the first year of high school in a state school in Ceara.Gamificação pode ser utilizada como uma estratégia de interação que pode estimular o engajamento do publico envolvido. Este artigo apresenta o ProGame, um ambiente gamificado que permite estudantes treinarem por meio desafios para as provas de matemática do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). A usabilidade do ambiente foi validada por 34 alunos de uma turma do 1o ano do ensino médio de uma escola estadual do Ceara.UFSCar2019-07-25T13:23:25Z2019-07-25T13:23:25Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFREITAS, Francisco Aislan da Silva; MAIA, Paulo Henrique Mendes; BASÍLIO, Jezmael Oliveira. PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1032-1041.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44123Freitas, Francisco Aislan da SilvaMaia, Paulo Henrique MendesBasílio, Jezmael Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T13:23:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44123Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-07-25T13:23:25Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara |
title |
PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara |
spellingShingle |
PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara Freitas, Francisco Aislan da Silva Educação Educação básica ProGame (Software) |
title_short |
PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara |
title_full |
PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara |
title_fullStr |
PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara |
title_full_unstemmed |
PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara |
title_sort |
PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceara |
author |
Freitas, Francisco Aislan da Silva |
author_facet |
Freitas, Francisco Aislan da Silva Maia, Paulo Henrique Mendes Basílio, Jezmael Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Paulo Henrique Mendes Basílio, Jezmael Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Francisco Aislan da Silva Maia, Paulo Henrique Mendes Basílio, Jezmael Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação básica ProGame (Software) |
topic |
Educação Educação básica ProGame (Software) |
description |
Gamification can be used as an interaction strategy that can stimulate the engagement of the public involved. This article presents the ProGame, a gamified environment that allows students to train through challenges for the mathematics tests of the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceara (SPAECE). The usability of the environment was validated by 34 students ´ of a class of the first year of high school in a state school in Ceara. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-25T13:23:25Z 2019-07-25T13:23:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FREITAS, Francisco Aislan da Silva; MAIA, Paulo Henrique Mendes; BASÍLIO, Jezmael Oliveira. PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1032-1041. 2316 8889 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44123 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Francisco Aislan da Silva; MAIA, Paulo Henrique Mendes; BASÍLIO, Jezmael Oliveira. PROGAME - ambiente educacional gamificado com elementos dos descritores de matemática do sistema permanente de avaliação da Educação Básica do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1032-1041. 2316 8889 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806727160594432 |