Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcos Vinicius dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5136
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química. Orientador: Prof. Dr. Welington Francisco
id UNIL_32dd8d3e9c82951e0255c3a7f52f4249
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5136
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências.Educação (Espaço não formal)Progama Estação CiênciasEscola - Abordagem InvestigativaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química. Orientador: Prof. Dr. Welington FranciscoNa atualidade, os espaços não formais de educação têm atraído um grande público para discutir e divulgar o conhecimento científico através da interação com ambientes fora da escola. Estes ambientes muitas vezes possuem características próprias, porém buscam promover também a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Partindo da necessidade de identificar as percepções dos professores ao participarem das visitas pedagógicas no programa Estação Ciências – espaço não formal de educação – elaborou-se um instrumeto de pesquisa com dez afirmações contendo respostas alternativas e justificativas (opcionais), que foi aplicado aos professores durante as visitas. Para analisar as respostas coletadas, utilizou-se de gráficos que mostram a quantidade de respostas obtidas e as porcentagens de professores que concordam, não concordam ou não souberam responder as afirmações. As respostas justificadas foram organizadas em categorias, separadas por semelhança de palavras ou temáticas. A pesquisa aponta que as atividades aplicadas no programa Estação Ciências contribuem para a aprendizagem dos estudantes e facilita a compreensão do tema devido a utilização de experimentações investigativas, que agregam ao conhecimento prévio e concretizam o pensamento científico a partir de problemas cotidianos.At present, non-formal spaces of education have attracted a large audience to discuss and disseminate scientific knowledge through interaction with out-of-school environments. These environments often have their own characteristics, but also seek to promote the formation of critical and reflective citizens. Starting from the need to identify teachers' perceptions when participating in the pedagogical visits in the Science Station program – non-formal space of education – a research instrument was elaborated with ten statements containing alternative and justifying answers (optional), which was applied to teachers during the visits. To analyze the collected answers, we used graphs that show the amount of answers obtained and the percentages of teachers who agree, disagree or could not answer the statements. Justified answers were organized into categories, separated by similarity of words or themes. The research points out that the activities applied in the Science Station program contribute to students' learning and facilitates the understanding of the subject due to the use of investigative experiments, which add to the previous knowledge and concrete scientific thinking from everyday problemsFrancisco, WelingtonSantos, Marcos Vinicius dos2019-08-16T15:30:05Z2019-08-16T15:30:05Z2019-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Marcos Vinicius dos. Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:37:01Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5136Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:37:01Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências.
title Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências.
spellingShingle Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências.
Santos, Marcos Vinicius dos
Educação (Espaço não formal)
Progama Estação Ciências
Escola - Abordagem Investigativa
title_short Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências.
title_full Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências.
title_fullStr Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências.
title_full_unstemmed Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências.
title_sort Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências.
author Santos, Marcos Vinicius dos
author_facet Santos, Marcos Vinicius dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francisco, Welington
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcos Vinicius dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação (Espaço não formal)
Progama Estação Ciências
Escola - Abordagem Investigativa
topic Educação (Espaço não formal)
Progama Estação Ciências
Escola - Abordagem Investigativa
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química. Orientador: Prof. Dr. Welington Francisco
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-16T15:30:05Z
2019-08-16T15:30:05Z
2019-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Marcos Vinicius dos. Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5136
identifier_str_mv SANTOS, Marcos Vinicius dos. Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161890160607232