Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de Produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Elias, Gabrielle Militão, Rebouças, Rayanna, Thé, Leonardo Pontes, Albertin, Marcos Ronaldo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61998
Resumo: The first semester of an engineering course is difficult and complex due to disciplines of the basic cycle as calculus, physics and chemistry without any practical classes focused on engineering. Seeking to increase the interest in the areaa and the reduction of avoidance, was proposed in this paper the use of an alternative method of teaching new students in introduction to engineering classes in the course of management engineering in a brazilian federal university. Developing this work we used the problem-based learning (pbl) in order to allow students a greater depth on engineering with a less theoretical and more participatory approach. Two problems were applied; one with a general topic and another in a specific area. These cases were implemented in a class of forty eight students divided into nine groups of six students. After each application questionnaires were placed to monitor the ease of use of the proposed approach. The results showed a good acceptance of the use of pbl from an approval of over 70% students prefer this method to the traditional teaching model.
id UFC-7_409d66fa677b7d4e21ff25d2c28c8740
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/61998
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de ProduçãoUse of problem based learning in the discipline of Introduction of Engineering from a Course of Production EngineeringAprendizagem baseada em problemasEnsinoEducação em engenhariaEngenharia de Produção - Estudo e ensinoThe first semester of an engineering course is difficult and complex due to disciplines of the basic cycle as calculus, physics and chemistry without any practical classes focused on engineering. Seeking to increase the interest in the areaa and the reduction of avoidance, was proposed in this paper the use of an alternative method of teaching new students in introduction to engineering classes in the course of management engineering in a brazilian federal university. Developing this work we used the problem-based learning (pbl) in order to allow students a greater depth on engineering with a less theoretical and more participatory approach. Two problems were applied; one with a general topic and another in a specific area. These cases were implemented in a class of forty eight students divided into nine groups of six students. After each application questionnaires were placed to monitor the ease of use of the proposed approach. The results showed a good acceptance of the use of pbl from an approval of over 70% students prefer this method to the traditional teaching model.O primeiro semestre de um curso de engenharia é difícil e complexo devido contemplar disciplinas do ciclo básico como cálculo, física e química e a não ter disciplinas práticas voltadas para a engenharia. Buscando aumentar o interesse pela área e a redução da evasão foi proposto neste trabalho à utilização de um método alternativo de ensino aos alunos recém-ingressos da disciplina de introdução à engenharia de um curso de engenharia de produção numa universidade federal. No desenvolvimento do trabalho foi utilizada a aprendizagem baseada em problemas (abp) com o intuito de possibilitar aos alunos um maior aprofundamento no meio da engenharia com uma abordagem menos teórica e mais participativa. Foram desenvolvidos dois casos problemas, sendo um geral e outro específico da área. Esses casos foram aplicados numa turma de quarenta e oito alunos divididos em oito grupos de seis alunos. Após cada aplicação foram postos questionários para acompanhar a desenvoltura da utilização da abordagem proposta. Os resultados evidenciaram a boa aceitação da utilização do abp a partir de uma aprovação de mais de 70% alunos preferindo este método ao tradicional modelo de ensino.2021-11-12T11:47:36Z2021-11-12T11:47:36Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe; ELIAS, Gabrielle Militão; REBOUÇAS, Rayanna; THÉ, Leonardo Pontes; ALBERTIN, Marcos Ronaldo. Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de Produção. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXI., 10 a 12 nov. 2014, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2014. Tema: “As demandas de infraestrutura logística para o crescimento econômico brasileiro”.1809-7189http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61998Pontes, Heráclito Lopes JaguaribeElias, Gabrielle MilitãoRebouças, RayannaThé, Leonardo PontesAlbertin, Marcos Ronaldoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-18T13:13:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/61998Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:35.115949Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de Produção
Use of problem based learning in the discipline of Introduction of Engineering from a Course of Production Engineering
title Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de Produção
spellingShingle Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de Produção
Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino
Educação em engenharia
Engenharia de Produção - Estudo e ensino
title_short Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de Produção
title_full Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de Produção
title_fullStr Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de Produção
title_full_unstemmed Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de Produção
title_sort Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de Produção
author Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
author_facet Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Elias, Gabrielle Militão
Rebouças, Rayanna
Thé, Leonardo Pontes
Albertin, Marcos Ronaldo
author_role author
author2 Elias, Gabrielle Militão
Rebouças, Rayanna
Thé, Leonardo Pontes
Albertin, Marcos Ronaldo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Elias, Gabrielle Militão
Rebouças, Rayanna
Thé, Leonardo Pontes
Albertin, Marcos Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Ensino
Educação em engenharia
Engenharia de Produção - Estudo e ensino
topic Aprendizagem baseada em problemas
Ensino
Educação em engenharia
Engenharia de Produção - Estudo e ensino
description The first semester of an engineering course is difficult and complex due to disciplines of the basic cycle as calculus, physics and chemistry without any practical classes focused on engineering. Seeking to increase the interest in the areaa and the reduction of avoidance, was proposed in this paper the use of an alternative method of teaching new students in introduction to engineering classes in the course of management engineering in a brazilian federal university. Developing this work we used the problem-based learning (pbl) in order to allow students a greater depth on engineering with a less theoretical and more participatory approach. Two problems were applied; one with a general topic and another in a specific area. These cases were implemented in a class of forty eight students divided into nine groups of six students. After each application questionnaires were placed to monitor the ease of use of the proposed approach. The results showed a good acceptance of the use of pbl from an approval of over 70% students prefer this method to the traditional teaching model.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2021-11-12T11:47:36Z
2021-11-12T11:47:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe; ELIAS, Gabrielle Militão; REBOUÇAS, Rayanna; THÉ, Leonardo Pontes; ALBERTIN, Marcos Ronaldo. Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de Produção. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXI., 10 a 12 nov. 2014, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2014. Tema: “As demandas de infraestrutura logística para o crescimento econômico brasileiro”.
1809-7189
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61998
identifier_str_mv PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe; ELIAS, Gabrielle Militão; REBOUÇAS, Rayanna; THÉ, Leonardo Pontes; ALBERTIN, Marcos Ronaldo. Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de Produção. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXI., 10 a 12 nov. 2014, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2014. Tema: “As demandas de infraestrutura logística para o crescimento econômico brasileiro”.
1809-7189
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028986570145792