Ensino de Lean Manufacturing usando Simulação Computacional e Aprendizagem Baseada em Problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102469 |
Resumo: | Nos tempos atuais, de uso intensivo da informação e conhecimento, é preponderante a formação de profissionais qualificados para atuar na engenharia. As metodologias ativas apoiam a qualificação e o aprendizado no ensino das engenharias. Desta forma, esse estudo descreve o desenvolvimento e aplicação, em laboratório, de um jogo multiplayer focado no apoio ao ensino de Lean Manufacturing para alunos do curso de Engenharia de Produção. Foram utilizados a Simulação Computacional e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Através de aplicações, foi possível qualificar o impacto do jogo e suas qualidades, por meio de questionários respondidos por alunos. Esta avaliação concluiu que os participantes concordaram que o jogo contribuiu para um melhor entendimento da gestão Lean. Os alunos afirmaram que tiveram a oportunidade de elaborar estratégias enquanto jogavam, validando a solução proposta neste estudo. |
id |
UFRGS-7_1c1872041248533e0eecdbcfe8d3f01e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/102469 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Lean Manufacturing usando Simulação Computacional e Aprendizagem Baseada em ProblemasEnsino. Simulação. Flexsim. Aprendizagem Baseada em Problema. Lean Manufacturing.Ensino com Jogo ComputacionalNos tempos atuais, de uso intensivo da informação e conhecimento, é preponderante a formação de profissionais qualificados para atuar na engenharia. As metodologias ativas apoiam a qualificação e o aprendizado no ensino das engenharias. Desta forma, esse estudo descreve o desenvolvimento e aplicação, em laboratório, de um jogo multiplayer focado no apoio ao ensino de Lean Manufacturing para alunos do curso de Engenharia de Produção. Foram utilizados a Simulação Computacional e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Através de aplicações, foi possível qualificar o impacto do jogo e suas qualidades, por meio de questionários respondidos por alunos. Esta avaliação concluiu que os participantes concordaram que o jogo contribuiu para um melhor entendimento da gestão Lean. Os alunos afirmaram que tiveram a oportunidade de elaborar estratégias enquanto jogavam, validando a solução proposta neste estudo.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAprendizagem Baseada em Problema; Simulaçãoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10246910.22456/1982-1654.102469Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, SimulaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102469/61964Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Heráclito Lopes JaguaribeBraga, Lucas De AlmeidaBaltazar, Marcos Charles PinheiroAlbertin, Marcos Ronaldo2021-06-11T18:26:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/102469Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-06-11T18:26:05Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Lean Manufacturing usando Simulação Computacional e Aprendizagem Baseada em Problemas |
title |
Ensino de Lean Manufacturing usando Simulação Computacional e Aprendizagem Baseada em Problemas |
spellingShingle |
Ensino de Lean Manufacturing usando Simulação Computacional e Aprendizagem Baseada em Problemas Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe Ensino. Simulação. Flexsim. Aprendizagem Baseada em Problema. Lean Manufacturing. Ensino com Jogo Computacional |
title_short |
Ensino de Lean Manufacturing usando Simulação Computacional e Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_full |
Ensino de Lean Manufacturing usando Simulação Computacional e Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_fullStr |
Ensino de Lean Manufacturing usando Simulação Computacional e Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_full_unstemmed |
Ensino de Lean Manufacturing usando Simulação Computacional e Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_sort |
Ensino de Lean Manufacturing usando Simulação Computacional e Aprendizagem Baseada em Problemas |
author |
Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe |
author_facet |
Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe Braga, Lucas De Almeida Baltazar, Marcos Charles Pinheiro Albertin, Marcos Ronaldo |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Lucas De Almeida Baltazar, Marcos Charles Pinheiro Albertin, Marcos Ronaldo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe Braga, Lucas De Almeida Baltazar, Marcos Charles Pinheiro Albertin, Marcos Ronaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Simulação. Flexsim. Aprendizagem Baseada em Problema. Lean Manufacturing. Ensino com Jogo Computacional |
topic |
Ensino. Simulação. Flexsim. Aprendizagem Baseada em Problema. Lean Manufacturing. Ensino com Jogo Computacional |
description |
Nos tempos atuais, de uso intensivo da informação e conhecimento, é preponderante a formação de profissionais qualificados para atuar na engenharia. As metodologias ativas apoiam a qualificação e o aprendizado no ensino das engenharias. Desta forma, esse estudo descreve o desenvolvimento e aplicação, em laboratório, de um jogo multiplayer focado no apoio ao ensino de Lean Manufacturing para alunos do curso de Engenharia de Produção. Foram utilizados a Simulação Computacional e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Através de aplicações, foi possível qualificar o impacto do jogo e suas qualidades, por meio de questionários respondidos por alunos. Esta avaliação concluiu que os participantes concordaram que o jogo contribuiu para um melhor entendimento da gestão Lean. Os alunos afirmaram que tiveram a oportunidade de elaborar estratégias enquanto jogavam, validando a solução proposta neste estudo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Aprendizagem Baseada em Problema; Simulação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102469 10.22456/1982-1654.102469 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102469 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.102469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102469/61964 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184179007488 |