Ensino de Lean Manufacturing usando Simulação Computacional e Aprendizagem Baseada em Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Braga, Lucas De Almeida, Baltazar, Marcos Charles Pinheiro, Albertin, Marcos Ronaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102469
Resumo: Nos tempos atuais, de uso intensivo da informação e conhecimento, é preponderante a formação de profissionais qualificados para atuar na engenharia. As metodologias ativas apoiam a qualificação e o aprendizado no ensino das engenharias. Desta forma, esse estudo descreve o desenvolvimento e aplicação, em laboratório, de um jogo multiplayer focado no apoio ao ensino de Lean Manufacturing para alunos do curso de Engenharia de Produção. Foram utilizados a Simulação Computacional e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Através de aplicações, foi possível qualificar o impacto do jogo e suas qualidades, por meio de questionários respondidos por alunos. Esta avaliação concluiu que os participantes concordaram que o jogo contribuiu para um melhor entendimento da gestão Lean. Os alunos afirmaram que tiveram a oportunidade de elaborar estratégias enquanto jogavam, validando a solução proposta neste estudo.
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