O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hygor Pinheiro de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Mikaele Nascimento, Pinheiro, Monique dos Santos, Aragão, Lucelia Maria Santos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42566
Resumo: Na Universidade Federal do Ceará, os alunos possuem a oportunidade de participar de diversos programas que possibilitam a complementação da sua formação acadêmica, de modo que esta seja de excelência. Dentre esses programas, vale destacar dois: o Programa de Aprendizagem Cooperativa, que busca aumentar a permanência acadêmica dos graduandos através de cincos pilares, e as empresas juniores, que têm o objetivo de promover uma melhor experiência de mercado aos alunos de graduação, estimulando o seu crescimento pessoal e profissional e sem fins lucrativos. Para melhorar o seu desempenho, algumas delas utilizam a metodologia da aprendizagem cooperativa. Diante disso, para este trabalho utilizamos o método hipotético-dedutivo, através da elaboração de um questionário com algumas perguntas, e o aplicamos em membros das empresas juniores da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de reconhecer a influência da utilização dos pilares da aprendizagem cooperativa em ambientes de trabalho como esses e como ela pode contribuir para a permanência dos alunos nos cursos. O resultado encontrado foi a confirmação da hipótese, sendo que a maioria dos entrevistados afirmou utilizar a metodologia dos cincos pilares e que a mesma possui um caráter de grande importância para o aprendizado dos integrantes, além de grande parte dos membros ter afirmado que esses pilares contribuem para a permanência do aluno na faculdade. Portanto, é possível concluir que tal metodologia quando aplicada nesse programa contribui positivamente de forma que alcança os objetivos almejados. Espera-se que as demais empresas que não utilizam este método possam se inspirar nos bons resultados que ele proporciona e assim aplicá-lo de maneira que lhe forneça resultados positivos.
id UFC-7_415084ffe4bb6c8745f88fceb55b3be8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42566
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduaçãoaprendizagem cooperativaempresas junioresintegração e permanênciaNa Universidade Federal do Ceará, os alunos possuem a oportunidade de participar de diversos programas que possibilitam a complementação da sua formação acadêmica, de modo que esta seja de excelência. Dentre esses programas, vale destacar dois: o Programa de Aprendizagem Cooperativa, que busca aumentar a permanência acadêmica dos graduandos através de cincos pilares, e as empresas juniores, que têm o objetivo de promover uma melhor experiência de mercado aos alunos de graduação, estimulando o seu crescimento pessoal e profissional e sem fins lucrativos. Para melhorar o seu desempenho, algumas delas utilizam a metodologia da aprendizagem cooperativa. Diante disso, para este trabalho utilizamos o método hipotético-dedutivo, através da elaboração de um questionário com algumas perguntas, e o aplicamos em membros das empresas juniores da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de reconhecer a influência da utilização dos pilares da aprendizagem cooperativa em ambientes de trabalho como esses e como ela pode contribuir para a permanência dos alunos nos cursos. O resultado encontrado foi a confirmação da hipótese, sendo que a maioria dos entrevistados afirmou utilizar a metodologia dos cincos pilares e que a mesma possui um caráter de grande importância para o aprendizado dos integrantes, além de grande parte dos membros ter afirmado que esses pilares contribuem para a permanência do aluno na faculdade. Portanto, é possível concluir que tal metodologia quando aplicada nesse programa contribui positivamente de forma que alcança os objetivos almejados. Espera-se que as demais empresas que não utilizam este método possam se inspirar nos bons resultados que ele proporciona e assim aplicá-lo de maneira que lhe forneça resultados positivos.2019-06-07T19:15:24Z2019-06-07T19:15:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, Hygor Pinheiro de et al. O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42566Oliveira, Hygor Pinheiro deSousa, Mikaele NascimentoPinheiro, Monique dos SantosAragão, Lucelia Maria Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:39:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42566Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:41.382412Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação
title O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação
spellingShingle O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação
Oliveira, Hygor Pinheiro de
aprendizagem cooperativa
empresas juniores
integração e permanência
title_short O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação
title_full O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação
title_fullStr O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação
title_full_unstemmed O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação
title_sort O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação
author Oliveira, Hygor Pinheiro de
author_facet Oliveira, Hygor Pinheiro de
Sousa, Mikaele Nascimento
Pinheiro, Monique dos Santos
Aragão, Lucelia Maria Santos
author_role author
author2 Sousa, Mikaele Nascimento
Pinheiro, Monique dos Santos
Aragão, Lucelia Maria Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Hygor Pinheiro de
Sousa, Mikaele Nascimento
Pinheiro, Monique dos Santos
Aragão, Lucelia Maria Santos
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem cooperativa
empresas juniores
integração e permanência
topic aprendizagem cooperativa
empresas juniores
integração e permanência
description Na Universidade Federal do Ceará, os alunos possuem a oportunidade de participar de diversos programas que possibilitam a complementação da sua formação acadêmica, de modo que esta seja de excelência. Dentre esses programas, vale destacar dois: o Programa de Aprendizagem Cooperativa, que busca aumentar a permanência acadêmica dos graduandos através de cincos pilares, e as empresas juniores, que têm o objetivo de promover uma melhor experiência de mercado aos alunos de graduação, estimulando o seu crescimento pessoal e profissional e sem fins lucrativos. Para melhorar o seu desempenho, algumas delas utilizam a metodologia da aprendizagem cooperativa. Diante disso, para este trabalho utilizamos o método hipotético-dedutivo, através da elaboração de um questionário com algumas perguntas, e o aplicamos em membros das empresas juniores da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de reconhecer a influência da utilização dos pilares da aprendizagem cooperativa em ambientes de trabalho como esses e como ela pode contribuir para a permanência dos alunos nos cursos. O resultado encontrado foi a confirmação da hipótese, sendo que a maioria dos entrevistados afirmou utilizar a metodologia dos cincos pilares e que a mesma possui um caráter de grande importância para o aprendizado dos integrantes, além de grande parte dos membros ter afirmado que esses pilares contribuem para a permanência do aluno na faculdade. Portanto, é possível concluir que tal metodologia quando aplicada nesse programa contribui positivamente de forma que alcança os objetivos almejados. Espera-se que as demais empresas que não utilizam este método possam se inspirar nos bons resultados que ele proporciona e assim aplicá-lo de maneira que lhe forneça resultados positivos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-07T19:15:24Z
2019-06-07T19:15:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Hygor Pinheiro de et al. O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42566
identifier_str_mv OLIVEIRA, Hygor Pinheiro de et al. O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029019661107200