O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42566 |
Resumo: | Na Universidade Federal do Ceará, os alunos possuem a oportunidade de participar de diversos programas que possibilitam a complementação da sua formação acadêmica, de modo que esta seja de excelência. Dentre esses programas, vale destacar dois: o Programa de Aprendizagem Cooperativa, que busca aumentar a permanência acadêmica dos graduandos através de cincos pilares, e as empresas juniores, que têm o objetivo de promover uma melhor experiência de mercado aos alunos de graduação, estimulando o seu crescimento pessoal e profissional e sem fins lucrativos. Para melhorar o seu desempenho, algumas delas utilizam a metodologia da aprendizagem cooperativa. Diante disso, para este trabalho utilizamos o método hipotético-dedutivo, através da elaboração de um questionário com algumas perguntas, e o aplicamos em membros das empresas juniores da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de reconhecer a influência da utilização dos pilares da aprendizagem cooperativa em ambientes de trabalho como esses e como ela pode contribuir para a permanência dos alunos nos cursos. O resultado encontrado foi a confirmação da hipótese, sendo que a maioria dos entrevistados afirmou utilizar a metodologia dos cincos pilares e que a mesma possui um caráter de grande importância para o aprendizado dos integrantes, além de grande parte dos membros ter afirmado que esses pilares contribuem para a permanência do aluno na faculdade. Portanto, é possível concluir que tal metodologia quando aplicada nesse programa contribui positivamente de forma que alcança os objetivos almejados. Espera-se que as demais empresas que não utilizam este método possam se inspirar nos bons resultados que ele proporciona e assim aplicá-lo de maneira que lhe forneça resultados positivos. |
id |
UFC-7_415084ffe4bb6c8745f88fceb55b3be8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42566 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduaçãoaprendizagem cooperativaempresas junioresintegração e permanênciaNa Universidade Federal do Ceará, os alunos possuem a oportunidade de participar de diversos programas que possibilitam a complementação da sua formação acadêmica, de modo que esta seja de excelência. Dentre esses programas, vale destacar dois: o Programa de Aprendizagem Cooperativa, que busca aumentar a permanência acadêmica dos graduandos através de cincos pilares, e as empresas juniores, que têm o objetivo de promover uma melhor experiência de mercado aos alunos de graduação, estimulando o seu crescimento pessoal e profissional e sem fins lucrativos. Para melhorar o seu desempenho, algumas delas utilizam a metodologia da aprendizagem cooperativa. Diante disso, para este trabalho utilizamos o método hipotético-dedutivo, através da elaboração de um questionário com algumas perguntas, e o aplicamos em membros das empresas juniores da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de reconhecer a influência da utilização dos pilares da aprendizagem cooperativa em ambientes de trabalho como esses e como ela pode contribuir para a permanência dos alunos nos cursos. O resultado encontrado foi a confirmação da hipótese, sendo que a maioria dos entrevistados afirmou utilizar a metodologia dos cincos pilares e que a mesma possui um caráter de grande importância para o aprendizado dos integrantes, além de grande parte dos membros ter afirmado que esses pilares contribuem para a permanência do aluno na faculdade. Portanto, é possível concluir que tal metodologia quando aplicada nesse programa contribui positivamente de forma que alcança os objetivos almejados. Espera-se que as demais empresas que não utilizam este método possam se inspirar nos bons resultados que ele proporciona e assim aplicá-lo de maneira que lhe forneça resultados positivos.2019-06-07T19:15:24Z2019-06-07T19:15:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, Hygor Pinheiro de et al. O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42566Oliveira, Hygor Pinheiro deSousa, Mikaele NascimentoPinheiro, Monique dos SantosAragão, Lucelia Maria Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:39:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42566Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:41.382412Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação |
title |
O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação |
spellingShingle |
O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação Oliveira, Hygor Pinheiro de aprendizagem cooperativa empresas juniores integração e permanência |
title_short |
O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação |
title_full |
O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação |
title_fullStr |
O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação |
title_full_unstemmed |
O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação |
title_sort |
O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação |
author |
Oliveira, Hygor Pinheiro de |
author_facet |
Oliveira, Hygor Pinheiro de Sousa, Mikaele Nascimento Pinheiro, Monique dos Santos Aragão, Lucelia Maria Santos |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Mikaele Nascimento Pinheiro, Monique dos Santos Aragão, Lucelia Maria Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Hygor Pinheiro de Sousa, Mikaele Nascimento Pinheiro, Monique dos Santos Aragão, Lucelia Maria Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem cooperativa empresas juniores integração e permanência |
topic |
aprendizagem cooperativa empresas juniores integração e permanência |
description |
Na Universidade Federal do Ceará, os alunos possuem a oportunidade de participar de diversos programas que possibilitam a complementação da sua formação acadêmica, de modo que esta seja de excelência. Dentre esses programas, vale destacar dois: o Programa de Aprendizagem Cooperativa, que busca aumentar a permanência acadêmica dos graduandos através de cincos pilares, e as empresas juniores, que têm o objetivo de promover uma melhor experiência de mercado aos alunos de graduação, estimulando o seu crescimento pessoal e profissional e sem fins lucrativos. Para melhorar o seu desempenho, algumas delas utilizam a metodologia da aprendizagem cooperativa. Diante disso, para este trabalho utilizamos o método hipotético-dedutivo, através da elaboração de um questionário com algumas perguntas, e o aplicamos em membros das empresas juniores da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo de reconhecer a influência da utilização dos pilares da aprendizagem cooperativa em ambientes de trabalho como esses e como ela pode contribuir para a permanência dos alunos nos cursos. O resultado encontrado foi a confirmação da hipótese, sendo que a maioria dos entrevistados afirmou utilizar a metodologia dos cincos pilares e que a mesma possui um caráter de grande importância para o aprendizado dos integrantes, além de grande parte dos membros ter afirmado que esses pilares contribuem para a permanência do aluno na faculdade. Portanto, é possível concluir que tal metodologia quando aplicada nesse programa contribui positivamente de forma que alcança os objetivos almejados. Espera-se que as demais empresas que não utilizam este método possam se inspirar nos bons resultados que ele proporciona e assim aplicá-lo de maneira que lhe forneça resultados positivos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-07T19:15:24Z 2019-06-07T19:15:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Hygor Pinheiro de et al. O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42566 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Hygor Pinheiro de et al. O uso da aprendizagem cooperativa em empresas juniores como meio de proporcionar integração e permanência dos alunos nos cursos de graduação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029019661107200 |