Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46952 |
Resumo: | Entender os conceitos de alfabetização e de letramento no Brasil em suas diferentes dimensões é o objetivo que levou a produção deste trabalho. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, uma interpretação do viés político e ideológico do alfabetizar na perspectiva do letramento, combater práticas de ensino que colaboram para o controle social e que estão enraizadas nos sistemas de ensino-aprendizagem. Nessa direção, consideramos necessária uma abordagem histórica para compreender de forma sistêmica como as práticas educativas na escola interferem na dinâmica social e vice-versa. Inferimos que as práticas escolares ainda estão distantes do cotidiano social mais amplo, como se a escola estivesse fora desse contexto, não considerando as singularidades sociais, econômicas, culturais. Um modelo de formação de massa que tem como objetivo a adaptação do sujeito ao modelo econômico vigente. |
id |
UFC-7_4165b2234bdacecc8773df0794838eb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/46952 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão socialAlfabetizaçãoLetramentoEscolaEntender os conceitos de alfabetização e de letramento no Brasil em suas diferentes dimensões é o objetivo que levou a produção deste trabalho. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, uma interpretação do viés político e ideológico do alfabetizar na perspectiva do letramento, combater práticas de ensino que colaboram para o controle social e que estão enraizadas nos sistemas de ensino-aprendizagem. Nessa direção, consideramos necessária uma abordagem histórica para compreender de forma sistêmica como as práticas educativas na escola interferem na dinâmica social e vice-versa. Inferimos que as práticas escolares ainda estão distantes do cotidiano social mais amplo, como se a escola estivesse fora desse contexto, não considerando as singularidades sociais, econômicas, culturais. Um modelo de formação de massa que tem como objetivo a adaptação do sujeito ao modelo econômico vigente.UERN2019-10-21T14:41:36Z2019-10-21T14:41:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Bruna Pereira de; MAIA, Igor Gouveia; MELO, Claudiana Maria Nogueira de. Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.978-85-61693-24-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46952Lima, Bruna Pereira deMaia, Igor GouveiaMelo, Claudiana Maria Nogueira deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46952Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-08T20:28:13Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social |
title |
Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social |
spellingShingle |
Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social Lima, Bruna Pereira de Alfabetização Letramento Escola |
title_short |
Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social |
title_full |
Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social |
title_fullStr |
Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social |
title_full_unstemmed |
Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social |
title_sort |
Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social |
author |
Lima, Bruna Pereira de |
author_facet |
Lima, Bruna Pereira de Maia, Igor Gouveia Melo, Claudiana Maria Nogueira de |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Igor Gouveia Melo, Claudiana Maria Nogueira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Bruna Pereira de Maia, Igor Gouveia Melo, Claudiana Maria Nogueira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Escola |
topic |
Alfabetização Letramento Escola |
description |
Entender os conceitos de alfabetização e de letramento no Brasil em suas diferentes dimensões é o objetivo que levou a produção deste trabalho. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, uma interpretação do viés político e ideológico do alfabetizar na perspectiva do letramento, combater práticas de ensino que colaboram para o controle social e que estão enraizadas nos sistemas de ensino-aprendizagem. Nessa direção, consideramos necessária uma abordagem histórica para compreender de forma sistêmica como as práticas educativas na escola interferem na dinâmica social e vice-versa. Inferimos que as práticas escolares ainda estão distantes do cotidiano social mais amplo, como se a escola estivesse fora desse contexto, não considerando as singularidades sociais, econômicas, culturais. Um modelo de formação de massa que tem como objetivo a adaptação do sujeito ao modelo econômico vigente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-10-21T14:41:36Z 2019-10-21T14:41:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Bruna Pereira de; MAIA, Igor Gouveia; MELO, Claudiana Maria Nogueira de. Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização. 978-85-61693-24-4 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46952 |
identifier_str_mv |
LIMA, Bruna Pereira de; MAIA, Igor Gouveia; MELO, Claudiana Maria Nogueira de. Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização. 978-85-61693-24-4 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935808088506368 |