Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bruna Pereira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maia, Igor Gouveia, Melo, Claudiana Maria Nogueira de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46952
Resumo: Entender os conceitos de alfabetização e de letramento no Brasil em suas diferentes dimensões é o objetivo que levou a produção deste trabalho. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, uma interpretação do viés político e ideológico do alfabetizar na perspectiva do letramento, combater práticas de ensino que colaboram para o controle social e que estão enraizadas nos sistemas de ensino-aprendizagem. Nessa direção, consideramos necessária uma abordagem histórica para compreender de forma sistêmica como as práticas educativas na escola interferem na dinâmica social e vice-versa. Inferimos que as práticas escolares ainda estão distantes do cotidiano social mais amplo, como se a escola estivesse fora desse contexto, não considerando as singularidades sociais, econômicas, culturais. Um modelo de formação de massa que tem como objetivo a adaptação do sujeito ao modelo econômico vigente.
id UFC-7_4165b2234bdacecc8773df0794838eb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46952
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão socialAlfabetizaçãoLetramentoEscolaEntender os conceitos de alfabetização e de letramento no Brasil em suas diferentes dimensões é o objetivo que levou a produção deste trabalho. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, uma interpretação do viés político e ideológico do alfabetizar na perspectiva do letramento, combater práticas de ensino que colaboram para o controle social e que estão enraizadas nos sistemas de ensino-aprendizagem. Nessa direção, consideramos necessária uma abordagem histórica para compreender de forma sistêmica como as práticas educativas na escola interferem na dinâmica social e vice-versa. Inferimos que as práticas escolares ainda estão distantes do cotidiano social mais amplo, como se a escola estivesse fora desse contexto, não considerando as singularidades sociais, econômicas, culturais. Um modelo de formação de massa que tem como objetivo a adaptação do sujeito ao modelo econômico vigente.UERN2019-10-21T14:41:36Z2019-10-21T14:41:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Bruna Pereira de; MAIA, Igor Gouveia; MELO, Claudiana Maria Nogueira de. Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.978-85-61693-24-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46952Lima, Bruna Pereira deMaia, Igor GouveiaMelo, Claudiana Maria Nogueira deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46952Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-08T20:28:13Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social
title Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social
spellingShingle Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social
Lima, Bruna Pereira de
Alfabetização
Letramento
Escola
title_short Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social
title_full Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social
title_fullStr Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social
title_full_unstemmed Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social
title_sort Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social
author Lima, Bruna Pereira de
author_facet Lima, Bruna Pereira de
Maia, Igor Gouveia
Melo, Claudiana Maria Nogueira de
author_role author
author2 Maia, Igor Gouveia
Melo, Claudiana Maria Nogueira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Bruna Pereira de
Maia, Igor Gouveia
Melo, Claudiana Maria Nogueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Escola
topic Alfabetização
Letramento
Escola
description Entender os conceitos de alfabetização e de letramento no Brasil em suas diferentes dimensões é o objetivo que levou a produção deste trabalho. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, uma interpretação do viés político e ideológico do alfabetizar na perspectiva do letramento, combater práticas de ensino que colaboram para o controle social e que estão enraizadas nos sistemas de ensino-aprendizagem. Nessa direção, consideramos necessária uma abordagem histórica para compreender de forma sistêmica como as práticas educativas na escola interferem na dinâmica social e vice-versa. Inferimos que as práticas escolares ainda estão distantes do cotidiano social mais amplo, como se a escola estivesse fora desse contexto, não considerando as singularidades sociais, econômicas, culturais. Um modelo de formação de massa que tem como objetivo a adaptação do sujeito ao modelo econômico vigente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-10-21T14:41:36Z
2019-10-21T14:41:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Bruna Pereira de; MAIA, Igor Gouveia; MELO, Claudiana Maria Nogueira de. Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.
978-85-61693-24-4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46952
identifier_str_mv LIMA, Bruna Pereira de; MAIA, Igor Gouveia; MELO, Claudiana Maria Nogueira de. Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.
978-85-61693-24-4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UERN
publisher.none.fl_str_mv UERN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935808088506368