Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: memórias, histórias e práticas educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14353 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a contemporaneidade da comunidade quilombola do povoado Boqueirão da Arara, no Ceará, ressaltando práticas educativas e culturais que são disseminadas entre seu povo, em um esforço de perceber a existência de traços ancestrais africanos que resistem, desde a época da escravidão. Dissertar sobre temas que tratam da negritude do povo brasileiro é transitar por universo historicamente rico e polêmico. Por um lado, o Brasil é herdeiro da cultura da civilização africana, cujos traços estão evidentes nas artes, religião, vocabulário e culinária, por exemplo, mas, por outro, a sociedade deste país carrega o estigma do escravismo, condenável por sua violência brutal. A marca racial também é responsável por desigualdades sociais antigas e que perduram repercutindo em problemáticas relacionais protagonizadas entre indivíduos e grupos, de cunho pejorativo e preconceituoso. Os dados postos justificam a importância de ampliar pesquisas sistematizadas nas comunidades negras, formadas por descendentes de antigos cativos e relevam a questão norteadora do estudo: no contexto atual, quais práticas culturais e educativas estão presentes no quilombo Boqueirão da Arara? Desta forma, tem-se como objetivo principal identificar as práticas educativas e compreender o construto cultural desta comunidade tradicional, destacando, em especial, as vivências que carregam traços de ancestralidade. Para tanto, espera-se analisar as memórias dos remanescentes quilombolas, especialmente aqueles mais velhos, em acordo com Bosi (1994), reconstituindo histórias de vida, além de conhecer práticas educativas e observar mobilidades sociais nas vivências do cotidiano, compreendendo os dados sob nova perspectiva, de forma a ressignificar e atualizar concepções acerca de quilombo e quilombola cristalizadas no senso coletivo. Consoante Delory-Momberger (2006) e Wunenburguer (2007), quando defendem a ampliação do universo imagético na descrição do objeto a ser estudado, esta pesquisa serve-se de registros fotográficos, em grande parte, para representar o meio ambiente e apresentar o povo da comunidade. A pesquisa qualitativa recorre ao método História Oral e utiliza técnicas de entrevistas semiestruturadas, segundo orientação em Josso (2006) e Freitas (2002), para buscar em reminiscências colhidas nas memórias individual e coletiva, como orientam Bergson (1999); Pollak (1992); Halbwachs (2004) e Martinho Rodrigues (2013), elementos que expõem o seu percurso histórico: aspectos vivenciais, mobilidades sociais, heranças culturais, práticas educativas e saberes ancestrais. Em acordo com Gil (1999), é a revisão bibliográfica empreendida que descortina o histórico de luta por visibilidade para as questões etnicorraciais. O movimento popular negro visto em Moura (2012) promoveu uma série de debates e reivindicações que resultaram em conquistas cidadãs específicas, como ações afirmativas e políticas de inclusão de afro-brasileiros nos espaços institucionais. Ao final deste estudo verificam-se saberes tradicionais que foram herdados de antepassados, como o cultivo de pomares e o trabalho artesanal com rendas, por exemplo, cuja prática antiga é disseminada naturalmente entre as gerações. É possível concluir que, no contexto social atual, o quilombo permanece como exemplo de espaço de rebelião e resistência, porém não mais para fugir de cativeiro. Os remanescentes quilombolas do Boqueirão da Arara continuam a lutar, mas para terem assegurados seus direitos enquanto comunidade tradicional de descendentes de antigos escravos, bem como por garantia de sobrevivência digna e acesso a bens sociais essenciais, como educação, saúde e trabalho. |
id |
UFC-7_41be07da319e778baccfe8c5eaededfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14353 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: memórias, histórias e práticas educativasQuilombo Boqueirão da Arara, Ceará: istories, memories and educational practicesQuilombos – Estudo e ensino – Boqueirão da Arara(Caucaia,CE)Negros – Boqueirão da Arara(Caucaia,CE) – Identidade étnicaNegros – Boqueirão da Arara(Caucaia,CE) – Usos e costumesBrasil – Civilização – Influências africanasMemoriesStoriesEste trabalho apresenta a contemporaneidade da comunidade quilombola do povoado Boqueirão da Arara, no Ceará, ressaltando práticas educativas e culturais que são disseminadas entre seu povo, em um esforço de perceber a existência de traços ancestrais africanos que resistem, desde a época da escravidão. Dissertar sobre temas que tratam da negritude do povo brasileiro é transitar por universo historicamente rico e polêmico. Por um lado, o Brasil é herdeiro da cultura da civilização africana, cujos traços estão evidentes nas artes, religião, vocabulário e culinária, por exemplo, mas, por outro, a sociedade deste país carrega o estigma do escravismo, condenável por sua violência brutal. A marca racial também é responsável por desigualdades sociais antigas e que perduram repercutindo em problemáticas relacionais protagonizadas entre indivíduos e grupos, de cunho pejorativo e preconceituoso. Os dados postos justificam a importância de ampliar pesquisas sistematizadas nas comunidades negras, formadas por descendentes de antigos cativos e relevam a questão norteadora do estudo: no contexto atual, quais práticas culturais e educativas estão presentes no quilombo Boqueirão da Arara? Desta forma, tem-se como objetivo principal identificar as práticas educativas e compreender o construto cultural desta comunidade tradicional, destacando, em especial, as vivências que carregam traços de ancestralidade. Para tanto, espera-se analisar as memórias dos remanescentes quilombolas, especialmente aqueles mais velhos, em acordo com Bosi (1994), reconstituindo histórias de vida, além de conhecer práticas educativas e observar mobilidades sociais nas vivências do cotidiano, compreendendo os dados sob nova perspectiva, de forma a ressignificar e atualizar concepções acerca de quilombo e quilombola cristalizadas no senso coletivo. Consoante Delory-Momberger (2006) e Wunenburguer (2007), quando defendem a ampliação do universo imagético na descrição do objeto a ser estudado, esta pesquisa serve-se de registros fotográficos, em grande parte, para representar o meio ambiente e apresentar o povo da comunidade. A pesquisa qualitativa recorre ao método História Oral e utiliza técnicas de entrevistas semiestruturadas, segundo orientação em Josso (2006) e Freitas (2002), para buscar em reminiscências colhidas nas memórias individual e coletiva, como orientam Bergson (1999); Pollak (1992); Halbwachs (2004) e Martinho Rodrigues (2013), elementos que expõem o seu percurso histórico: aspectos vivenciais, mobilidades sociais, heranças culturais, práticas educativas e saberes ancestrais. Em acordo com Gil (1999), é a revisão bibliográfica empreendida que descortina o histórico de luta por visibilidade para as questões etnicorraciais. O movimento popular negro visto em Moura (2012) promoveu uma série de debates e reivindicações que resultaram em conquistas cidadãs específicas, como ações afirmativas e políticas de inclusão de afro-brasileiros nos espaços institucionais. Ao final deste estudo verificam-se saberes tradicionais que foram herdados de antepassados, como o cultivo de pomares e o trabalho artesanal com rendas, por exemplo, cuja prática antiga é disseminada naturalmente entre as gerações. É possível concluir que, no contexto social atual, o quilombo permanece como exemplo de espaço de rebelião e resistência, porém não mais para fugir de cativeiro. Os remanescentes quilombolas do Boqueirão da Arara continuam a lutar, mas para terem assegurados seus direitos enquanto comunidade tradicional de descendentes de antigos escravos, bem como por garantia de sobrevivência digna e acesso a bens sociais essenciais, como educação, saúde e trabalho.www.teses.ufc.brVasconcelos, José GerardoSucupira, Tânia Gorayeb2015-12-08T15:39:17Z2015-12-08T15:39:17Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSUCUPIRA, Tânia Gorayeb. Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: memórias, histórias e práticas educativas. 2015. 107f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14353porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-27T18:36:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14353Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:24.682953Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: memórias, histórias e práticas educativas Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: istories, memories and educational practices |
title |
Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: memórias, histórias e práticas educativas |
spellingShingle |
Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: memórias, histórias e práticas educativas Sucupira, Tânia Gorayeb Quilombos – Estudo e ensino – Boqueirão da Arara(Caucaia,CE) Negros – Boqueirão da Arara(Caucaia,CE) – Identidade étnica Negros – Boqueirão da Arara(Caucaia,CE) – Usos e costumes Brasil – Civilização – Influências africanas Memories Stories |
title_short |
Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: memórias, histórias e práticas educativas |
title_full |
Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: memórias, histórias e práticas educativas |
title_fullStr |
Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: memórias, histórias e práticas educativas |
title_full_unstemmed |
Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: memórias, histórias e práticas educativas |
title_sort |
Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: memórias, histórias e práticas educativas |
author |
Sucupira, Tânia Gorayeb |
author_facet |
Sucupira, Tânia Gorayeb |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcelos, José Gerardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sucupira, Tânia Gorayeb |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quilombos – Estudo e ensino – Boqueirão da Arara(Caucaia,CE) Negros – Boqueirão da Arara(Caucaia,CE) – Identidade étnica Negros – Boqueirão da Arara(Caucaia,CE) – Usos e costumes Brasil – Civilização – Influências africanas Memories Stories |
topic |
Quilombos – Estudo e ensino – Boqueirão da Arara(Caucaia,CE) Negros – Boqueirão da Arara(Caucaia,CE) – Identidade étnica Negros – Boqueirão da Arara(Caucaia,CE) – Usos e costumes Brasil – Civilização – Influências africanas Memories Stories |
description |
Este trabalho apresenta a contemporaneidade da comunidade quilombola do povoado Boqueirão da Arara, no Ceará, ressaltando práticas educativas e culturais que são disseminadas entre seu povo, em um esforço de perceber a existência de traços ancestrais africanos que resistem, desde a época da escravidão. Dissertar sobre temas que tratam da negritude do povo brasileiro é transitar por universo historicamente rico e polêmico. Por um lado, o Brasil é herdeiro da cultura da civilização africana, cujos traços estão evidentes nas artes, religião, vocabulário e culinária, por exemplo, mas, por outro, a sociedade deste país carrega o estigma do escravismo, condenável por sua violência brutal. A marca racial também é responsável por desigualdades sociais antigas e que perduram repercutindo em problemáticas relacionais protagonizadas entre indivíduos e grupos, de cunho pejorativo e preconceituoso. Os dados postos justificam a importância de ampliar pesquisas sistematizadas nas comunidades negras, formadas por descendentes de antigos cativos e relevam a questão norteadora do estudo: no contexto atual, quais práticas culturais e educativas estão presentes no quilombo Boqueirão da Arara? Desta forma, tem-se como objetivo principal identificar as práticas educativas e compreender o construto cultural desta comunidade tradicional, destacando, em especial, as vivências que carregam traços de ancestralidade. Para tanto, espera-se analisar as memórias dos remanescentes quilombolas, especialmente aqueles mais velhos, em acordo com Bosi (1994), reconstituindo histórias de vida, além de conhecer práticas educativas e observar mobilidades sociais nas vivências do cotidiano, compreendendo os dados sob nova perspectiva, de forma a ressignificar e atualizar concepções acerca de quilombo e quilombola cristalizadas no senso coletivo. Consoante Delory-Momberger (2006) e Wunenburguer (2007), quando defendem a ampliação do universo imagético na descrição do objeto a ser estudado, esta pesquisa serve-se de registros fotográficos, em grande parte, para representar o meio ambiente e apresentar o povo da comunidade. A pesquisa qualitativa recorre ao método História Oral e utiliza técnicas de entrevistas semiestruturadas, segundo orientação em Josso (2006) e Freitas (2002), para buscar em reminiscências colhidas nas memórias individual e coletiva, como orientam Bergson (1999); Pollak (1992); Halbwachs (2004) e Martinho Rodrigues (2013), elementos que expõem o seu percurso histórico: aspectos vivenciais, mobilidades sociais, heranças culturais, práticas educativas e saberes ancestrais. Em acordo com Gil (1999), é a revisão bibliográfica empreendida que descortina o histórico de luta por visibilidade para as questões etnicorraciais. O movimento popular negro visto em Moura (2012) promoveu uma série de debates e reivindicações que resultaram em conquistas cidadãs específicas, como ações afirmativas e políticas de inclusão de afro-brasileiros nos espaços institucionais. Ao final deste estudo verificam-se saberes tradicionais que foram herdados de antepassados, como o cultivo de pomares e o trabalho artesanal com rendas, por exemplo, cuja prática antiga é disseminada naturalmente entre as gerações. É possível concluir que, no contexto social atual, o quilombo permanece como exemplo de espaço de rebelião e resistência, porém não mais para fugir de cativeiro. Os remanescentes quilombolas do Boqueirão da Arara continuam a lutar, mas para terem assegurados seus direitos enquanto comunidade tradicional de descendentes de antigos escravos, bem como por garantia de sobrevivência digna e acesso a bens sociais essenciais, como educação, saúde e trabalho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-08T15:39:17Z 2015-12-08T15:39:17Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SUCUPIRA, Tânia Gorayeb. Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: memórias, histórias e práticas educativas. 2015. 107f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14353 |
identifier_str_mv |
SUCUPIRA, Tânia Gorayeb. Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: memórias, histórias e práticas educativas. 2015. 107f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
www.teses.ufc.br |
publisher.none.fl_str_mv |
www.teses.ufc.br |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028811067883520 |