Marcadores das africanidades no ofício das rezadeiras de quilombos de Caucaia/CE: uma abordagem pretagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16678 |
Resumo: | A pesquisa com titulo: ‘Marcadores das Africanidades das Rezadeiras de Quilombos de Caucaia/CE: Uma Abordagem Pretagógica’. O trabalho foi realizado entre 2013 e 2015, com sete rezadeiras quilombolas e cinco iniciantes, de três comunidades quilombolas de Caucaia-CE: Serra do Juá, Porteiras e Cercadão dos Dicetas. Diante da lacuna enorme no que se refere à relação das africanidades com o ofício das rezadeiras, intento responder, no decorrer desse trabalho, as seguintes indagações: Quais os marcadores das africanidades no ofício das rezadeiras? Como é possível trabalhar com os marcadores das africanidades no ofício da reza na perspectiva de uma intervenção pedagógica? Como a Pretagogia pode contribuir para a apropriação desses marcadores? O trabalho teve fase interventiva com três oficinas usando como técnica a mandala dos objetos geradores com os marcadores africanos da reza que foram: oralidade, ancestralidade, senhoridade, iniciação, elementos da natureza, espiritualidade, segredo, relação comunitária, territoriedade, que são de base africana. Para isso, a dissertação organiza-se da seguinte forma: CAPÍTULO 1: Introduz contando minha trajetória familiar, acadêmica e profissional em relação às africanidades; CAPÍTULO 2: Trata do dialogo com os autores da pesquisa e as senhoras rezadeiras; CAPÍTULO 3: Apresenta oficina Pretagogica na Serra do Juá com objetos geradores da Pretagogia com as rezadeiras e comunidade; CAPÍTULO 4: Aborda oficina em Porteiras com as rezadeiras capulanas; Capítulo 5: Trata da oficina ministrada em cercadão dos Dicetas rezadeira com crianças e jovens. CAPÍTULO 6: Conclusão com descrição da culminância dos trabalhos e homenagens às matriarcas rezadeiras das comunidades de Juá, Cercadão e Porteiras, além da síntese dos resultados da pesquisa como um todo. O trabalho utiliza como fundamentos teóricos a Pretagogia de Sandra Petit (2015), a Tradição Viva apresentada por Hampaté Bâ (1982), o Estudo sobre a Cura Através da Palavra em Gomes e Pereira(2004), A magia na Cura de Santos (2007), a importância da Transmissão da Fala por Bernat (2013) e o Uso do Corpo e a Musicalidade por meio dos Tambores da Pedagoginga de Rosa (2013), o aprendizado na Cosmovisão Africana em Oliveira (2006) e a teoria da Afrodescendência de Cunha (2010). A pesquisa apresenta minha reflexão quanto ao conceito de Afroreza como e que afroancestrais, rejeitando a afirmação da reza ser totalmente de base católica, anulando as sabedorias africanas contidas em seus versos e gestos. Desse modo, a dissertação fortalece o compartilhamento das experiências das rezadeiras e sua afirmação afrodescendente na construção de uma educação libertadora e sem preconceitos em relação ao nosso legado africano. |
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Marcadores das africanidades no ofício das rezadeiras de quilombos de Caucaia/CE: uma abordagem pretagógicaMarkers of the craft of africanities mourners of Caucaia quilombos / ec: an approach pretagógicaMarkers of africanitiesMournersCurandeiras – Caucaia(CE) – AtitudesCurandeiras – Caucaia(CE) – Orações e devoçõesQuilombos – Caucaia(CE)Educação – Caucaia(CE) – Influências africanasEducação multicultural – Caucaia(CE)A pesquisa com titulo: ‘Marcadores das Africanidades das Rezadeiras de Quilombos de Caucaia/CE: Uma Abordagem Pretagógica’. O trabalho foi realizado entre 2013 e 2015, com sete rezadeiras quilombolas e cinco iniciantes, de três comunidades quilombolas de Caucaia-CE: Serra do Juá, Porteiras e Cercadão dos Dicetas. Diante da lacuna enorme no que se refere à relação das africanidades com o ofício das rezadeiras, intento responder, no decorrer desse trabalho, as seguintes indagações: Quais os marcadores das africanidades no ofício das rezadeiras? Como é possível trabalhar com os marcadores das africanidades no ofício da reza na perspectiva de uma intervenção pedagógica? Como a Pretagogia pode contribuir para a apropriação desses marcadores? O trabalho teve fase interventiva com três oficinas usando como técnica a mandala dos objetos geradores com os marcadores africanos da reza que foram: oralidade, ancestralidade, senhoridade, iniciação, elementos da natureza, espiritualidade, segredo, relação comunitária, territoriedade, que são de base africana. Para isso, a dissertação organiza-se da seguinte forma: CAPÍTULO 1: Introduz contando minha trajetória familiar, acadêmica e profissional em relação às africanidades; CAPÍTULO 2: Trata do dialogo com os autores da pesquisa e as senhoras rezadeiras; CAPÍTULO 3: Apresenta oficina Pretagogica na Serra do Juá com objetos geradores da Pretagogia com as rezadeiras e comunidade; CAPÍTULO 4: Aborda oficina em Porteiras com as rezadeiras capulanas; Capítulo 5: Trata da oficina ministrada em cercadão dos Dicetas rezadeira com crianças e jovens. CAPÍTULO 6: Conclusão com descrição da culminância dos trabalhos e homenagens às matriarcas rezadeiras das comunidades de Juá, Cercadão e Porteiras, além da síntese dos resultados da pesquisa como um todo. O trabalho utiliza como fundamentos teóricos a Pretagogia de Sandra Petit (2015), a Tradição Viva apresentada por Hampaté Bâ (1982), o Estudo sobre a Cura Através da Palavra em Gomes e Pereira(2004), A magia na Cura de Santos (2007), a importância da Transmissão da Fala por Bernat (2013) e o Uso do Corpo e a Musicalidade por meio dos Tambores da Pedagoginga de Rosa (2013), o aprendizado na Cosmovisão Africana em Oliveira (2006) e a teoria da Afrodescendência de Cunha (2010). A pesquisa apresenta minha reflexão quanto ao conceito de Afroreza como e que afroancestrais, rejeitando a afirmação da reza ser totalmente de base católica, anulando as sabedorias africanas contidas em seus versos e gestos. Desse modo, a dissertação fortalece o compartilhamento das experiências das rezadeiras e sua afirmação afrodescendente na construção de uma educação libertadora e sem preconceitos em relação ao nosso legado africano.www.teses.ufc.brPetit, Sandra HaydéeSilva, Maria Eliene Magalhães da2016-05-06T15:12:34Z2016-05-06T15:12:34Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Maria Eliene Magalhães da. Marcadores das africanidades no ofício das rezadeiras de quilombos de Caucaia/CE: uma abordagem pretagógica. 2015. 207f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16678porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-18T17:07:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/16678Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:19.700627Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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