A monografia enquanto espaço de pesquisa e reflexão na área de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Raquel da Silva
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Lima, Maria Socorro Lucena, Queiroz, Zuleide Fernandes de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41657
Resumo: A Universidade Regional do Cariri – URCA foi criada em 1986 e naquele período se caracterizou como instituição superior de formação de professores pela necessidade regional de formar quadros docentes para suprir a carência de professores em todos os municípios que compõem a região caririense. Desde então vem se consolidando com a criação de diversos cursos de graduação, dentre eles oito de formação docente dos quatorze em funcionamento. Para realização de uma formação permanente e na busca de se qualificar em programas de pós-graduação veio, desde o ano de 1993 realizando Cursos de Especialização Latu Sensu e em 1999 deu início a um curso de mestrado profissionalizante. Observamos como integrantes comunidade acadêmica da URCA que os cursos ofertados se caracterizavam por serem de formação de professores. Nestes também observamos que os trabalhos de final de cursos se dirigiam a refletir sobre o cotidiano escolar.[...]
id UFC-7_421c82b8845a47b21e306652a751824b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41657
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A monografia enquanto espaço de pesquisa e reflexão na área de formação docenteUniversidade Regional do Cariri – URCACarência de professoresA Universidade Regional do Cariri – URCA foi criada em 1986 e naquele período se caracterizou como instituição superior de formação de professores pela necessidade regional de formar quadros docentes para suprir a carência de professores em todos os municípios que compõem a região caririense. Desde então vem se consolidando com a criação de diversos cursos de graduação, dentre eles oito de formação docente dos quatorze em funcionamento. Para realização de uma formação permanente e na busca de se qualificar em programas de pós-graduação veio, desde o ano de 1993 realizando Cursos de Especialização Latu Sensu e em 1999 deu início a um curso de mestrado profissionalizante. Observamos como integrantes comunidade acadêmica da URCA que os cursos ofertados se caracterizavam por serem de formação de professores. Nestes também observamos que os trabalhos de final de cursos se dirigiam a refletir sobre o cotidiano escolar.[...]Edições UFC2019-05-14T19:04:24Z2019-05-14T19:04:24Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMATEUS, Raquel da Silva; LIMA, Maria Socorro Lucena; QUEIROZ , Zuleide Fernandes de. A monografia enquanto espaço de pesquisa e reflexão na área de formação docente. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 357-365.85 7282 202 Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41657Mateus, Raquel da SilvaLima, Maria Socorro LucenaQueiroz, Zuleide Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T12:55:47Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41657Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:26.506241Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A monografia enquanto espaço de pesquisa e reflexão na área de formação docente
title A monografia enquanto espaço de pesquisa e reflexão na área de formação docente
spellingShingle A monografia enquanto espaço de pesquisa e reflexão na área de formação docente
Mateus, Raquel da Silva
Universidade Regional do Cariri – URCA
Carência de professores
title_short A monografia enquanto espaço de pesquisa e reflexão na área de formação docente
title_full A monografia enquanto espaço de pesquisa e reflexão na área de formação docente
title_fullStr A monografia enquanto espaço de pesquisa e reflexão na área de formação docente
title_full_unstemmed A monografia enquanto espaço de pesquisa e reflexão na área de formação docente
title_sort A monografia enquanto espaço de pesquisa e reflexão na área de formação docente
author Mateus, Raquel da Silva
author_facet Mateus, Raquel da Silva
Lima, Maria Socorro Lucena
Queiroz, Zuleide Fernandes de
author_role author
author2 Lima, Maria Socorro Lucena
Queiroz, Zuleide Fernandes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Raquel da Silva
Lima, Maria Socorro Lucena
Queiroz, Zuleide Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Regional do Cariri – URCA
Carência de professores
topic Universidade Regional do Cariri – URCA
Carência de professores
description A Universidade Regional do Cariri – URCA foi criada em 1986 e naquele período se caracterizou como instituição superior de formação de professores pela necessidade regional de formar quadros docentes para suprir a carência de professores em todos os municípios que compõem a região caririense. Desde então vem se consolidando com a criação de diversos cursos de graduação, dentre eles oito de formação docente dos quatorze em funcionamento. Para realização de uma formação permanente e na busca de se qualificar em programas de pós-graduação veio, desde o ano de 1993 realizando Cursos de Especialização Latu Sensu e em 1999 deu início a um curso de mestrado profissionalizante. Observamos como integrantes comunidade acadêmica da URCA que os cursos ofertados se caracterizavam por serem de formação de professores. Nestes também observamos que os trabalhos de final de cursos se dirigiam a refletir sobre o cotidiano escolar.[...]
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2019-05-14T19:04:24Z
2019-05-14T19:04:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATEUS, Raquel da Silva; LIMA, Maria Socorro Lucena; QUEIROZ , Zuleide Fernandes de. A monografia enquanto espaço de pesquisa e reflexão na área de formação docente. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 357-365.
85 7282 202 X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41657
identifier_str_mv MATEUS, Raquel da Silva; LIMA, Maria Socorro Lucena; QUEIROZ , Zuleide Fernandes de. A monografia enquanto espaço de pesquisa e reflexão na área de formação docente. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 357-365.
85 7282 202 X
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028818353389568