A recorrência e uso dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ernoilde Alves da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Joseane Campêlo da, Silva, Tatiane Xavier da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24180
Resumo: SILVA, Ernoilde Alves da; SILVA, Joseane Campêlo da; SILVA, Tatiane Xavier da. A recorrência e uso dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 2, p. 256-273, ago./dez. 2013.
id UFC-7_42414070e2e86431eb59b15520cb3680
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/24180
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A recorrência e uso dos gêneros textuais no livro didático de Língua PortuguesaLivro didáticoGêneros textuaisLeitura e escritaTextbookSILVA, Ernoilde Alves da; SILVA, Joseane Campêlo da; SILVA, Tatiane Xavier da. A recorrência e uso dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 2, p. 256-273, ago./dez. 2013.The present work aims at analyzing textual genres that present themselves in Textbook Portuguese Language (TPL) - “Languages Portuguese 2: Literature. Text Production. Grammar” (Cereja; Magalhães, 2010) - 2nd year of high school. Besides that, check which genres are more recurrent in TPL and if the activities (suggestions for using) brought about in the book may develop skills and reading and writing skills of the student. Accordingly, still we investigate how to articulation of the textual genres occurs with discursive domains listed by Marcuschi (2008), and which language skills (SL) (DOLZ and SCHNEUWLY, 2004) are the most exploited. In its turn, this analysis falls within the research line of Applied Linguistics - AL, in the theory of genres (text / discourse) is therefore based on advocated approach by Bakhtin (1997); Marcuschi (2002, 2005, 2008); Rojo (2007), among others. At last, we reflect on what it recommends the NCP of Portuguese language, addressed to high school, how to work with genres in the classroom, since for the NCP they characterize important tool pedagogical guidance, especially with regard to objectives and contents of the TPL. However, results point out that not always the genres set out in the book at issue provides the students to comprehension and the production of different genres, watching the social use context.O presente trabalho realiza um levantamento dos gêneros textuais que se presentificam no Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) – Português Linguagens 2: Literatura. Produção de texto. Gramática (CEREJA; MAGALHÃES, 2010) - do 2º ano do Ensino Médio –, a fim de verificar quais gêneros são mais recorrentes no LDLP e se as atividades (sugestões de uso) trazidas no livro podem desenvolver as competências e habilidades de leitura e escrita do aluno. Nesse sentido, ainda investigaremos como ocorre a articulação dos gêneros textuais com os domínios discursivos listados por Marcuschi (2008) e quais capacidades de linguagem (CL) (DOLZ e SCHNEUWLY, 2004) são mais exploradas. Por sua vez, esta análise enquadra-se na linha de pesquisa da Linguística Aplicada – LA, na teoria de gêneros (de textos/do discurso), pautandose, assim, na perspectiva defendida por Bakhtin (1979, 1992); Marcuschi (2002, 2005, 2008); Rojo (2007), entre outros. Refletimos também sobre o que preconiza os PCN de língua portuguesa, direcionados ao Ensino Médio, quanto ao trabalho com os gêneros textuais na sala de aula, uma vez que, para os PCN, eles caracterizam importante ferramenta de orientação pedagógica, sobretudo no que se refere aos objetivos e conteúdos do LDLP. Os resultados apontam que nem sempre os gêneros textuais expostos no livro em questão proporcionam ao aluno a compreensão e a produção dos diferentes gêneros, observando o contexto de uso social.Revista Entrepalavras2017-07-21T15:30:10Z2017-07-21T15:30:10Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSilva, E. A.; Silva, J. C.; Silva, T. X. (2013)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24180Silva, Ernoilde Alves daSilva, Joseane Campêlo daSilva, Tatiane Xavier dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T18:46:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/24180Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T18:46:25Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A recorrência e uso dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa
title A recorrência e uso dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa
spellingShingle A recorrência e uso dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa
Silva, Ernoilde Alves da
Livro didático
Gêneros textuais
Leitura e escrita
Textbook
title_short A recorrência e uso dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa
title_full A recorrência e uso dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa
title_fullStr A recorrência e uso dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed A recorrência e uso dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa
title_sort A recorrência e uso dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa
author Silva, Ernoilde Alves da
author_facet Silva, Ernoilde Alves da
Silva, Joseane Campêlo da
Silva, Tatiane Xavier da
author_role author
author2 Silva, Joseane Campêlo da
Silva, Tatiane Xavier da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ernoilde Alves da
Silva, Joseane Campêlo da
Silva, Tatiane Xavier da
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Gêneros textuais
Leitura e escrita
Textbook
topic Livro didático
Gêneros textuais
Leitura e escrita
Textbook
description SILVA, Ernoilde Alves da; SILVA, Joseane Campêlo da; SILVA, Tatiane Xavier da. A recorrência e uso dos gêneros textuais no livro didático de Língua Portuguesa. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 2, p. 256-273, ago./dez. 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-07-21T15:30:10Z
2017-07-21T15:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, E. A.; Silva, J. C.; Silva, T. X. (2013)
2237-6321 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24180
identifier_str_mv Silva, E. A.; Silva, J. C.; Silva, T. X. (2013)
2237-6321 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935808452362240