Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ana Célia Clementino
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mello, Dilma Maria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28571
Resumo: MOURA, Ana Célia Clementino; MELLO, Dilma Maria de. Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 533-549, jan./jun. 2017.
id UFC-7_43c7ef9cfddf4419720b0187b821a016
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/28571
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensinoCooperative Learning in secondary education: stories about people who lived this teaching approachAprendizagem CooperativaAvaliação do percursoAlunos do Ensino MédioCooperative LearningMOURA, Ana Célia Clementino; MELLO, Dilma Maria de. Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 533-549, jan./jun. 2017.The Cooperative Learning aims to promote interaction between individuals so that their participation in the group is valued and thus each one recognizes themselves and the other one as someone who promotes knowledge. It is in the context of interaction that the students of the State School of Professional Education Alan Pinho Tabosa, located at Pentecoste, Ceará (Brazil), argue, disagree and learn together since 2011. As we understand that Cooperative Learning works with the student growth and the student, in his turn, when evaluates it, collaborates with the application of Cooperative Learning, we developed this study that, through stories told by the students, seeks to analyze the contribution of Cooperative Learning for student and personal life of those students who, over three years, experience the Cooperative Learning on, at least, ten hours a day because this school is a full time one. At this school there are four classes: Aquaculture, Information Technology, Agribusiness and Academic. In order to get the students’s critical placements, we proposed them to write a text, but initially we apply an instrumental, the map of ideas, in order to get the opinion about all the five elements of Cooperative Learning. Although we have applied the instrumental with all the students, for this paper, we selected one narrative from each class, to try to understand the Cooperative Learning contribution on the student’s lives. We performed an analysis of the positions, and we use Narrative Inquiry (2000), since its assumptions allow express how the researcher and the participants live, have lived and understand the stories. In the present paper, what we think as researchers is deep-seated what the participants, those from high school students, think.A Aprendizagem Cooperativa tem como principal objetivo promover interação entre indivíduos de forma que sua participação no grupo ao qual pertencem seja valorizada e, assim, cada um reconheça a si e ao outro como promotores do conhecimento. É no contexto de interação que os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, localizada em Pentecoste, Ceará (Brasil), discutem, divergem e aprendem juntos desde 2011. Como advogamos que a Aprendizagem Cooperativa colabora com o crescimento do estudante e este, por sua vez, ao avaliá-la, colabora com a sua aplicação, elaboramos o presente trabalho que busca, por meio de histórias contadas pelos próprios alunos, analisar a contribuição da Aprendizagem Cooperativa para a vida estudantil e pessoal desses alunos que, ao longo de três anos, vivenciam-na em pelo menos dez horas por dia, visto ser a escola de tempo integral. Na escola há quatro turmas: Aquicultura, Informática, Agroindústria e Acadêmica. Para que os alunos redigissem seus posicionamentos críticos, propusemos uma produção de texto, aplicando inicialmente um instrumental, o mapa de ideias, a fim de podermos abordar todos os elementos da Aprendizagem Cooperativa a serem avaliados. Embora tenhamos aplicado o instrumental com todos os alunos, para este trabalho, selecionamos uma narrativa de cada turma, para compreendermos a contribuição da Aprendizagem Cooperativa para suas vidas. Para refletirmos sobre os posicionamentos, seguimos os princípios da Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000), visto que seus pressupostos possibilitam expressar como o pesquisador e os participantes vivem, contam e compreendem as histórias vividas. No caso do presente artigo, o que pensamos como pesquisadores entrelaça-se ao que pensam os participantes, alunos do 3º ano do Ensino Médio.Revista Entrepalavras2017-12-18T13:41:29Z2017-12-18T13:41:29Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMoura, A. C. C.; Mello, D. M. (2017)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28571Moura, Ana Célia ClementinoMello, Dilma Maria deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:49:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28571Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T16:49:40Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino
Cooperative Learning in secondary education: stories about people who lived this teaching approach
title Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino
spellingShingle Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino
Moura, Ana Célia Clementino
Aprendizagem Cooperativa
Avaliação do percurso
Alunos do Ensino Médio
Cooperative Learning
title_short Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino
title_full Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino
title_fullStr Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino
title_full_unstemmed Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino
title_sort Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino
author Moura, Ana Célia Clementino
author_facet Moura, Ana Célia Clementino
Mello, Dilma Maria de
author_role author
author2 Mello, Dilma Maria de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Ana Célia Clementino
Mello, Dilma Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Cooperativa
Avaliação do percurso
Alunos do Ensino Médio
Cooperative Learning
topic Aprendizagem Cooperativa
Avaliação do percurso
Alunos do Ensino Médio
Cooperative Learning
description MOURA, Ana Célia Clementino; MELLO, Dilma Maria de. Aprendizagem Cooperativa no Ensino Médio: histórias de quem conviveu com essa abordagem de ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 533-549, jan./jun. 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T13:41:29Z
2017-12-18T13:41:29Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Moura, A. C. C.; Mello, D. M. (2017)
2237-6321 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28571
identifier_str_mv Moura, A. C. C.; Mello, D. M. (2017)
2237-6321 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935779183460352