Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Louise Martins
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Frota, Marcelo Kervin Reis, Fernandes, Matheus Augusto Mesquita, Almeida, Thainá Pompeu de, Sousa, Thaís Maria Lopes de, Fernandes, Claudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300000kcks
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676
Resumo: Object: Evaluate the knowledge of high school students about the links of the survival chain and the understanding of Basic Life Support (BLS). Method: Study conducted in a public school with high school students. The following steps were followed: 1) Application of a questionnaire, with the objective of ascertaining the students’ previous knowledge on the subject; 2) Presentation of a dialogued conference on the survival chain in cardiac arrest situations; 3) Development of practical skills with students on how to act in a PCR situation, following the survival chain; 4) Application of the same questionnaire in order to ascertain students’ knowledge after the development of the activity. Results: the average of correct answers when comparing the pre and post-test considering questions regarding the survival chain, prehospital care by SAMU, cardiopulmonary resuscitation and cardiac arrest showed a significant difference (Wilcoxon test p <0.001). Conclusion: There was a significant acquisition of theoretical knowledge by high school students about the survival chain in Basic Life Support, after the theoretical and practical intervention, inferring that these university extension actions contribute to educating the population and may result in reduced mortality in cases of CRP in an out-of-hospital setting.
id UFC-7_43ccc8eb0668b93587b930879dfdeb02
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57676
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-práticoThe evaluation of high school students’ knowledge about basic life support before and after theoretical-practical trainingReanimação CardiopulmonarRelações Comunidade-InstituiçãoEducação MédicaParada CardíacaObject: Evaluate the knowledge of high school students about the links of the survival chain and the understanding of Basic Life Support (BLS). Method: Study conducted in a public school with high school students. The following steps were followed: 1) Application of a questionnaire, with the objective of ascertaining the students’ previous knowledge on the subject; 2) Presentation of a dialogued conference on the survival chain in cardiac arrest situations; 3) Development of practical skills with students on how to act in a PCR situation, following the survival chain; 4) Application of the same questionnaire in order to ascertain students’ knowledge after the development of the activity. Results: the average of correct answers when comparing the pre and post-test considering questions regarding the survival chain, prehospital care by SAMU, cardiopulmonary resuscitation and cardiac arrest showed a significant difference (Wilcoxon test p <0.001). Conclusion: There was a significant acquisition of theoretical knowledge by high school students about the survival chain in Basic Life Support, after the theoretical and practical intervention, inferring that these university extension actions contribute to educating the population and may result in reduced mortality in cases of CRP in an out-of-hospital setting.Objetivos: Avaliar o conhecimento de estudantes de ensino médio acerca de suporte básico de vida (SBV). Método: Estudo realizado em escola pública, com estudantes de ensino médio. Foram seguidos os passos: 1) aplicação de um questionário, com o objetivo de averiguar os conhecimentos prévio dos alunos sobre o tema; 2) apresentação de uma conferência dialogada sobre a cadeia de sobrevivência em situações de parada cardiorrespiratória (PCR); 3) desenvolvimento de habilidades práticas com os estudantes de como atuar frente à uma situação de PCR, seguindo a cadeia de sobrevivência; 4) aplicação do mesmo questionário, com o objetivo de averiguar os conhecimentos dos alunos após o desenvolvimento da atividade. Resultados: A média de acertos quando se comparou o pré e pós-teste considerando perguntas referente à cadeia de sobrevivência, atendimento pré-hospitalar pelo SAMU, reanimação cardiopulmonar (RCP) e PCR apresentou diferença significativa (teste de wilcoxon p<0,001). Conclusão:Houve significativa aquisição de conhecimentos teóricos por estudantes de ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em SBV após intervenção teórico-prática. Dessa forma, inferindo que estas ações de extensão universitária contribuem para educar a população, podendo resultar em diminuição da mortalidade em casos de PCR em ambiente extra-hospitalarRev Rene2021-04-12T12:51:36Z2021-04-12T12:51:36Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNUNES, Louise Martins et al. Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 61, n. 1, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676. Acesso em: 12 abr. 2021.2447-6595http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676ark:/83112/001300000kcksNunes, Louise MartinsFrota, Marcelo Kervin ReisFernandes, Matheus Augusto MesquitaAlmeida, Thainá Pompeu deSousa, Thaís Maria Lopes deFernandes, Claudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-12T12:53:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57676Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:58.035550Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático
The evaluation of high school students’ knowledge about basic life support before and after theoretical-practical training
title Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático
spellingShingle Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático
Nunes, Louise Martins
Reanimação Cardiopulmonar
Relações Comunidade-Instituição
Educação Médica
Parada Cardíaca
title_short Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático
title_full Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático
title_fullStr Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático
title_full_unstemmed Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático
title_sort Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático
author Nunes, Louise Martins
author_facet Nunes, Louise Martins
Frota, Marcelo Kervin Reis
Fernandes, Matheus Augusto Mesquita
Almeida, Thainá Pompeu de
Sousa, Thaís Maria Lopes de
Fernandes, Claudia Regina
author_role author
author2 Frota, Marcelo Kervin Reis
Fernandes, Matheus Augusto Mesquita
Almeida, Thainá Pompeu de
Sousa, Thaís Maria Lopes de
Fernandes, Claudia Regina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Louise Martins
Frota, Marcelo Kervin Reis
Fernandes, Matheus Augusto Mesquita
Almeida, Thainá Pompeu de
Sousa, Thaís Maria Lopes de
Fernandes, Claudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Reanimação Cardiopulmonar
Relações Comunidade-Instituição
Educação Médica
Parada Cardíaca
topic Reanimação Cardiopulmonar
Relações Comunidade-Instituição
Educação Médica
Parada Cardíaca
description Object: Evaluate the knowledge of high school students about the links of the survival chain and the understanding of Basic Life Support (BLS). Method: Study conducted in a public school with high school students. The following steps were followed: 1) Application of a questionnaire, with the objective of ascertaining the students’ previous knowledge on the subject; 2) Presentation of a dialogued conference on the survival chain in cardiac arrest situations; 3) Development of practical skills with students on how to act in a PCR situation, following the survival chain; 4) Application of the same questionnaire in order to ascertain students’ knowledge after the development of the activity. Results: the average of correct answers when comparing the pre and post-test considering questions regarding the survival chain, prehospital care by SAMU, cardiopulmonary resuscitation and cardiac arrest showed a significant difference (Wilcoxon test p <0.001). Conclusion: There was a significant acquisition of theoretical knowledge by high school students about the survival chain in Basic Life Support, after the theoretical and practical intervention, inferring that these university extension actions contribute to educating the population and may result in reduced mortality in cases of CRP in an out-of-hospital setting.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-12T12:51:36Z
2021-04-12T12:51:36Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Louise Martins et al. Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 61, n. 1, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676. Acesso em: 12 abr. 2021.
2447-6595
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300000kcks
identifier_str_mv NUNES, Louise Martins et al. Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 61, n. 1, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676. Acesso em: 12 abr. 2021.
2447-6595
ark:/83112/001300000kcks
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373789934682112