Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300000kcks |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676 |
Resumo: | Object: Evaluate the knowledge of high school students about the links of the survival chain and the understanding of Basic Life Support (BLS). Method: Study conducted in a public school with high school students. The following steps were followed: 1) Application of a questionnaire, with the objective of ascertaining the students’ previous knowledge on the subject; 2) Presentation of a dialogued conference on the survival chain in cardiac arrest situations; 3) Development of practical skills with students on how to act in a PCR situation, following the survival chain; 4) Application of the same questionnaire in order to ascertain students’ knowledge after the development of the activity. Results: the average of correct answers when comparing the pre and post-test considering questions regarding the survival chain, prehospital care by SAMU, cardiopulmonary resuscitation and cardiac arrest showed a significant difference (Wilcoxon test p <0.001). Conclusion: There was a significant acquisition of theoretical knowledge by high school students about the survival chain in Basic Life Support, after the theoretical and practical intervention, inferring that these university extension actions contribute to educating the population and may result in reduced mortality in cases of CRP in an out-of-hospital setting. |
id |
UFC-7_43ccc8eb0668b93587b930879dfdeb02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/57676 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-práticoThe evaluation of high school students’ knowledge about basic life support before and after theoretical-practical trainingReanimação CardiopulmonarRelações Comunidade-InstituiçãoEducação MédicaParada CardíacaObject: Evaluate the knowledge of high school students about the links of the survival chain and the understanding of Basic Life Support (BLS). Method: Study conducted in a public school with high school students. The following steps were followed: 1) Application of a questionnaire, with the objective of ascertaining the students’ previous knowledge on the subject; 2) Presentation of a dialogued conference on the survival chain in cardiac arrest situations; 3) Development of practical skills with students on how to act in a PCR situation, following the survival chain; 4) Application of the same questionnaire in order to ascertain students’ knowledge after the development of the activity. Results: the average of correct answers when comparing the pre and post-test considering questions regarding the survival chain, prehospital care by SAMU, cardiopulmonary resuscitation and cardiac arrest showed a significant difference (Wilcoxon test p <0.001). Conclusion: There was a significant acquisition of theoretical knowledge by high school students about the survival chain in Basic Life Support, after the theoretical and practical intervention, inferring that these university extension actions contribute to educating the population and may result in reduced mortality in cases of CRP in an out-of-hospital setting.Objetivos: Avaliar o conhecimento de estudantes de ensino médio acerca de suporte básico de vida (SBV). Método: Estudo realizado em escola pública, com estudantes de ensino médio. Foram seguidos os passos: 1) aplicação de um questionário, com o objetivo de averiguar os conhecimentos prévio dos alunos sobre o tema; 2) apresentação de uma conferência dialogada sobre a cadeia de sobrevivência em situações de parada cardiorrespiratória (PCR); 3) desenvolvimento de habilidades práticas com os estudantes de como atuar frente à uma situação de PCR, seguindo a cadeia de sobrevivência; 4) aplicação do mesmo questionário, com o objetivo de averiguar os conhecimentos dos alunos após o desenvolvimento da atividade. Resultados: A média de acertos quando se comparou o pré e pós-teste considerando perguntas referente à cadeia de sobrevivência, atendimento pré-hospitalar pelo SAMU, reanimação cardiopulmonar (RCP) e PCR apresentou diferença significativa (teste de wilcoxon p<0,001). Conclusão:Houve significativa aquisição de conhecimentos teóricos por estudantes de ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em SBV após intervenção teórico-prática. Dessa forma, inferindo que estas ações de extensão universitária contribuem para educar a população, podendo resultar em diminuição da mortalidade em casos de PCR em ambiente extra-hospitalarRev Rene2021-04-12T12:51:36Z2021-04-12T12:51:36Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNUNES, Louise Martins et al. Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 61, n. 1, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676. Acesso em: 12 abr. 2021.2447-6595http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676ark:/83112/001300000kcksNunes, Louise MartinsFrota, Marcelo Kervin ReisFernandes, Matheus Augusto MesquitaAlmeida, Thainá Pompeu deSousa, Thaís Maria Lopes deFernandes, Claudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-12T12:53:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57676Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:58.035550Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático The evaluation of high school students’ knowledge about basic life support before and after theoretical-practical training |
title |
Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático |
spellingShingle |
Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático Nunes, Louise Martins Reanimação Cardiopulmonar Relações Comunidade-Instituição Educação Médica Parada Cardíaca |
title_short |
Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático |
title_full |
Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático |
title_fullStr |
Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático |
title_full_unstemmed |
Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático |
title_sort |
Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático |
author |
Nunes, Louise Martins |
author_facet |
Nunes, Louise Martins Frota, Marcelo Kervin Reis Fernandes, Matheus Augusto Mesquita Almeida, Thainá Pompeu de Sousa, Thaís Maria Lopes de Fernandes, Claudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Frota, Marcelo Kervin Reis Fernandes, Matheus Augusto Mesquita Almeida, Thainá Pompeu de Sousa, Thaís Maria Lopes de Fernandes, Claudia Regina |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Louise Martins Frota, Marcelo Kervin Reis Fernandes, Matheus Augusto Mesquita Almeida, Thainá Pompeu de Sousa, Thaís Maria Lopes de Fernandes, Claudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reanimação Cardiopulmonar Relações Comunidade-Instituição Educação Médica Parada Cardíaca |
topic |
Reanimação Cardiopulmonar Relações Comunidade-Instituição Educação Médica Parada Cardíaca |
description |
Object: Evaluate the knowledge of high school students about the links of the survival chain and the understanding of Basic Life Support (BLS). Method: Study conducted in a public school with high school students. The following steps were followed: 1) Application of a questionnaire, with the objective of ascertaining the students’ previous knowledge on the subject; 2) Presentation of a dialogued conference on the survival chain in cardiac arrest situations; 3) Development of practical skills with students on how to act in a PCR situation, following the survival chain; 4) Application of the same questionnaire in order to ascertain students’ knowledge after the development of the activity. Results: the average of correct answers when comparing the pre and post-test considering questions regarding the survival chain, prehospital care by SAMU, cardiopulmonary resuscitation and cardiac arrest showed a significant difference (Wilcoxon test p <0.001). Conclusion: There was a significant acquisition of theoretical knowledge by high school students about the survival chain in Basic Life Support, after the theoretical and practical intervention, inferring that these university extension actions contribute to educating the population and may result in reduced mortality in cases of CRP in an out-of-hospital setting. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-12T12:51:36Z 2021-04-12T12:51:36Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NUNES, Louise Martins et al. Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 61, n. 1, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676. Acesso em: 12 abr. 2021. 2447-6595 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300000kcks |
identifier_str_mv |
NUNES, Louise Martins et al. Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 61, n. 1, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676. Acesso em: 12 abr. 2021. 2447-6595 ark:/83112/001300000kcks |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Rev Rene |
publisher.none.fl_str_mv |
Rev Rene |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373789934682112 |