Impactos das condições das vias permanentes na operação ferroviária : avaliação de um método de inspeção das condições de manutenção e reabilitação de ferrovias
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37657 |
Resumo: | PEREIRA, Jamille Albuquerque. Impactos das condições das vias permanentes na operação ferroviária : avaliação de um método de inspeção das condições de manutenção e reabilitação de ferrovias. 2016 42 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
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Impactos das condições das vias permanentes na operação ferroviária : avaliação de um método de inspeção das condições de manutenção e reabilitação de ferroviasEngenharia ferroviáriaFerroviasFerrovias - Manutenção e reparosFerrovias - Defeitos geométricosPEREIRA, Jamille Albuquerque. Impactos das condições das vias permanentes na operação ferroviária : avaliação de um método de inspeção das condições de manutenção e reabilitação de ferrovias. 2016 42 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.The importance of rail transport for the socio-economic development in a society is well known. The railway system has great potential to be a representative mode of cargo transportation in a large country as Brazil. However, due the Brazil’s low railway network density, the country doesn’t use the full potential of the system. It is essential to know how the railway works, as well as the distress that can affect the operations of the system. In addition, the correct allocation of maintenance and repair (M&R) activities according to the railway condition assures the optimization of the systems. The main goal of this study is to evaluate a specific inspection method of railways maintenance and repair defined in the literature. This method aims to measure the impact of geometry condition of a permanent way in the rail transport operation. The data used in the present work is from a railway of Transnordesina Logística S.A (FTL) Company that gathered all the information using a Trolley equipment. Through the analysis of the data using the software Excel, the author verified a normal distribution as described in the reference method. The author concluded that it is possible to use the reference method in the data gathered. It is also possible to classify the condition of the network and to indicate a proper M&R activity. Therefore, the reference method may be used by the FTL company.O presente trabalho tem como objetivo central avaliar um método de inspeção das condições de M&R de ferrovias proposto na literatura, cuja finalidade é mensurar o impacto das condições geométricas das vias permanentes na operação ferroviária. Assim, admitida a importância do setor de transportes para o adequado desenvolvimento socioeconômico de uma nação, é fundamental que se conheça seu funcionamento, bem como os problemas que podem comprometer sua apropriada operação. Em se tratando do modo ferroviário, existe, no Brasil, um expressivo gargalo, tendo em vista o grande potencial do transporte ferroviário e a sua baixa densidade. Portanto, é importante conhecer os defeitos que podem prejudicar e, até mesmo, interromper a operação ferroviária, bem como as atividades de Manutenção e Reabilitação (M&R) indicadas para determinadas condições das vias férreas. Diferentes trabalhos na literatura sugerem classificações para as ferrovias conforme suas condições geométricas e estruturais, bem como recomendam orientações quanto às atividades de intervenção necessárias ao seu adequado funcionamento. O foco do trabalho é, portanto, a análise segundo os parâmetros geométricos de trechos de vias férreas, tais como bitola, nivelamento, alinhamento e empeno, através da verificação dos defeitos geométricos, tomando-se como orientação uma tese de doutorado. Os dados foram fornecidos pela Ferrovia Transnordesina Logística S.A (FTL), cuja coleta foi realizada em campo por meio de um equipamento chamado Trolley. As informações, então, foram tratadas com a utilização do programa Microsoft Excel. Observou-se, com isso, que os dados obtidos em campo apresentavam tendência normal, semelhante ao que foi proposto no trabalho tomado como linha de estudo. Assim, foi possível aplicar o método proposto na tese de doutorado aos dados obtidos do campo, bem como classificar os trechos e indicar intervenções, verificando possíveis contribuições do método teórico à realidade da empresa analisada.Bertoncini, Bruno VieiraPereira, Jamille Albuquerque2018-11-26T17:55:29Z2018-11-26T17:55:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, J. A. (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37657porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-26T17:55:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37657Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:48.059229Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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