Estudo do perfil sócio-educacional dos candidatos à seleção de 2016 do Curso Pré-Vestibular XII de Maio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Daniele Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lemos, Hassã Pereira, Viana, Arthur Teles, Olimpio, Felipe Pereira, Moreira, Fábia Maria Maia, Pinheiro, Valeria Goes Ferreira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56208
Resumo: Introdução: O Curso Pré-Vestibular XII de Maio é um Projeto de Extensão da Faculdade de Medicina da UFC que existe há 16 anos e tem por finalidade proporcionar um ensino mais igualitário aos alunos de escola pública, buscando democratizar o acesso ao ensino superior. Objetivo: Analisar o perfil sócio-educacional dos inscritos no processo seletivo do ano de 2016. Metodologia: Foi aplicado um questionário socioeconômico estruturado, anexado à prova de seleção das turmas de extensivo e intensivo. Dentre os 1759 alunos inscritos, 1530 compareceram à prova e foi analisado cerca de 750 questionários para esse estudo. Resultados: A análise mostrou que 54,94% dos inscritos são mulheres e 45,06% são homens; 33,33% tem menos de 18 anos, 57,99% tem entre 18 e 24 anos, 7,61% tem entre 25 e 40 anos e 1,21% tem mais de 40 anos. Dentre os inscritos 61,49% não apresenta familiares com ensino superior, 21,61% apresentam somente um, 7,45%, dois, 3,95%, três, 2,28%, quatro e 3,34%, mais de quatro. Sobre as atividades trabalhistas dos candidatos 36,33% trabalham, 29,38% desempregados, procurando emprego, 7% são estagiários e 37,29% são estudantes e não começaram a trabalhar. No que concerne a renda familiar 28,91% vivem com até um salário mínimo, 63,92% com um a três salários mínimos, 7% com quatro a oito salários mínimos e 0,3% com mais de oito salários mínimos. Conclusão: No contexto analisado verificasse que o perfil estudantil do curso é, em sua maioria, composto por alunos com condições financeiras limitadas e sem um histórico familiar de acesso ao ensino superior. Dessa forma, é notado a importância social do Projeto na busca pela democratização do ensino, tendo em vista haver um direcionamento aos alunos de escolas públicas. A contribuição do Curso Pré-Vestibular XII de Maio mostra sua importância nos resultados dos 16 anos de funcionamento do Projeto em que mais de 1300 alunos ingressaram no ensino superior nos mais diversos cursos das universidades públicas e privadas.
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