Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, João Victor Furtado Peixoto de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nepomuceno, Raul Carneiro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57460
Resumo: O Curso Pré-Vestibular Paulo Freire é um projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará – UFC, tendo por um de seus objetivos levar educação de qualidade para alunos de baixa renda oriundos de escolas públicas, sendo um meio facilitador de ingresso dos pré-vestibulandos para Universidades e Faculdades de todo o país. Em 16 anos de existência, o curso já aprovou centenas de estudantes em diversos Vestibulares, com foco no ENEM (SISU), UECE, PROUNI e FIES. O presente trabalho visa apresentar alguns dados de aprovações e acompanhamento de alguns estudantes que lograram êxito, principalmente, nos Vestibulares do último triênio (2013-2015). Foram entrevistados 22 alunos (8 homens e 14 mulheres) entre todos os aprovados no referido período, ocasião em que podem-se destacar as aprovações em Medicina (UFC), Direito (UFC), Letras (Português e Inglês - UFC), Química (UFC), Economia (UFC), Medicina Veterinária (UECE), Serviço Social (UECE), Matemática (UECE) e Geografia (UFRN). Os alunos foram indagados, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez), a respeito da importância do Curso Paulo Freire para a aprovação, sendo que 68,18% atribuíram importância máxima. 95,45% dos entrevistados atribuíram, no mínimo, importância 8 (oito). Todos justificaram a nota atribuída, sendo os maiores elogios dados ao modelo de treinamento intensivo de redações e a oportunidade oferecida a muitos alunos, inclusive aos que há muito tempo não estudavam. Ressaltaram ainda a importância de projetos de cunho filantrópico, tendo em vista o fato do Curso Paulo Freire ser formado por alunos voluntários da UFC, seja como Professores, Corretores de redação, Plantonistas, Coordenadores ou Diretores. Percebe-se, por meio dos dados levantados e das críticas enviadas, que os ex-alunos, em sua maioria, atribuem importância ao Projeto Paulo Freire, tanto pela conquista da aprovação no Vestibular, como pelos ideais e modo de organização do Curso.
id UFC-7_7af4192c998225ce8bb6c9bb659f3c77
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57460
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFCAcesso à Educação SuperiorUniversidades e faculdades - VestibularDemocratização da educaçãoEducação - Aspectos sociaisO Curso Pré-Vestibular Paulo Freire é um projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará – UFC, tendo por um de seus objetivos levar educação de qualidade para alunos de baixa renda oriundos de escolas públicas, sendo um meio facilitador de ingresso dos pré-vestibulandos para Universidades e Faculdades de todo o país. Em 16 anos de existência, o curso já aprovou centenas de estudantes em diversos Vestibulares, com foco no ENEM (SISU), UECE, PROUNI e FIES. O presente trabalho visa apresentar alguns dados de aprovações e acompanhamento de alguns estudantes que lograram êxito, principalmente, nos Vestibulares do último triênio (2013-2015). Foram entrevistados 22 alunos (8 homens e 14 mulheres) entre todos os aprovados no referido período, ocasião em que podem-se destacar as aprovações em Medicina (UFC), Direito (UFC), Letras (Português e Inglês - UFC), Química (UFC), Economia (UFC), Medicina Veterinária (UECE), Serviço Social (UECE), Matemática (UECE) e Geografia (UFRN). Os alunos foram indagados, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez), a respeito da importância do Curso Paulo Freire para a aprovação, sendo que 68,18% atribuíram importância máxima. 95,45% dos entrevistados atribuíram, no mínimo, importância 8 (oito). Todos justificaram a nota atribuída, sendo os maiores elogios dados ao modelo de treinamento intensivo de redações e a oportunidade oferecida a muitos alunos, inclusive aos que há muito tempo não estudavam. Ressaltaram ainda a importância de projetos de cunho filantrópico, tendo em vista o fato do Curso Paulo Freire ser formado por alunos voluntários da UFC, seja como Professores, Corretores de redação, Plantonistas, Coordenadores ou Diretores. Percebe-se, por meio dos dados levantados e das críticas enviadas, que os ex-alunos, em sua maioria, atribuem importância ao Projeto Paulo Freire, tanto pela conquista da aprovação no Vestibular, como pelos ideais e modo de organização do Curso.Universidade Federal do Ceará2021-03-23T21:38:19Z2021-03-23T21:38:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALENCAR, João Victor Furtado Peixoto de; NEPOMUCENO, Raul Carneiro. Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57460Alencar, João Victor Furtado Peixoto deNepomuceno, Raul Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:40:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57460Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:42.796568Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFC
title Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFC
spellingShingle Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFC
Alencar, João Victor Furtado Peixoto de
Acesso à Educação Superior
Universidades e faculdades - Vestibular
Democratização da educação
Educação - Aspectos sociais
title_short Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFC
title_full Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFC
title_fullStr Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFC
title_full_unstemmed Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFC
title_sort Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFC
author Alencar, João Victor Furtado Peixoto de
author_facet Alencar, João Victor Furtado Peixoto de
Nepomuceno, Raul Carneiro
author_role author
author2 Nepomuceno, Raul Carneiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, João Victor Furtado Peixoto de
Nepomuceno, Raul Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso à Educação Superior
Universidades e faculdades - Vestibular
Democratização da educação
Educação - Aspectos sociais
topic Acesso à Educação Superior
Universidades e faculdades - Vestibular
Democratização da educação
Educação - Aspectos sociais
description O Curso Pré-Vestibular Paulo Freire é um projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará – UFC, tendo por um de seus objetivos levar educação de qualidade para alunos de baixa renda oriundos de escolas públicas, sendo um meio facilitador de ingresso dos pré-vestibulandos para Universidades e Faculdades de todo o país. Em 16 anos de existência, o curso já aprovou centenas de estudantes em diversos Vestibulares, com foco no ENEM (SISU), UECE, PROUNI e FIES. O presente trabalho visa apresentar alguns dados de aprovações e acompanhamento de alguns estudantes que lograram êxito, principalmente, nos Vestibulares do último triênio (2013-2015). Foram entrevistados 22 alunos (8 homens e 14 mulheres) entre todos os aprovados no referido período, ocasião em que podem-se destacar as aprovações em Medicina (UFC), Direito (UFC), Letras (Português e Inglês - UFC), Química (UFC), Economia (UFC), Medicina Veterinária (UECE), Serviço Social (UECE), Matemática (UECE) e Geografia (UFRN). Os alunos foram indagados, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez), a respeito da importância do Curso Paulo Freire para a aprovação, sendo que 68,18% atribuíram importância máxima. 95,45% dos entrevistados atribuíram, no mínimo, importância 8 (oito). Todos justificaram a nota atribuída, sendo os maiores elogios dados ao modelo de treinamento intensivo de redações e a oportunidade oferecida a muitos alunos, inclusive aos que há muito tempo não estudavam. Ressaltaram ainda a importância de projetos de cunho filantrópico, tendo em vista o fato do Curso Paulo Freire ser formado por alunos voluntários da UFC, seja como Professores, Corretores de redação, Plantonistas, Coordenadores ou Diretores. Percebe-se, por meio dos dados levantados e das críticas enviadas, que os ex-alunos, em sua maioria, atribuem importância ao Projeto Paulo Freire, tanto pela conquista da aprovação no Vestibular, como pelos ideais e modo de organização do Curso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-03-23T21:38:19Z
2021-03-23T21:38:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALENCAR, João Victor Furtado Peixoto de; NEPOMUCENO, Raul Carneiro. Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57460
identifier_str_mv ALENCAR, João Victor Furtado Peixoto de; NEPOMUCENO, Raul Carneiro. Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028792717803520