A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Luiza Vieira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28997
Resumo: This study has as goal to analyse the work of teachers in Young and Adult Education (in portuguese, the abreviation is EJA) in Santo Inacio School, in Fortaleza, state of Ceará, looking to the didatic and pedagogic strategics used by them to encourage the students to remain on classes. The methodology choosen is a participant search, with individual interviews with teachers of the school, following it with an participant observation in the classroom and in a camp routine. As theorical fundamentation were made study on the works of Freire (2015), Oliveira (1999), Pimenta (2009) and anothers referencial authors in EJA. The intention is, through this work, to describe the observations made and deepen in the knowledge, rising questions about concret actions thar were tested in Santo Inacio School. Finally, the critic reflection about the teacher pratic and about the content of curricula offered need to be something daily, otherwise the school will remain without purpose to some students. The teacher, as a mediator of this process, needs to creat possibilities to dawn the production or building of the knowledge, to also incentivate the perception of the knowledge that will be part of the social
id UFC-7_469f338c4c026121a43798dc71a5baca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/28997
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docenteDocentesReflexõesEJAThis study has as goal to analyse the work of teachers in Young and Adult Education (in portuguese, the abreviation is EJA) in Santo Inacio School, in Fortaleza, state of Ceará, looking to the didatic and pedagogic strategics used by them to encourage the students to remain on classes. The methodology choosen is a participant search, with individual interviews with teachers of the school, following it with an participant observation in the classroom and in a camp routine. As theorical fundamentation were made study on the works of Freire (2015), Oliveira (1999), Pimenta (2009) and anothers referencial authors in EJA. The intention is, through this work, to describe the observations made and deepen in the knowledge, rising questions about concret actions thar were tested in Santo Inacio School. Finally, the critic reflection about the teacher pratic and about the content of curricula offered need to be something daily, otherwise the school will remain without purpose to some students. The teacher, as a mediator of this process, needs to creat possibilities to dawn the production or building of the knowledge, to also incentivate the perception of the knowledge that will be part of the socialO presente estudo tem como objetivo analisar o trabalho dos docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Santo Inácio, em Fortaleza (CE) observando as estratégias didáticas e pedagógicas utilizadas por eles para a permanência do grupo em sala de aula. Como metodologia será utilizada a pesquisa participante – com entrevistas individuais com docentes da Instituição, seguida de observação participante em sala de aula e diário de campo. Como fundamentação teórica foram feitos estudos de materiais de Freire (2015), Brandão (1984), Libâneo (2000), Oliveira (1999), Pimenta (2009), entre outros autores referenciais da EJA. Pretendendo assim, através desse Trabalho de Conclusão de Curso, descrever as observações feitas e aprofundar o conhecimento, levantando reflexões sobre ações concretas que foram realizadas no Colégio Santo Inácio. Conclui-se que, a reflexão crítica sobre a prática docente e sobre o conteúdo dos currículos oferecidos deve ser algo cotidiano, do contrário a escola continuará sem sentido para alguns discentes que passaram por seus bancos. O docente como mediador desse processo, deve criar possibilidades para despontar a produção ou construção do conhecimento, a fim de incentivar também a percepção dos conhecimentos que fazem parte de seu contexto sociocultural, dando ênfase ao seu significado no processo de assimilação dos saberes escolares.Ribeiro, Luís Távora FurtadoPereira, Ana Luiza Vieira2018-01-15T16:28:24Z2018-01-15T16:28:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Ana Luiza Vieira. A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docente. 2016. 48f. - TCC( Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28997porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-20T19:17:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28997Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:41.864717Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docente
title A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docente
spellingShingle A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docente
Pereira, Ana Luiza Vieira
Docentes
Reflexões
EJA
title_short A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docente
title_full A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docente
title_fullStr A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docente
title_full_unstemmed A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docente
title_sort A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docente
author Pereira, Ana Luiza Vieira
author_facet Pereira, Ana Luiza Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Luís Távora Furtado
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Luiza Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Reflexões
EJA
topic Docentes
Reflexões
EJA
description This study has as goal to analyse the work of teachers in Young and Adult Education (in portuguese, the abreviation is EJA) in Santo Inacio School, in Fortaleza, state of Ceará, looking to the didatic and pedagogic strategics used by them to encourage the students to remain on classes. The methodology choosen is a participant search, with individual interviews with teachers of the school, following it with an participant observation in the classroom and in a camp routine. As theorical fundamentation were made study on the works of Freire (2015), Oliveira (1999), Pimenta (2009) and anothers referencial authors in EJA. The intention is, through this work, to describe the observations made and deepen in the knowledge, rising questions about concret actions thar were tested in Santo Inacio School. Finally, the critic reflection about the teacher pratic and about the content of curricula offered need to be something daily, otherwise the school will remain without purpose to some students. The teacher, as a mediator of this process, needs to creat possibilities to dawn the production or building of the knowledge, to also incentivate the perception of the knowledge that will be part of the social
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-01-15T16:28:24Z
2018-01-15T16:28:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Ana Luiza Vieira. A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docente. 2016. 48f. - TCC( Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2016.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28997
identifier_str_mv PEREIRA, Ana Luiza Vieira. A EJA e a construção educacional do sujeito: buscando a perspectiva docente. 2016. 48f. - TCC( Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2016.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028848796696576