Avaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Carlos Alberto Pereira de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Catrib, Ana Maria Fontenelle
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38901
Resumo: A educação de jovens e adultos já vem por muito tempo sendo um grande problema dentro da sociedade brasileira, já que os dados estatísticos mencionam uma grande massa de pessoas que não tiveram acesso ao ensino no momento ideal de suas vidas. As políticas de Educação Nacional existente em nosso país há muito tempo tem tentado solucionar este problema. Podemos mencionar o programa MOBRAL ( movimento Brasileiro de Alfabetização ) Em 1985 o MOBRAL foi extinto e seu lugar foi ocupado pela Fundação Educar que passou a apoiar financeiramente e tecnicamente as iniciativas do governo, entidades civis e empresas conveniadas. Logo em seguida o Projeto Minerva,com as salas de aula pronta: o rádio no lugar e os módulos com os alunos e as dezenove horas e trinta minutos ligava-se o rádio e as aulas eram ouvidas por todos e estudadas. Outros programas foram criados em sucessivos governos ate que surge a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96,que vem com artigos destinados à educação de jovens e adultos. Cabe evidenciar alguns pontos importantes sobre o tratamento dado por esta Lei,dentre eles: (...)igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (...)pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; (...)garantia de padrão de qualidade; (...)valorização da experiência extra-escolar; (...)vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Uma outra experiência significativa, foi o curso de curta duração o Telecurso 2000 e hoje temos através do Ministério da Educação e Cultura o chamado primeiro e segundo segmento Este documento deve constituir-se em subsídio à elaboração de projetos e propostas curriculares a serem desenvolvidos por organizações governamentais e não-governamentais, adaptados às realidades locais e necessidades específicas. Este trabalho representa para o MEC a possibilidade de colocar à disposição das secretarias estaduais e municipais de educação e dos professores de educação de jovens e adultos um importante instrumento de apoio, com a qualidade de referencial que lhe é conferida pelo notório saber de seus autores. [...]
id UFC-7_46ff4418b6aa7a4058ec5f0dbd43a460
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38901
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidadesEducação de Jovens e AdultosPolíticas de Educação NacionaLei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB)A educação de jovens e adultos já vem por muito tempo sendo um grande problema dentro da sociedade brasileira, já que os dados estatísticos mencionam uma grande massa de pessoas que não tiveram acesso ao ensino no momento ideal de suas vidas. As políticas de Educação Nacional existente em nosso país há muito tempo tem tentado solucionar este problema. Podemos mencionar o programa MOBRAL ( movimento Brasileiro de Alfabetização ) Em 1985 o MOBRAL foi extinto e seu lugar foi ocupado pela Fundação Educar que passou a apoiar financeiramente e tecnicamente as iniciativas do governo, entidades civis e empresas conveniadas. Logo em seguida o Projeto Minerva,com as salas de aula pronta: o rádio no lugar e os módulos com os alunos e as dezenove horas e trinta minutos ligava-se o rádio e as aulas eram ouvidas por todos e estudadas. Outros programas foram criados em sucessivos governos ate que surge a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96,que vem com artigos destinados à educação de jovens e adultos. Cabe evidenciar alguns pontos importantes sobre o tratamento dado por esta Lei,dentre eles: (...)igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (...)pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; (...)garantia de padrão de qualidade; (...)valorização da experiência extra-escolar; (...)vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Uma outra experiência significativa, foi o curso de curta duração o Telecurso 2000 e hoje temos através do Ministério da Educação e Cultura o chamado primeiro e segundo segmento Este documento deve constituir-se em subsídio à elaboração de projetos e propostas curriculares a serem desenvolvidos por organizações governamentais e não-governamentais, adaptados às realidades locais e necessidades específicas. Este trabalho representa para o MEC a possibilidade de colocar à disposição das secretarias estaduais e municipais de educação e dos professores de educação de jovens e adultos um importante instrumento de apoio, com a qualidade de referencial que lhe é conferida pelo notório saber de seus autores. [...]2019-01-18T15:37:52Z2019-01-18T15:37:52Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfABREU, Carlos Alberto Pereira de; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Avaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidades. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38901Abreu, Carlos Alberto Pereira deCatrib, Ana Maria Fontenelleporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38901Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:44.141890Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidades
title Avaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidades
spellingShingle Avaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidades
Abreu, Carlos Alberto Pereira de
Educação de Jovens e Adultos
Políticas de Educação Naciona
Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB)
title_short Avaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidades
title_full Avaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidades
title_fullStr Avaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidades
title_full_unstemmed Avaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidades
title_sort Avaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidades
author Abreu, Carlos Alberto Pereira de
author_facet Abreu, Carlos Alberto Pereira de
Catrib, Ana Maria Fontenelle
author_role author
author2 Catrib, Ana Maria Fontenelle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Carlos Alberto Pereira de
Catrib, Ana Maria Fontenelle
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Políticas de Educação Naciona
Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB)
topic Educação de Jovens e Adultos
Políticas de Educação Naciona
Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB)
description A educação de jovens e adultos já vem por muito tempo sendo um grande problema dentro da sociedade brasileira, já que os dados estatísticos mencionam uma grande massa de pessoas que não tiveram acesso ao ensino no momento ideal de suas vidas. As políticas de Educação Nacional existente em nosso país há muito tempo tem tentado solucionar este problema. Podemos mencionar o programa MOBRAL ( movimento Brasileiro de Alfabetização ) Em 1985 o MOBRAL foi extinto e seu lugar foi ocupado pela Fundação Educar que passou a apoiar financeiramente e tecnicamente as iniciativas do governo, entidades civis e empresas conveniadas. Logo em seguida o Projeto Minerva,com as salas de aula pronta: o rádio no lugar e os módulos com os alunos e as dezenove horas e trinta minutos ligava-se o rádio e as aulas eram ouvidas por todos e estudadas. Outros programas foram criados em sucessivos governos ate que surge a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96,que vem com artigos destinados à educação de jovens e adultos. Cabe evidenciar alguns pontos importantes sobre o tratamento dado por esta Lei,dentre eles: (...)igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (...)pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; (...)garantia de padrão de qualidade; (...)valorização da experiência extra-escolar; (...)vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Uma outra experiência significativa, foi o curso de curta duração o Telecurso 2000 e hoje temos através do Ministério da Educação e Cultura o chamado primeiro e segundo segmento Este documento deve constituir-se em subsídio à elaboração de projetos e propostas curriculares a serem desenvolvidos por organizações governamentais e não-governamentais, adaptados às realidades locais e necessidades específicas. Este trabalho representa para o MEC a possibilidade de colocar à disposição das secretarias estaduais e municipais de educação e dos professores de educação de jovens e adultos um importante instrumento de apoio, com a qualidade de referencial que lhe é conferida pelo notório saber de seus autores. [...]
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-01-18T15:37:52Z
2019-01-18T15:37:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABREU, Carlos Alberto Pereira de; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Avaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidades. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38901
identifier_str_mv ABREU, Carlos Alberto Pereira de; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Avaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidades. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028785902059520