A mobilizaÃÃo de saberes no ensino da gramÃtica em sala de aula de portuguÃs lÃngua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Edilza Aquino de Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20681
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA mobilizaÃÃo de saberes no ensino da gramÃtica em sala de aula de portuguÃs lÃngua estrangeira2018-12-00EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin1568660448712588777444Ana Edilza Aquino de Sousa Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRPortuguÃs lÃngua estrangeira Ensino de gramÃtica Saberes Ensino da LÃngua Portuguesa - Falantes estrangeiros LÃngua portuguesa â Ensino de GramÃtica - Falantes estrangeiros LÃngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros PrÃtica de Ensino Saberes do DocenteLINGUISTICAnÃo hà Este estudo se desenvolveu com o objetivo principal de investigar, atravÃs do discurso do professor, a mobilizaÃÃo de saberes no ensino da gramÃtica em sala de aula de PortuguÃs lÃngua estrangeira (PLE). Neste sentido, com base no agir linguageiro proveniente das cenas de sala de aula, da entrevista de explicitaÃÃo e da situaÃÃo de autorreflexÃo realizadas com os docentes colaboradores da pesquisa, 1) identificamos como o professor de PLE representa a aula de gramÃtica e se representa nela; 2) analisamos os saberes mobilizados pelo professor no contexto de ensino de gramÃtica em sala de aula de PLE; 3) analisamos que modalizaÃÃes marcam discursivamente as avaliaÃÃes do professor sobre os saberes que envolvem o ensino de gramÃtica em sala de aula de PLE e 4) analisamos de que ordem sÃo as intenÃÃes e os impedimentos do professor de PLE frente Ãs prÃticas de ensino de gramÃtica em sala de aula de PLE. Ancoramo-nos no quadro teÃrico-metodolÃgico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART 1999, 2004, 2008), nas noÃÃes de saberes a ensinar e para o ensino (HOFSTETTER E SCHNEUWLY, 2004) e no refinamento desses tipos de saberes realizado por Leurquin (2018) e no conceito de modalizadores do agir professoral (LEURQUIN, 2013). Elegemos, no que diz respeito as categorias analÃticas, o conteÃdo temÃtico e os mundos representados, os saberes a ensinar e os saberes para o ensino, as modalizaÃÃes e os modalizadores do agir professoral. O resultado da anÃlise revelou que as representaÃÃes de uma aula de gramÃtica presentes no discurso do professor em sala de aula resvalam diretamente nos saberes a ensinar e nos saberes para o ensino que sÃo mobilizados. Durante a entrevista de explicitaÃÃo, as avaliaÃÃes sobre estes saberes sÃo marcadas nas verbalizaÃÃes dos professores atravÃs de modalizaÃÃes apreciativas e de modalizaÃÃes pragmÃticas, em maior ocorrÃncia. TambÃm, verificamos que as autorreflexÃes das docentes apontam para intenÃÃes, conflitos e impedimentos quanto a um ensino gramatical articulado Ãs prÃticas linguageiras. Por fim, observamos que a aÃÃo interpretativa do agir, atravÃs de dispositivos que geram a verbalizaÃÃo sobre fatos vividos e que possibilitam autorreflexÃes sobre todo o processo didÃtico, à capaz de mobilizar no professor a tomada de consciÃncia quanto Ãs suas intenÃÃes, seus conflitos e os impedimentos presentes nas prÃticas de ensino da gramÃtica.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20681application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-03-16T10:22:49Zmail@mail.com -
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Ana Edilza Aquino de Sousa
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