A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Patrícia Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36106
Resumo: Na dança encontrei infinitas possibilidades de escuta dos corpos, em diálogo constante com o outro e com o mundo, fui estabelecendo conexões diversas e novas compreensões sobre a gestualidade expressiva do corpo. A partir das minhas experiências vividas com a dança e os estudos sobre a inteligência humana, senti-me instigada a olhar para dança e a refletir o ensino-intervenção numa perspectiva múltipla. Este caminhar reflexivo encontrou inspiração inicial nos estudos de Howard Gardner (1994, 1995, 1998) e em suas premissas sobre a inteligência humana, para um ensino centrado no aluno. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer, compreender e desvelar o processo de ensino-aprendizagem da dança na Vila das Artes – situado em Fortaleza. O percurso metodológico escolhido para alcançar esse objetivo foi uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada na Vila Das Artes, com os professores do curso de formação básica em dança (aqueles dedicados a iniciação à dança). Para análise dos discursos elegeu-se um caminhar fenomenológico, foram levantadas 79 unidades de significados, as quais possibilitaram desvelar o fenômeno estudado. Esta pesquisa resultou ainda na produção de um documentário que reúne e coloca em diálogo as entrevistas dos professores.
id UFC-7_48443ed666d910c7e3c744f1235d1216
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36106
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligênciasCorpoDançaInteligências MúltiplasEnsino-aprendizagemNa dança encontrei infinitas possibilidades de escuta dos corpos, em diálogo constante com o outro e com o mundo, fui estabelecendo conexões diversas e novas compreensões sobre a gestualidade expressiva do corpo. A partir das minhas experiências vividas com a dança e os estudos sobre a inteligência humana, senti-me instigada a olhar para dança e a refletir o ensino-intervenção numa perspectiva múltipla. Este caminhar reflexivo encontrou inspiração inicial nos estudos de Howard Gardner (1994, 1995, 1998) e em suas premissas sobre a inteligência humana, para um ensino centrado no aluno. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer, compreender e desvelar o processo de ensino-aprendizagem da dança na Vila das Artes – situado em Fortaleza. O percurso metodológico escolhido para alcançar esse objetivo foi uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada na Vila Das Artes, com os professores do curso de formação básica em dança (aqueles dedicados a iniciação à dança). Para análise dos discursos elegeu-se um caminhar fenomenológico, foram levantadas 79 unidades de significados, as quais possibilitaram desvelar o fenômeno estudado. Esta pesquisa resultou ainda na produção de um documentário que reúne e coloca em diálogo as entrevistas dos professores.Zylberberg, Tatiana PassosLima, Patrícia Costa2018-10-01T20:28:12Z2018-10-01T20:28:12Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Patrícia Costa. A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências. 2016. 42 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36106porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T12:59:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36106Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:50.846026Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências
title A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências
spellingShingle A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências
Lima, Patrícia Costa
Corpo
Dança
Inteligências Múltiplas
Ensino-aprendizagem
title_short A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências
title_full A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências
title_fullStr A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências
title_full_unstemmed A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências
title_sort A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências
author Lima, Patrícia Costa
author_facet Lima, Patrícia Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zylberberg, Tatiana Passos
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Patrícia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Dança
Inteligências Múltiplas
Ensino-aprendizagem
topic Corpo
Dança
Inteligências Múltiplas
Ensino-aprendizagem
description Na dança encontrei infinitas possibilidades de escuta dos corpos, em diálogo constante com o outro e com o mundo, fui estabelecendo conexões diversas e novas compreensões sobre a gestualidade expressiva do corpo. A partir das minhas experiências vividas com a dança e os estudos sobre a inteligência humana, senti-me instigada a olhar para dança e a refletir o ensino-intervenção numa perspectiva múltipla. Este caminhar reflexivo encontrou inspiração inicial nos estudos de Howard Gardner (1994, 1995, 1998) e em suas premissas sobre a inteligência humana, para um ensino centrado no aluno. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer, compreender e desvelar o processo de ensino-aprendizagem da dança na Vila das Artes – situado em Fortaleza. O percurso metodológico escolhido para alcançar esse objetivo foi uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada na Vila Das Artes, com os professores do curso de formação básica em dança (aqueles dedicados a iniciação à dança). Para análise dos discursos elegeu-se um caminhar fenomenológico, foram levantadas 79 unidades de significados, as quais possibilitaram desvelar o fenômeno estudado. Esta pesquisa resultou ainda na produção de um documentário que reúne e coloca em diálogo as entrevistas dos professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-10-01T20:28:12Z
2018-10-01T20:28:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Patrícia Costa. A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências. 2016. 42 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36106
identifier_str_mv LIMA, Patrícia Costa. A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências. 2016. 42 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028728355160064