A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36106 |
Resumo: | Na dança encontrei infinitas possibilidades de escuta dos corpos, em diálogo constante com o outro e com o mundo, fui estabelecendo conexões diversas e novas compreensões sobre a gestualidade expressiva do corpo. A partir das minhas experiências vividas com a dança e os estudos sobre a inteligência humana, senti-me instigada a olhar para dança e a refletir o ensino-intervenção numa perspectiva múltipla. Este caminhar reflexivo encontrou inspiração inicial nos estudos de Howard Gardner (1994, 1995, 1998) e em suas premissas sobre a inteligência humana, para um ensino centrado no aluno. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer, compreender e desvelar o processo de ensino-aprendizagem da dança na Vila das Artes – situado em Fortaleza. O percurso metodológico escolhido para alcançar esse objetivo foi uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada na Vila Das Artes, com os professores do curso de formação básica em dança (aqueles dedicados a iniciação à dança). Para análise dos discursos elegeu-se um caminhar fenomenológico, foram levantadas 79 unidades de significados, as quais possibilitaram desvelar o fenômeno estudado. Esta pesquisa resultou ainda na produção de um documentário que reúne e coloca em diálogo as entrevistas dos professores. |
id |
UFC-7_48443ed666d910c7e3c744f1235d1216 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/36106 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligênciasCorpoDançaInteligências MúltiplasEnsino-aprendizagemNa dança encontrei infinitas possibilidades de escuta dos corpos, em diálogo constante com o outro e com o mundo, fui estabelecendo conexões diversas e novas compreensões sobre a gestualidade expressiva do corpo. A partir das minhas experiências vividas com a dança e os estudos sobre a inteligência humana, senti-me instigada a olhar para dança e a refletir o ensino-intervenção numa perspectiva múltipla. Este caminhar reflexivo encontrou inspiração inicial nos estudos de Howard Gardner (1994, 1995, 1998) e em suas premissas sobre a inteligência humana, para um ensino centrado no aluno. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer, compreender e desvelar o processo de ensino-aprendizagem da dança na Vila das Artes – situado em Fortaleza. O percurso metodológico escolhido para alcançar esse objetivo foi uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada na Vila Das Artes, com os professores do curso de formação básica em dança (aqueles dedicados a iniciação à dança). Para análise dos discursos elegeu-se um caminhar fenomenológico, foram levantadas 79 unidades de significados, as quais possibilitaram desvelar o fenômeno estudado. Esta pesquisa resultou ainda na produção de um documentário que reúne e coloca em diálogo as entrevistas dos professores.Zylberberg, Tatiana PassosLima, Patrícia Costa2018-10-01T20:28:12Z2018-10-01T20:28:12Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Patrícia Costa. A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências. 2016. 42 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36106porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T12:59:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36106Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:50.846026Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências |
title |
A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências |
spellingShingle |
A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências Lima, Patrícia Costa Corpo Dança Inteligências Múltiplas Ensino-aprendizagem |
title_short |
A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências |
title_full |
A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências |
title_fullStr |
A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências |
title_full_unstemmed |
A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências |
title_sort |
A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências |
author |
Lima, Patrícia Costa |
author_facet |
Lima, Patrícia Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zylberberg, Tatiana Passos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Patrícia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Dança Inteligências Múltiplas Ensino-aprendizagem |
topic |
Corpo Dança Inteligências Múltiplas Ensino-aprendizagem |
description |
Na dança encontrei infinitas possibilidades de escuta dos corpos, em diálogo constante com o outro e com o mundo, fui estabelecendo conexões diversas e novas compreensões sobre a gestualidade expressiva do corpo. A partir das minhas experiências vividas com a dança e os estudos sobre a inteligência humana, senti-me instigada a olhar para dança e a refletir o ensino-intervenção numa perspectiva múltipla. Este caminhar reflexivo encontrou inspiração inicial nos estudos de Howard Gardner (1994, 1995, 1998) e em suas premissas sobre a inteligência humana, para um ensino centrado no aluno. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer, compreender e desvelar o processo de ensino-aprendizagem da dança na Vila das Artes – situado em Fortaleza. O percurso metodológico escolhido para alcançar esse objetivo foi uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada na Vila Das Artes, com os professores do curso de formação básica em dança (aqueles dedicados a iniciação à dança). Para análise dos discursos elegeu-se um caminhar fenomenológico, foram levantadas 79 unidades de significados, as quais possibilitaram desvelar o fenômeno estudado. Esta pesquisa resultou ainda na produção de um documentário que reúne e coloca em diálogo as entrevistas dos professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-10-01T20:28:12Z 2018-10-01T20:28:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Patrícia Costa. A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências. 2016. 42 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36106 |
identifier_str_mv |
LIMA, Patrícia Costa. A dança na vila das artes-fortaleza: desvelar relações entre ensino-aprendizagem, corpo e multiplicidade das inteligências. 2016. 42 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028728355160064 |