A contribuição da dança para o desenvolvimento da inteligência emocional no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gerlane Palheta da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2427
Resumo: Emotional intelligence is a construct in evidence today, generally associated with success and quality of life presents a relevant field of study for society and especially for contemporary education. Considering that emotions can influence the teaching-learning process and that this understanding is fundamental in the daily routine of the classroom. The present work makes a relationship between dance and the development of emotional intelligence in the school context. The general objective of the study is to understand the relationship that teachers of a municipal school in the city of Manaus establish between intelligence, emotional intelligence, learning and dance in the light of the theory of multiple and emotional intelligences. In order to raise the teachers' conception of intelligence and emotional intelligence, a qualitative investigation was conducted through semi-structured interviews. Through research, it was found that the school has knowledge about the importance of intelligence in school, and that dance can contribute to develop such skills. Keywords: intelligence, emotional intelligence, multiple intelligences, dance, learning and education.
id UEA_70ccb0ae06263339a8bbeef717411908
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/2427
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling A contribuição da dança para o desenvolvimento da inteligência emocional no espaço escolarInteligênciaInteligência emocionalDançaAprendizadoEducaçãoDançaEmotional intelligence is a construct in evidence today, generally associated with success and quality of life presents a relevant field of study for society and especially for contemporary education. Considering that emotions can influence the teaching-learning process and that this understanding is fundamental in the daily routine of the classroom. The present work makes a relationship between dance and the development of emotional intelligence in the school context. The general objective of the study is to understand the relationship that teachers of a municipal school in the city of Manaus establish between intelligence, emotional intelligence, learning and dance in the light of the theory of multiple and emotional intelligences. In order to raise the teachers' conception of intelligence and emotional intelligence, a qualitative investigation was conducted through semi-structured interviews. Through research, it was found that the school has knowledge about the importance of intelligence in school, and that dance can contribute to develop such skills. Keywords: intelligence, emotional intelligence, multiple intelligences, dance, learning and education.A inteligência emocional constitui um construto em evidência na atualidade, geralmente associada ao sucesso e qualidade de vida apresenta um campo de estudo relevante para a sociedade e principalmente para a educação contemporânea. Tendo em vista que as emoções podem influenciar o processo de ensino aprendizado e que esse entendimento é fundamental no dia a dia da sala de aula. O presente trabalho faz uma relação entre a dança e o desenvolvimento da inteligência emocional no contexto escolar. O objetivo geral do estudo consiste em compreender a relação que os professores de uma escola municipal da cidade de Manaus estabelecem entre inteligência, inteligência emocional, a aprendizagem e a dança à luz da teoria das inteligências múltiplas e emocional. Com o intuito de levantar a concepção que os professores têm acerca da inteligência e da inteligência emocional foi realizada uma investigação com caráter qualitativo através de entrevistas semiestruturadas. Através da pesquisa realizada, foi possível constatar que a escola tem conhecimento acerca da importância da inteligência na escola, e que a dança pode contribuir para desenvolver tais habilidades. Palavras-chave: inteligência, inteligência emocional, inteligências múltiplas, dança, aprendizado e educação.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEAMourão, Vilma Maria Gomes Peixotohttp://lattes.cnpq.br/0619047385832293Mourão, Vilma Maria Gomes Peixotohttp://lattes.cnpq.br/0619047385832293Monteiro, Eliana Montenegrohttp://lattes.cnpq.br/6479467689823494Ramos, Érika da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808Silva, Gerlane Palheta da2020-03-242020-03-25T21:18:54Z2019-12-102020-03-25T21:18:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2427porAFONSO, M. J. Paradigmas diferencial e sistémico de investigação da inteligência humana: perspectivas sobre o lugar e o sentido do constructo. Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2007. 57 ALMEIDA, Fernanda de Sousa; GODOY, Kathya Maria Ayres de. Prática educativa em dança: reflexões sobre a ação na escola. Anais do XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino da UNICAMP. Campinas, livro 01, p. 001272-001283. Ed: Junqueira & Marin, 2012. ALMEIDA, L. S. Teorias da inteligência. Edição Jornal de Psicologia, Porto, v. 36, 1988. ALMEIDA, L. S. O Raciocínio diferencial dos jovens. Porto: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1988. ALVES, C. Inteligência Emocional em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem: Uma Perspectiva Educativa. Lisboa, 2013. ÂNGELO, I. S. Medição da Inteligência emocional e a sua relação com o sucesso escolar. Lisboa: Dissertação de Mestrado em educação, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências do Departamento de Educação, 2007. ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos/ Celso Antunes – 17ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012. ARAÚJO, A. P. Q. C. Avaliação e manejo da criança com dificuldade escolar e distúrbio de atenção. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 78, supl. 1, p. 104-110, 2002. BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70, 2006. BRIKMAN, Lola. A linguagem do movimento corporal. São Paulo: Summus, 1989. BUENO, J. M. H. Construção de um instrumento para avaliação da inteligência emocional em crianças. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Universidade São Francisco, Itatiba, 2008. CARDOSO, Stephanie Ariele Ávila. Dança e expressão corporal: importância e benefícios na visão de crianças, adolescentes e seus pais/responsáveis. Monografia publicada pela Universidade de Santa Cruz do Sul, 2015. CONNOLLY, Kevin. Desenvolvimento motor: presente, passado e futuro. Revista paulista de Educação física, São Paulo, supl.3, p.6-15, 2000. DANTAS. H. A infância da razão: Uma introdução à psicologia da inteligência de Henri Wallon. São Paulo: Editora Manole, 1990. DORFLES, Gillo. O devir das artes. São Paulo: Martins fontes, 1992 FAHLBUSCH, H. Dança moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: sprint, 1990. GAIARSA, José A. O que é corpo. 6a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. GALVÃO, I. Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 6 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. 58 GARAUDY, R. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artmed,1994. GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Tradução Maria Adriana Verissimo Veronese. Porto Alegre: Artmed 1995. GARDNER, Howard. Inteligência: múltiplas perspectivas/ Howard Gardner, Mindy L. Kornhader e Warren K. Wake; trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. – Porto Alegre: ArtMed, 1998. GARDNER, Howard. A Nova Ciência da Mente: Uma História da Revolução Cognitiva/ Howard Gardner; tradução de Cláudia Malbergier Caon; prefácio de Marcos Barbosa de Oliveira. – 3. Ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. GARIBA, C. M. S. Dança escolar: uma linguagem possível na Educação Física. Revista Digital, n. 85, Buenos Aires: 2005. GAYA, A. et al. Ciências do movimento humano: introdução à metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2008. GERHARDT, Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999. GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. 38ª edição. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978. LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1990. MAIA, Ana C. B. Avaliação psicológica: uma reflexão sobre laudos. Mimesis, Bauru, v. 18, n. 1, p. 119-126, 1997. MARQUES, I. A. Dançando na Escola. 4. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2007. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social_ Teoria, Método e Criatividade. 29. Ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2010. MORIN, E. Epistemologia da complexidade. In D. F. Schnitman (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. pp. 274-286. OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988. 59 PEQUINI, Alexandre Trajano. O sentido do ensino das artes na perspectiva de H. Gardner. 2008. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. PADILHA, M. I. C. S., RAMOS, F. R. S.; BORENSTEIN, C. R. A responsabilidade do pesquisador ou sobre o que dizemos acerca da ética em pesquisa. Rev Texto Contexto Enferm., v.14, n.1, p.96-105, 2005. PEREIRA, S. R. C. et al. Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis, Porto Alegre, 2001. RÊGO, Claudia Carla de Azevedo Brunelli. ROCA, Nivea Maria Braga. Avaliando a educação emocional: subsídios para um repensar em sala de aula. – Rio de Janeiro, 2009. SANTOS, A. O contributo da dança no desenvolvimento da coordenação das crianças e jovens. Estudo comparativo em alunas de 11 e 12 anos do ensino básico, praticantes e não praticantes de Dança. Porto: 1997. SANTOS, J. O. Educação emocional na escola: a emoção na sala de aula. Salvador: Faculdade Castro Alves, 2000. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atualizada – São Paulo: Cortez, 2007. SCARPATO, Marta Thiago. Dança educativa: um fato em escolas de São Paulo. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 53, abril/2001. SILVA, C. R. O. Metodologia do trabalho científico. Fortaleza: Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, 2004. SILVA, T. R. N. A responsabilidade pelo sucesso e fracasso escolar em crianças. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, 1980. SILVEIRA, Nise. O Mundo das Imagens. São Paulo: Ática, 1992. SMITH, C. & STRICK, L. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z – Um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. SMOLE, Kátia Cristina Stocco. Múltiplas Inteligências na Prática Escolar - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999. STEINER, C. PERRY, P. Educação emocional: um programa personalizado para desenvolver sua inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. STERNBERG, Robert J. Psicologia cognitiva/ Robert J. Sternberg; tradução Roberto Cataldo Costa. – 4ª ed. – Porto Alegre: Artmed, 2008. TARGINO, Magnólia de Lima Souza. Psicologia da Aprendizagem – Licenciatura em letras – Português/ Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância. – Campina Grande: EDUEPB, 2013. 60 TORRES, C. Inteligência Emocional Percebida e Prática Desportiva. Estudo comparativo entre adultos praticantes e não praticantes com idade superior a 54 anos. Dissertação de Licenciatura apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2007. VALE, V. Do tecer ao remendar: os fios da competência socio-emocional. Exedra, 2, 129- 146, 2009. VARGAS, L. A. M. Escola em Dança: Movimento, expressão e arte. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007. ZYLBERBERG, Tatiana Passos. Possibilidades corporais como expressão da inteligência humana no processo de ensino-aprendizagem / Tatiana Passos Zylberberg. - Campinas, SP, 2007.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2020-03-25T21:18:55Zoai:repositorioinstitucional:riuea/2427Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:33.698569Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da dança para o desenvolvimento da inteligência emocional no espaço escolar
title A contribuição da dança para o desenvolvimento da inteligência emocional no espaço escolar
spellingShingle A contribuição da dança para o desenvolvimento da inteligência emocional no espaço escolar
Silva, Gerlane Palheta da
Inteligência
Inteligência emocional
Dança
Aprendizado
Educação
Dança
title_short A contribuição da dança para o desenvolvimento da inteligência emocional no espaço escolar
title_full A contribuição da dança para o desenvolvimento da inteligência emocional no espaço escolar
title_fullStr A contribuição da dança para o desenvolvimento da inteligência emocional no espaço escolar
title_full_unstemmed A contribuição da dança para o desenvolvimento da inteligência emocional no espaço escolar
title_sort A contribuição da dança para o desenvolvimento da inteligência emocional no espaço escolar
author Silva, Gerlane Palheta da
author_facet Silva, Gerlane Palheta da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto
http://lattes.cnpq.br/0619047385832293
Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto
http://lattes.cnpq.br/0619047385832293
Monteiro, Eliana Montenegro
http://lattes.cnpq.br/6479467689823494
Ramos, Érika da Silva
http://lattes.cnpq.br/9814703195397808
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gerlane Palheta da
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência
Inteligência emocional
Dança
Aprendizado
Educação
Dança
topic Inteligência
Inteligência emocional
Dança
Aprendizado
Educação
Dança
description Emotional intelligence is a construct in evidence today, generally associated with success and quality of life presents a relevant field of study for society and especially for contemporary education. Considering that emotions can influence the teaching-learning process and that this understanding is fundamental in the daily routine of the classroom. The present work makes a relationship between dance and the development of emotional intelligence in the school context. The general objective of the study is to understand the relationship that teachers of a municipal school in the city of Manaus establish between intelligence, emotional intelligence, learning and dance in the light of the theory of multiple and emotional intelligences. In order to raise the teachers' conception of intelligence and emotional intelligence, a qualitative investigation was conducted through semi-structured interviews. Through research, it was found that the school has knowledge about the importance of intelligence in school, and that dance can contribute to develop such skills. Keywords: intelligence, emotional intelligence, multiple intelligences, dance, learning and education.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
2020-03-24
2020-03-25T21:18:54Z
2020-03-25T21:18:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2427
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AFONSO, M. J. Paradigmas diferencial e sistémico de investigação da inteligência humana: perspectivas sobre o lugar e o sentido do constructo. Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2007. 57 ALMEIDA, Fernanda de Sousa; GODOY, Kathya Maria Ayres de. Prática educativa em dança: reflexões sobre a ação na escola. Anais do XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino da UNICAMP. Campinas, livro 01, p. 001272-001283. Ed: Junqueira & Marin, 2012. ALMEIDA, L. S. Teorias da inteligência. Edição Jornal de Psicologia, Porto, v. 36, 1988. ALMEIDA, L. S. O Raciocínio diferencial dos jovens. Porto: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1988. ALVES, C. Inteligência Emocional em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem: Uma Perspectiva Educativa. Lisboa, 2013. ÂNGELO, I. S. Medição da Inteligência emocional e a sua relação com o sucesso escolar. Lisboa: Dissertação de Mestrado em educação, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências do Departamento de Educação, 2007. ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos/ Celso Antunes – 17ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012. ARAÚJO, A. P. Q. C. Avaliação e manejo da criança com dificuldade escolar e distúrbio de atenção. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 78, supl. 1, p. 104-110, 2002. BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70, 2006. BRIKMAN, Lola. A linguagem do movimento corporal. São Paulo: Summus, 1989. BUENO, J. M. H. Construção de um instrumento para avaliação da inteligência emocional em crianças. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Universidade São Francisco, Itatiba, 2008. CARDOSO, Stephanie Ariele Ávila. Dança e expressão corporal: importância e benefícios na visão de crianças, adolescentes e seus pais/responsáveis. Monografia publicada pela Universidade de Santa Cruz do Sul, 2015. CONNOLLY, Kevin. Desenvolvimento motor: presente, passado e futuro. Revista paulista de Educação física, São Paulo, supl.3, p.6-15, 2000. DANTAS. H. A infância da razão: Uma introdução à psicologia da inteligência de Henri Wallon. São Paulo: Editora Manole, 1990. DORFLES, Gillo. O devir das artes. São Paulo: Martins fontes, 1992 FAHLBUSCH, H. Dança moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: sprint, 1990. GAIARSA, José A. O que é corpo. 6a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. GALVÃO, I. Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 6 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. 58 GARAUDY, R. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artmed,1994. GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Tradução Maria Adriana Verissimo Veronese. Porto Alegre: Artmed 1995. GARDNER, Howard. Inteligência: múltiplas perspectivas/ Howard Gardner, Mindy L. Kornhader e Warren K. Wake; trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. – Porto Alegre: ArtMed, 1998. GARDNER, Howard. A Nova Ciência da Mente: Uma História da Revolução Cognitiva/ Howard Gardner; tradução de Cláudia Malbergier Caon; prefácio de Marcos Barbosa de Oliveira. – 3. Ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. GARIBA, C. M. S. Dança escolar: uma linguagem possível na Educação Física. Revista Digital, n. 85, Buenos Aires: 2005. GAYA, A. et al. Ciências do movimento humano: introdução à metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2008. GERHARDT, Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999. GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. 38ª edição. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978. LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1990. MAIA, Ana C. B. Avaliação psicológica: uma reflexão sobre laudos. Mimesis, Bauru, v. 18, n. 1, p. 119-126, 1997. MARQUES, I. A. Dançando na Escola. 4. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2007. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social_ Teoria, Método e Criatividade. 29. Ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2010. MORIN, E. Epistemologia da complexidade. In D. F. Schnitman (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. pp. 274-286. OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988. 59 PEQUINI, Alexandre Trajano. O sentido do ensino das artes na perspectiva de H. Gardner. 2008. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. PADILHA, M. I. C. S., RAMOS, F. R. S.; BORENSTEIN, C. R. A responsabilidade do pesquisador ou sobre o que dizemos acerca da ética em pesquisa. Rev Texto Contexto Enferm., v.14, n.1, p.96-105, 2005. PEREIRA, S. R. C. et al. Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis, Porto Alegre, 2001. RÊGO, Claudia Carla de Azevedo Brunelli. ROCA, Nivea Maria Braga. Avaliando a educação emocional: subsídios para um repensar em sala de aula. – Rio de Janeiro, 2009. SANTOS, A. O contributo da dança no desenvolvimento da coordenação das crianças e jovens. Estudo comparativo em alunas de 11 e 12 anos do ensino básico, praticantes e não praticantes de Dança. Porto: 1997. SANTOS, J. O. Educação emocional na escola: a emoção na sala de aula. Salvador: Faculdade Castro Alves, 2000. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atualizada – São Paulo: Cortez, 2007. SCARPATO, Marta Thiago. Dança educativa: um fato em escolas de São Paulo. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 53, abril/2001. SILVA, C. R. O. Metodologia do trabalho científico. Fortaleza: Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, 2004. SILVA, T. R. N. A responsabilidade pelo sucesso e fracasso escolar em crianças. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, 1980. SILVEIRA, Nise. O Mundo das Imagens. São Paulo: Ática, 1992. SMITH, C. & STRICK, L. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z – Um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. SMOLE, Kátia Cristina Stocco. Múltiplas Inteligências na Prática Escolar - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999. STEINER, C. PERRY, P. Educação emocional: um programa personalizado para desenvolver sua inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. STERNBERG, Robert J. Psicologia cognitiva/ Robert J. Sternberg; tradução Roberto Cataldo Costa. – 4ª ed. – Porto Alegre: Artmed, 2008. TARGINO, Magnólia de Lima Souza. Psicologia da Aprendizagem – Licenciatura em letras – Português/ Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância. – Campina Grande: EDUEPB, 2013. 60 TORRES, C. Inteligência Emocional Percebida e Prática Desportiva. Estudo comparativo entre adultos praticantes e não praticantes com idade superior a 54 anos. Dissertação de Licenciatura apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2007. VALE, V. Do tecer ao remendar: os fios da competência socio-emocional. Exedra, 2, 129- 146, 2009. VARGAS, L. A. M. Escola em Dança: Movimento, expressão e arte. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007. ZYLBERBERG, Tatiana Passos. Possibilidades corporais como expressão da inteligência humana no processo de ensino-aprendizagem / Tatiana Passos Zylberberg. - Campinas, SP, 2007.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1792203844694835200